Buscar

automacao controle pos graduacao apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Automação Industrial
Os sensores são dispositivos empregados na obtenção dos valores das variáveis monitoradas pelos sistemas de controle. Existem diversos tipos de variáveis a serem monitoradas e medidas, logo, são necessários diversos tipos de sensores para realizar estas medições.
A respeito destes dispositivos, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os sensores capacitivos são responsáveis pela detecção da aproximação de objetos metálicos, sendo muito empregados como sensores de proximidade na indústria.
	
	B
	O funcionamento dos sensores indutivos consiste em gerar um campo eletromagnético, que quando penetrado por um objeto metálico identifica a variação no sinal, indicando a presença do objeto.
Você acertou!
Comentário: Os sensores indutivos funcionam conforme descrito na alternativa B, além disso, vale ressaltar que são empregados como sensores de proximidade.
	
	C
	Os sensores fotoelétricos, também chamados de sensores ópticos, tem como princípio de funcionamento a emissão e recepção de um feixe de luz, além disso, suas aplicações são exclusivamente industriais.
	
	D
	Sensores ultrassônicos fazem uso das propriedades da luz em altas velocidades, sendo empregados na medição da distância entre determinados elementos.
Questão 2/5 - Automação Industrial
O controlador lógico programável (CLP) possui capacidade de operar em quatro modos distintos, sendo cada modo destinado a um tipo de situação. A respeito dos modos de operação do CLP, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Quando o CLP se encontra no modo programação, é possível fazer o download de programas de instruções, além disso, ainda é possível fazer a verificação das entradas e saídas do mesmo.
	
	B
	Após finalizar a programação, deve ser alterado de modo programação para modo RUN, pois neste modo o CLP passa a executar o ciclo de varredura, que contempla comparação das entradas com as saídas.
	
	C
	O modo STOP é responsável por parar todas as operações que estão sendo executadas pelo controlador, sendo assim, não ocorre a atualização das saídas. Sendo esta, a condição ideal para verificar possíveis problemas nos módulos de saída.
	
	D
	Já o modo RESET tem como função restaurar os parâmetros de fábrica do CLP. Sendo que quando acionado este modo, todas as ações definidas pelo programa de instruções são restauradas para as condições iniciais.
Você acertou!
Comentário: Apenas o que se afirma na letra D está correto, pois o modo RESET serve justamente para restaurar as configurações e parâmetros de fábrica do CLP.
Questão 3/5 - Automação Industrial
Com o objetivo de padronizar os controladores lógicos programáveis, foi criada a norma IEC 61131 pela International Electrotechnical Comission (IEC). O artigo 3 desta norma, trata especificamente das linguagens de programação do CLP, a respeito destas linguagens, afirma-se:
I)   A norma define cinco linguagens, que podem ser classificadas entre gráficas e textuais. São exemplos de linguagem textual o sequenciamento gráfico de funções e texto estruturado.
II)  A linguagem ladder é uma das mais empregadas no ambiente industrial, isto ocorre devido a sua semelhança com a lógica de comandos elétricos, que eram amplamente empregados antes de serem parcialmente substituídos pelos sistemas com CLP.
III) O diagrama de blocos é uma linguagem muito empregada por profissionais da área da computação, visto que é necessário um vasto conhecimento em programação para escrever programas de instruções nesta linguagem.
É correto o que se afirma apenas em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	II
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é falsa por sequenciamento gráfico de funções é uma linguagem gráfica. Já a afirmativa III está incorreta pois o diagrama de blocos é a linguagem preferida dos profissionais da eletrônica, uma vez que estes estão acostumados com as simbologias. E por fim, a afirmativa II é correta porque o ladder é a linguagem preferida no chão de fábrica, devido a sua facilidade de programação e semelhança com comandos elétricos.
	
	C
	III
	
	D
	I e II
Questão 4/5 - Automação Industrial
Os sistemas de controle podem ser classificados em sistemas de controle contínuo e sistemas de controle discreto. A respeito destes sistemas, afirma-se:
I)   Sistemas de controle contínuo empregam variáveis com comportamento analógico e suas malhas de controle tendem a ser fechadas.
II)  Entre os sistemas de controle contínuo existem os regulatórios e os preditivos, sendo que o regulatório tem como característica atuar nos parâmetros após a identificação do erro.
III) No controle discreto as mudanças nos sistemas são todas baseadas em mudanças de estado, ou seja, mudanças ocasionadas por eventos.
É correto o que se afirma apenas em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
Você acertou!
Comentário: Sistemas de controle contínuos empregam variáveis contínuas, já sistemas de controle discreto trabalham com variáveis discretas. Os sistemas de controle contínuos podem ser regulatórios ou preditivos, sendo que o regulatório atua após a detecção de uma anomalia, e o preditivo aplica uma ação de controle antes do processo ser finalizado.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, II e III.
Questão 5/5 - Automação Industrial
Os atuadores são responsáveis por executar modificações nos parâmetros baseados em comandos enviados pelos controladores. Além disso, os atuadores possuem categorias, nas quais são classificados de acordo com a fonte de energia que os aciona. Sobre estes dispositivos, afirma-se:
(   ) Os atuadores elétricos são os mais empregados na indústria, isto ocorre devido a conveniência da sua fonte de alimentação.
(  ) Atuadores pneumáticos são indicados para aplicações que envolvem altas velocidades e precisão de posicionamento, além de serem indicados para cargas leves.
(  ) Nos atuadores hidráulicos a energia do acionamento vem da compressão de fluídos, assim como nos pneumáticos, a diferença é que no pneumático ocorre a compressão do ar, enquanto no hidráulico ocorre compressão de água ou óleos.
(  ) Os atuadores hidráulicos e pneumáticos são indicados para situações onde faíscas elétricas podem gerar acidentes, como indústria bélica, onde não é indicado o uso dos atuadores elétricos.
Considerando as afirmações como VERDADEIRO ou FALSO, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F.
	
	B
	V – F – F – V.
	
	C
	V – F – V – F.
Você acertou!
Comentário: Devido ao fato de a energia elétrica estar disponível em praticamente todos os lugares, o uso dos atuadores elétricos é o mais comum, além disso, o risco de faíscas elétricas em ambientes com risco de explosão, faz com que o uso destes atuadores seja restringido, sendo mais indicado o uso dos atuadores pneumáticos ou hidráulicos.
	
	D
	F – F – V – V.

Outros materiais