A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVALIAÇAO 2 | Instrumentos e Processo de Trabalho do Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 2

GABARITO | Avaliação II - Individual FLEX (Cod.:679957)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova37049500
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1-O profissional do Serviço Social, ao realizar uma visita domiciliar, deve ter como objetivo conhecer a realidade para poder intervir com maior propriedade. A visita domiciliar possibilita que o profissional identifique aspectos relevantes que não seriam percebidos da mesma maneira se o atendimento fosse realizado no seu local de trabalho. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O assistente social deve conhecer os serviços disponíveis no território das famílias que visita.
(    ) A visita domiciliar possibilita que o assistente social conheça o contexto no qual o usuário vive.
(    ) A visita domiciliar deve ser realizada no horário apropriado unicamente para o profissional.
(    ) O usuário não deve receber anteriormente informação a respeito da visita a ser realizada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
F - V - V - F.
2 -Para que ocorra a efetivação do trabalho do profissional em Serviço Social, é necessária a utilização de um instrumental para a sua intervenção. Estes instrumentos estão classificados em duas categorias, sendo eles relativos à apreensão da realidade e à intervenção da realidade. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os instrumentos relativos à apreensão da realidade são: visita domiciliar, entrevistas, observações e perícia social. Os instrumentos relativos à intervenção da realidade são: encaminhamentos, reuniões, assembleias, entre outros.
B
Os instrumentos relativos à apreensão da realidade são: visita domiciliar, observações, reuniões e assembleias. Os instrumentos relativos à intervenção da realidade são: entrevistas, encaminhamentos, perícia social, entre outros.
C
Os instrumentos relativos à apreensão da realidade são: entrevista, observações, encaminhamentos e reuniões. Os instrumentos relativos à intervenção da realidade são: visita domiciliar, reuniões, perícia social, entre outros.
D
Os instrumentos relativos à apreensão da realidade são: entrevistas, encaminhamentos, reuniões e perícia social. Os instrumentos relativos à intervenção da realidade são: visita domiciliar, observações, assembleias, entre outros.
3 -O relatório é um documento realizado com muita frequência pelo profissional de Serviço Social, pois é neste documento que o profissional transcreve as informações colhidas em visita domiciliar, entrevista, atendimentos e diversos procedimentos. As informações consideradas relevantes devem ser relatadas de maneira organizada para facilitar a análise. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao efetivar o relatório de uma visita domiciliar, o profissional deve atentar-se para elementos que permitam a interpretação da situação.
(    ) A síntese ordenada dos fatos contribui para que o relatório seja melhor compreendido.
(    ) O relatório deve trazer o resultado obtido diante do objetivo traçado, sendo este um dos elementos considerado importante.
(    ) O relato do ambiente no qual o usuário reside, o aspecto físico e humano são considerados dispensáveis no relatório.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - V.
4 -O instrumento dinâmica de grupo é uma excelente ferramenta a ser utilizada para a ampliação de habilidades. A dinâmica aproxima as pessoas do grupo, desenvolve a vivência, aguça a percepção de cada membro do grupo. Entretanto, o profissional de Serviço Social deve dominar as técnicas que utiliza para que o resultado almejado seja obtido. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pessoas introvertidas não devem participar de dinâmicas, pois certamente o grupo será prejudicado.
(    ) As dinâmicas de grupo devem ser realizadas com pessoas do mesmo perfil social e econômico.
(    ) O preconceito e a desconfiança das pessoas são aflorados nas dinâmicas de grupo.
(    ) O amadurecimento do grupo é acelerado com a aplicação de dinâmicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
F - F - F - V.
D
F - V - V - F.
5 -A visita domiciliar, enquanto instrumental, favorece ao profissional do Serviço Social conhecer uma determinada realidade. Através dela é possível observar relações e trocas sociais e o contexto que ocorrem. Considerando a importância da visita domiciliar, enquanto recurso utilizado para conhecer de forma minuciosa a realidade que o usuário está inserido, analise as sentenças a seguir:
I- Ao realizar a visita domiciliar, o profissional do Serviço Social considera apenas informações que correspondem à residência do usuário.
II- Aspectos relacionados à comunidade e à região que o usuário vive são importantes subsídios para o conhecimento da realidade.
III- É importante observar o horário que a visita é realizada, para não criar situações constrangedoras.
IV- A observação da rede de serviços existentes, como escolas, programas direcionados à infância e à juventude, atividades comunitárias, serviços de saúde, facilitam o conhecimento da realidade e o mapeamento de possibilidades que podem atender a demandas do usuário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
6 -A reunião é realizada por duas ou mais pessoas, em que poderá haver vários aspectos e características, dependendo do motivo da efetivação da mesma. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- É importante que ocorra a avaliação da reunião para verificar se os objetivos foram alcançados.
II- É desnecessário observar se houve a participação de todas as pessoas e se houve troca entre os participantes.
III- Em uma reunião, é importante escolher as técnicas mais adequadas para se alcançar os objetivos desejados.
IV- O papel do assistente social, além de coordenar a reunião, é proporcionar a participação de todos os participantes e motivar a discussão.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
7 -O profissional do Serviço Social utiliza relatórios para apresentar informações relevantes envolvendo a realidade vivida pelo usuário. O relatório é produzido a partir de visitas domiciliares, entrevistas, observações etc. Considerando a construção deste documento, tendo como ato a visita domiciliar, no que se refere aos elementos necessários a serem contemplados pelo relatório, analise as sentenças a seguir:
I- O relatório da visita domiciliar apresenta um resumo dos fatos organizados cronologicamente.
II- Apresenta uma descrição sucinta de cada membro que compõe o arranjo familiar.
III- Desconsidera aspectos envolvendo a vizinhança e o ambiente físico.
IV- Aponta o resultado prático, seguindo os objetivos buscados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
8 -A entrevista é o ato de buscar identificar e compreender uma determinada situação, a fim de um processo de construção interventiva para resolver a questão que o aflige. Sobre os quesitos norteadores do entrevistador, assinale a alternativa CORRETA:
A
Questionamento: é utilizado pelo entrevistador como ferramenta secundária, pois não possibilita a orientação da entrevista.
B
Acareação das ideias contraditórias: mesmo que o entrevistador note as ideias contraditórias, ele não evidencia a contradição ao usuário, muito menos que se manifeste.
C
Exploração: tem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.