Buscar

TERAPIAS_ALTERNATIVAS

Prévia do material em texto

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Conceito
Terapia alternativa é toda e qualquer forma de tratamento que difere dos meios tradicionais usados na medicina convencional ,tais como: os remédios, cirurgias ou procedimentos invasivos considerados padrão para determinadas doenças, baseadas num código internacional (CID).
 Não se deve confundir com a medicina tradicional, que trata e visa a cura da "doença" descrita, entretanto, o uso desta se deve exclusivamente para o tratamento da "pessoa" de maneira integral, isto é, sempre olhando os aspectos físicos e emocionais da mesma, e acima de tudo, respeitando suas concepções de vida e crenças pessoais.
Podemos definir o profissional alternativo como aquele que se auto atribui a função de também “curar”, não necessariamente doenças , utilizando métodos diferentes daqueles estabelecidos pela medicina tradicional. 
Os desequilíbrios na saúde e qualidade de vida de uma pessoa vistos sob a ótica da terapia alternativa, são retratados através da avaliação dos pontos de reflexo, acupuntura, quiropraxia, etc.
História
As evidencias de formas mais primitivas destas Terapias praticadas, foram descobertas no decorrer da história em escavações arqueológicas, como por exemplo no Egito, descoberta na tumba de Ankhamor, o "Médico" egípcio, com data de 2330 a.C, mostra uma forma de Terapia de Reflexo nos pés e nas mãos.
No último século e principalmente nos últimos anos com a globalização tanto com visão comercial como voltada para o conhecimento humano, tem sido revista a posição da medicina convencional como a "única" mantenedora e regeneradora da saúde do ser humano.
As formas de terapias alternativas vem trazendo benefícios para um número incalculável de pessoas que fazem uso , como o desenvolvimento de pesquisas científicas .
O ser humano busca seu bem-estar desde as épocas mais remotas e, para isso, desenvolveu inúmeras formas de cura.
 A maioria das pessoas está acostumada com a medicina tradicional moderna.
 Entretanto, existem outros tipos de terapias, algumas milenares, que ainda seduzem muita gente, mas que também geram debates dentro do meio científico, e por isso são consideradas alternativas. 
Alternativas ou complementares?O debate começa já na definição. 
Algumas linhas de discussão afirmam que essas terapias não substituem os métodos convencionais. 
Outros afirmam que elas devem complementar o tratamento alopático, isto é, o tratamento convencional.
Devemos acreditar que deve haver fundamento científico e, principalmente, dados estatísticos que comprovem que a terapia funciona. Se não houver, ficamos na base do “achismo”
Algumas práticas de técnicas alternativas:
Acupuntura , Fitoterapia ,Homeopatia, Florais , Reflexoterapia Massoterapia, Shiatsu , Cromoterapia, Aromaterapia.

Outros materiais