Buscar

ESTUDO DIRIGIDO VIRUS - II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo dirigido QUIMICA 2020-Microbiologia geral
Guilherme Henrique Lima
VIRUS – PARTE II 
1) Como é classificado o vírus SARS-CoV 2 (COVID19) com base na arquitetura do capsídeo? Esquematize a morfologia desse vírus especificando seus principais componentes e a função dos mesmos. 
É classificado como Vírus Envelopado. 
	Componente
	Função
	Envelope proteico
	Proteger o RNA e garantir integridade estrutural 
	Espículas
	Adesão na célula alvo e inserção do RNA
	RNA
	Manual de codificação e montagem genética
	Hemaglutinina
	Auxilia as espículas nos processos de adesão e destruição da célula alvo
2) Como o Comitê Internacional de Taxonomia Viral agrupa os vírus em famílias?
Defina espécie viral e exemplifique uma espécie contendo sub-espécies, diferente do exemplificado na aula
O agrupamento de vírus em famílias é feito com base em seu genoma e estrutura. Espécie viral é um grupo de vírus que compartilham a mesma informação genética e o mesmo nicho ecológico. Exemplo de espécie: Influenza; exemplo de subespécies: Influenza A, B e C.
3) Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas abaixo. E justifique as afirmativas falsas
( F ) Capsídeo é formado por subunidades de DNA chamadas capsômeros, organizadas de acordo com o tipo de vírus. Justificativa: capsômeros são formados por subunidades proteicas.
( F ) As espículas podem estar presentes no DNA viral e, servem para ancoragem do vírus ao hospedeiro e para a sua identificação. Justificativa: Espículas estão presentes apenas em vírus envelopados na porção exterior do envelope.
( V ) Ocorre interação entre proteínas de superfície do vírus e receptores específicos na superfície da célula hospedeira
( F ) O material genético do SARS-CoV-2 é constituído de DNA. Justificativa: é constituído de RNA de simples fita senso positivo.
( V ) Alguns vírus, particularmente os vírus bacterianos, possuem estruturas elaboradas e são denominados vírus complexos. Um bacteriófago é um exemplo de um vírus complexo.
4) Com base na tabela 9.1 Alguns tipos de genomas virais, do slide 17, comente sobre a diversidade viral em relação aos parâmetros ali apresentados
Nota-se que há uma ampla variedade de vírus que têm como alvo diversos hospedeiros (bactérias, plantas e animais), além disso podem apresentar DNA ou RNA dependendo do vírus cuja fita pode ser simples ou dupla cuja estrutura pode ser linear ou circular e podem apresentar variados números de moléculas e tamanhos delas. Conclui-se que os vírus são altamente versáteis e presentes na maioria dos seres vivos podendo dificultar seu controle através de fármacos e constam um grande desafio para organismos saudáveis quando o vírus é maligno.

Outros materiais