Buscar

P3 2008.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TEORIA MACROECONÔMICA II 
Terceira Prova				2008.1
Professores: Márcio Garcia e Márcio Janot
Monitores: Leonardo Moura e Patrícia Costa
Questão 1 (2 pontos)
Verdadeiro ou falso. Justifique:
a) Hiperinflações são fenômenos essencialmente monetários. Por isso, não são relacionadas a eventuais déficits fiscais.
b) A senhoriagem coletada pelo banco central sob a hipótese de crescimento monetário constante é monotonicamente crescente na taxa de crescimento da moeda.
c) A curva de Laffer aplicadas a hiperinflações diz que, a partir de um certo nível de inflação, quanto maior a inflação menor será a arrecadação tributária.
d) Segundo o princípio da Equivalência Ricardiana a política fiscal não tem qualquer impacto sobre o produto.
Questão 2 (2 pontos)
a) Hoje em dia, um número significativo de países, inclusive o Brasil, adota o regime de metas de inflação para a condução de sua política monetária. Descreva, sucintamente, o funcionamento desse sistema. 
b) Especifique algebricamente uma regra de Taylor para a fixação da taxa nominal de juros. Caso o banco central use esta regra de Taylor para determinar a taxa nominal de juros, o que se requer do coeficiente que multiplica o desvio da inflação esperada em relação à meta de inflação?
Questão 3 (2 pontos)
 Suponha que neste ano a razão dívida/PIB é igual a 50% Os parâmetros básicos da economia eram: taxa real de juros = 6%, taxa de crescimento real do PIB = 5% e superávit primário = 4,3%. 
Calcule a trajetória da razão dívida/PIB para 2009 e 2010 se os parâmetros básicos acima se mantiverem constantes. (0,75 pontos)
Suponha agora que há uma desaceleração mundial profunda no próximo ano devido aos choques de alimentos e de petróleo e a entrada em recessão dos Estados Unidos. Neste cenário de estagflação e maior aversão ao risco, suponha que o Brasil tenha que pagar taxa de juros real de 10% e a taxa de crescimento real do PIB caia para 2%. Qual o superávit primário requerido para tornar a trajetória da razão dívida/PIB constante em 50%. (0,75 pontos)
Suponha que o aumento do superávit primário tenha o duplo efeito de reduzir a taxa real de juros (via redução do prêmio de risco de crédito) e de aumentar a taxa real de crescimento do PIB (via aumento dos investimentos dada a maior confiança na solvência fiscal). Tais efeitos atuariam no sentido de aumentar ou reduzir o aumento necessário do superávit primário que estabilizaria a razão dívida/PIB? Explique. (0,5 pontos)
Questão 4 (2 pontos)
Alguns economistas vêm defendendo a adoção de metas de superávit primário ciclicamente ajustados para o Brasil. Diga por que tal proposta seria vantajosa e quais as dificuldades em implementá-la.
Questão 5 (1,5 pontos)
No Brasil optou-se por um sistema de metas de inflação. Atualmente a meta se encontra em 4,5%a.a.. Considere que a inflação é determinada pela seguinte regra:
	
Considere que os agentes acreditem que a meta será cumprida e que o Banco central haja da melhor forma para obtê-la. O que acontecerá com a taxa de desemprego? (0,5 pontos)
Considere agora que o governo tente aumentar a inflação sem provocar desvios das expectativas dos agentes. Com que objetivo ele faria isso? Explique os efeitos desta política no longo prazo.(1 ponto) 
_1275382799.unknown

Outros materiais