Buscar

Aula_02 - Gestão de Suprimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 2
BEM-VINDO À DISCIPLINA
GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
Prof. Belmiro
*
*
AULA 2
Entender a visão cíclica de uma Cadeia de Suprimentos.
Conhecer os ciclos de processos de uma Cadeia de Suprimentos.
OBJETIVOS DA AULA 2
*
*
AULA 2
 Esta aula abordará os fundamentos da Logística e a necessidade de um equilíbrio de prioridade entre nível de serviços e custo. Também, apresentará uma breve exposição das atividades logísticas e seus ciclos de atividades. O nível de serviço compreende disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade do serviço. O conceito de custo total abriu as portas para o exame das inter-relações entre os custos funcionais. 
*
*
AULA 2
Aprimoramentos subseqüentes propiciaram um entendimento mais abrangente dos componentes do custo logístico e identificaram a necessidade crítica do desenvolvimento de uma análise do custo funcional e de recursos. A competência logística é alcançada através da coordenação de suas atividades. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas a essas áreas funcionais, de tal forma orquestrada, com o objetivo de atender às exigências logísticas. A principal unidade de análise da Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional.
*
*
AULA 2
OS FUNADAMENTOS DO LOGÍSTICA
 A Logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando operações relevantes de produção e marketing.
 Em um nível estratégico, a Logística procura atingir uma qualidade predefinida de nível de serviços ao cliente, ao menor custo possível, que se constituem nos fundamentos da Logística. 
 Assim o desafio é equilibrar as expectativas de serviços ao cliente e os custos decorrentes para os objetivos da empresa.
 Marketing identifica o desempenho logístico apropriado. A questão estratégica decisiva é determinar a combinação de serviços e o seu escopo desejado de modo a estimular e apoiar as transações comerciais.
*
*
AULA 2
DISPONIBILIDADE
	É a capacidade de ter o produto no momento em que ele é desejado por um cliente. A disponibilidade pode ser alcançada de diversas maneiras. O número, a localização e a política de estoques apropriados dos centros de distribuição constituem uma das questões básicas no projeto de sistema logístico. Deve estar claro que para alcançar níveis de disponibilidade elevados e consistentes é necessário muito mais planejamento que a alocação de estoques a centros de distribuição.
	A disponibilidade é baseada em três medidas de desempenho: freqüência das faltas de estoque, índice de atendimento e pedidos despachados completos.
*
*
AULA 2
Desempenho
O desempenho operacional é medido em termos de velocidade, consistência e flexibilidade. A velocidade no ciclo de atividades é o tempo decorrido do momento em que um pedido é colocado até a chegada da remessa. Esse compromisso deve ser visto do ponto de vista do cliente. O tempo necessário para a conclusão do ciclo de atividades pode ser muito diferente do projeto do sistema logístico. 
Em função nível tecnológico de comunicação e transporte, o ciclo dos pedidos pode variar entre apenas algumas horas até várias semanas.
*
*
AULA 2
A consistência refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades. A falta de consistência traduz-se diretamente na necessidade de manter estoques de segurança.
*
*
AULA 2
CONFIABILIDADE
Em Logística qualidade é sinônimo de confiabilidade, que significa a capacidade de cumprir níveis de disponibilidade e de desempenho operacional planejados com os clientes. Além dos padrões de serviços a confiabilidade significa a capacitação e a disposição para fornecer rapidamente informações precisas ao cliente sobre as operações logísticas e situação dos pedidos.
*
*
AULA 2
FLUXO DA CADEIA DE VALOR
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGICAS LOGÍSTICAS
SUPRIMENTOS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO CLIENTES
OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
FLUXO DE INFORAÇÕES
FLUXO DE CAIXA
ATIVIDADES
pedidos 
e embalagens 
estoques
transportes
informações
canais
ATIVIDADES
pedidos 
e embalagens 
estoques
transportes
informações
canais
ATIVIDADES
pedidos 
e embalagens 
estoques
transportes
informações
canais
*
*
AULA 2
TRANSPORTE
 O transporte é a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a visibilidade de seu custo, o transporte recebe uma atenção especial entre as atividades logísticas. O custo do transporte é o pagamento pela movimentação entre duas localidades geográficas e as despesas relacionadas ao gerenciamento e manutenção do estoque em trânsito.
 Os ciclos de atividades devem ser projetados para utilizar o transporte que minimize o custo total do sistema. Se uma movimentação específica levar dois dias na primeira vez e seis na próxima, esta variação poderá criar sérios problemas nas operações logísticas. Sem consistência no transporte, torna-se necessária a formação de estoques de segurança.
*
*
AULA 2
ESTOQUE
 As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura da rede logística e do nível desejado de serviço ao cliente. Uma empresa poderia manter um centro de distribuição com todos os itens vendidos dedicado a cada cliente. No entanto, são poucas as situações em que empresas têm como manter seus estoques em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos. O objetivo é fornecer o serviço desejado ao cliente mantendo o mínimo me estoque, consistente com o menor custo possível. 
 As estratégias logísticas são planejadas para manter o mínimo possível de ativos financeiros em estoque. O objetivo básico é obter uma rotatividade máxima satisfazendo, ao mesmo tempo, os compromissos com o cliente. 
*
*
AULA 2
ARMAZENAGEM
 Por envolver muitos componentes logísticos, a armazenagem não se enquadra em esquemas de classificação específicos, como estoque ou transporte. Um depósito é considerado geralmente, um lugar onde são guardados estoques de materiais e de produtos. No entanto, em muitos projetos logísticos, o armazém é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias. A armazenagem é parte de todo o sistema logístico. Os sistemas de distribuição não devem ser projetados com vista na manutenção de estoques por período excessivos, embora tenham ocasiões em que isto se justifica.
 As vantagens de armazenagem são de natureza econômica e nível de atendimento aos clientes. Nenhum depósito deve fazer parte de sistemas logísticos, a menos que a inclusão se justifique plenamente por meio da análise. 
*
*
AULA 2
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
 Um canal de distribuição consiste em empresas empenhadas na compra e na venda de transações de produtos.
 A meta de marketing é negociar, contratar e administrar transações em uma base contínua. A força total de promoção criativa ocorre dentro da estrutura de Marketing. Os participantes do canal de marketing são especialistas em transações, assim como agentes de produção, vendedores, intermediários, atacadistas e varejistas.
 O canal de logística representa um rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar o estoque. O trabalho de Logística envolve transporte, armazenagem de estoque, manuseio de materiais e processamento de pedidos, além de uma variedade cada vez maior de serviços de valor 
 
*
*
AULA 2
EMBALAGEM E MANUSEIO
 Embalagem e manuseio constituem uma parte integrante da Logística.
 Normalmente, é necessário armazenar mercadorias em momentos selecionados durante o processo logístico. Os veículos de transporte exigem manuseio de materiais para carregá-los e descarregá-los de uma maneira eficiente quando embalados juntos, em caixas de papelão ou contêineres. O manuseio de produtos é uma atividade importante. Os produtos devem ser recebidos, movimentados, classificados
e montados de modo a atender às exigências do pedido do cliente. e simplificam o fluxo dos produtos ao longo. 
*
*
AULA 2
 Existe uma variedade de dispositivos automatizados e mecanizados para ajudar o manuseio de materiais. Quando integrados de uma maneira eficaz nas operações logísticas da empresa, o manuseio de materiais e a embalagem aumentam a velocidade e simplificam o fluxo dos produtos ao longo.
*
*
AULA 2
Ciclos de atividades logísticas
 A principal unidade de análise da Logística integrada é o ciclo de atividades, que envolve as interfaces com fornecedores, empresa e clientes.
 Os ciclos de atividades tornam-se dinâmicos à medida que atendem aos requisitos de entrada/saída. A entrada de um ciclo de atividades é um pedido que especifica os requisitos de um produto ou material. Um sistema de alto volume em geral exige diversas combinações diferentes de ciclos de atividades para atender a todos os requisitos do pedido. 
*
*
AULA 2
 A medida que os requisitos são altamente previsíveis ou relativamente poucos, os ciclos de atividades necessários para fornecer apoio logístico podem ser simplificados. A estrutura geral dos ciclos de atividades necessários para dar apoio a uma empresa varejista de grande porte é muito mais complexa que as exigências de estrutura operacional de uma empresa de medidos por reembolso postal. 
*
*
AULA 2
Os ciclos de distribuição física envolvem o processamento e a entrega de pedidos do cliente. A distribuição física está relacionada com as atividades de vendas e marketing, pois proporciona a disponibilidade de produtos, de maneira econômica e a tempo. O ciclo de atividades típico da distribuição física envolve quatro atividades relacionadas: transmissão de pedidos, seleção de pedidos, transporte do pedido e entrega ao cliente.
*
*
AULA 2
A chave para a compreensão da dinâmica do ciclo de atividades da distribuição física é ter em mente que os clientes iniciam o processo fazendo pedidos. A capacitação de resposta logística da empresa vendedora constitui uma das competências mais significativas na estratégia de marketing.
*
*
AULA 2
CICLO DE ATIVIDADES DE APOIO À 
PRODUÇÃO
Os ciclos de atividades de apoio a produção consistem na Logística da produção. A produção pode ser vista como estando posicionada entre a distribuição física e as operações de suprimentos de uma empresa. O apoio logístico à produção tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico de materiais e estoque em processo para dar apoio às programações de produção.
*
*
AULA 2
A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semi-acabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional da logística de apoio à manufatura. 
*
*
AULA 2
A logística de apoio a manufatura normalmente diz respeito exclusivamente à empresa, ao passo que as outras áreas lidam com a incerteza comportamental de clientes e fornecedores externos. Mesmo em situações em que são efetuados contratos de fabricação com terceiros para aumentar a capacidade interna, o controle total é maior que nas outras duas áreas operacionais. Numa típica organização de manufatura,suprimentos fornecem materiais e componentes fabricados externamente quando e onde necessários. Iniciada a operação de produção de uma empresa, exigências subseqüentes de movimentação entre fábricas de materiais ou produtos semi-acabados são classificados como apoio a produção. Concluída a produção,o estoque de produtos acabados é alocado e distribuído diretamente para os clientes ou para centros de distribuição para entrega subseqüente para
*
*
AULA 2
Concluída a produção,o estoque de produtos acabados é alocado e distribuído diretamente para os clientes ou para centros de distribuição para entrega subseqüente para o
cliente.
Quando uma empresa tem várias fábricas especializadas em atividade de produção específica, o sistema de apoio a produção pode atingir uma ampla rede de ciclos de atividade. Visto que fábricas especializadas executam estágios de produção e fabricação exclusivos antes da montagem final, inúmeras manipulações e transferências são normalmente necessárias para concluir o processo de produção.
*
*
AULA 2
Recebidos os materiais, peças ou produtos de revenda que foram adquiridos, as exigências de armazenagem, manipulação e transporte subseqüente para facilitar a produção ou redistribuição são fornecidos de maneira adequada pelos outros ciclos de atividades.
Devido ao âmbito limitado das operações suprimentos atualmente ela vem sendo amplamente identificadas como Logística de Entrada.
Com algumas diferenças importantes, o ciclo de suprimentos é semelhante ao ciclo de distribuição: tempo de entrega, tamanho do carregamento, método de transporte e o valor dos produtos envolvidos são substancialmente diferentes. Suprimentos requerem freqüentemente carregamentos muito grandes.
*
*
AULA 2
O objetivo básico de suprimentos é executar a Logística de Entrada pelo menor custo total.
O valor mais baixo dos materiais e peças, em relação aos produtos acabados, significa que existe um “trade-off” entre o custo de manutenção do estoque em trânsito e o tempo de deslocamento, visando utilizar meios de transporte de baixo custo.
Visto que o custo diário para manter os materiais e a maioria dos componentes do canal de suprimentos é menor que o custo do estoque dos produtos acabados, o pagamento de tarifas muito elevadas por um transporte mais rápido não agrega normalmente nenhum benefício. Quando componentes de alto valor são empregados na produção, a ênfase geralmente muda para compras em lotes e quantidades exatas que exigem um controle logístico acurado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3
*
*
AULA 2
Concluindo:
 Uma característica particular de suprimentos é que o numero de fornecedores utilizados por uma empresa é normalmente menor que a base de clientes atendidos. O ciclo de suprimentos normalmente é mais direto.
*
*
AULA 2
CAPACIDADE DE LIDERAR EM SITUAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS
Dependerá principalmente do nível tecnológico e transporte
Estabelecer e manter um fluxo econômico de materiais e estoques na produção
Manter estoques de segurança para possível atraso de entrega.
Capacidade e disposição de fornecer informações aos clientes.
Maneira como os problemas dos clientes são tratados.
Fornecimento de componentes fabricados externamente quando e onde necessários.
 
*
*
AULA 2
Na próxima aula, você verá os seguintes temas:
Fatores Chaves na Cadeia de Suprimentos. Visão integrada dos Fatores Chaves e atividades logísticas e seu alinhamento empresarial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais