Buscar

Aula_04 - Gestão de Suprimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 4
*
 
*
Profª Belmiro
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CADEIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE – MARKETING E LOGÍSTICA
*
Aula 4
Aula 4
*
OBJETIVOS DESTA AULA
*
Aula 4
Ao final desta aula, você será capaz de:
Entender as relações de Marketing e Logística.
Entender o significado de diferencial competitivo e aplicações de Serviço ao Cliente e seus requisitos básicos.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
INTRODUÇÃO: RELAÇÕES MARKETING E LOGÍSTICA
Agregar valor aos produtos e serviços, de forma que os benefícios oferecidos aos clientes sejam cada vez mais expressivos, continuamente, ao menor custo possível. Este é o desejo das empresas que vêem oportunidades de construir parcerias duradouras, criando valor na visão do consumidor e auferindo maiores lucros.
Em uma indústria, esse processo se inicia no desenvolvimento de produtos, alimentado por informações de marketing, e termina com a disposição final de resíduos após o uso do produto pelo consumidor final.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
O PAPEL DE MARKETING 
O marketing é a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. O marketing é um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). É, pois orientado para o cliente atendendo suas solicitações e necessidades. No entanto, diversas áreas se envolvem na criação deste valor e na sua posterior transferência ao mercado.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
 PAPEL DE DESTAQUE RESERVADO À LOGÍSTICA Este se refere a possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só a movimentação, mas, principalmente, pela disponibilização dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA X MARKETING
Deve-se ter a clareza de que ambos os setores trabalham em função de gerar lucro para a empresa, um lucro suficientemente grande para valer a pena a existência do negócio. E isto ocorre quando é possível vender produtos a um preço acima dos gastos totais para disponibilizá-los ao mercado. Um consumidor faz a sua compra quando percebe que o desembolso que irá fazer será um bom negócio para ele, isto é, quando percebe uma relação de valor favorável para ele no processo de aquisição.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
Desta forma, tem-se, por um lado, o marketing trabalhando para que o cliente esteja disposto a gastar o maior valor possível com o produto. Isto é feito de diversas maneiras, dentre elas pode-se citar a propaganda com pessoas ou situações que geram uma sensação de glamour e status.
 Por outro lado, tem-se a logística, que visa disponibilizar o produto nas condições ideais para o consumo. E isto tem duas frentes: pode-se aumentar a percepção de valor, auxiliando o marketing no convencimento do cliente, ou pode-se trabalhar na redução de custos do processo de distribuição. 
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
O que se pretende é propor um meio para que a logística seja mais efetiva na valorização do produto oferecido, agindo integradamente com a área de marketing, com o menor custo possível associado ao melhor nível de serviços. Com isso, houve o surgimento das aplicações da tecnologia de informação que veremos a seguir.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
O objetivo da TI na cadeia de suprimentos é vincular o ponto de produção com o ponto de entrega ou compra. A informação e os produtos fluem do fornecedor para o fabricante através do sistema de distribuição do fabricante. A idéia é seguir um rastro de informação e o rastro físico permitindo planejamento e estimativa dos prazos de entrega baseados em dados em tempo real.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
A disponibilidade de informação referente ao status dos produtos e materiais é a base para que as decisões inteligentes na cadeia de suprimentos possam ser tomadas. Além disso, não é apenas suficiente localizar produtos ao longo da cadeia de suprimentos, havendo, também, a necessidade de alertar diversos sistemas para as implicações desta movimentação. Se existe atraso em uma entrega que afetará a programação da produção, os sistemas adequados precisam ser notificados para que possam efetuar os ajustes necessários, tanto para atrasar a programação como para buscar fontes alternativas.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
Principais Tecnologias Aplicadas à Logística Características da Gestão de Informações Logísticas
Uma estratégia competitiva desenvolvida para capturar e maximizar as oportunidades das cadeias de suprimento integradas exige que todas as empresas participantes trabalhem em perfeita sintonia, numa estrutura de redes dinâmicas, com as seguintes características: 
Princípios dos Sistemas de Informações 
Níveis Funcionais de Informações 
Níveis Organizacionais dos Sistemas na Logística 
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
ETIQUETA INTELIGENTE
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS 
 DISPONIBILIDADE: Os clientes sempre estiveram bastante insatisfeitos com o fluxo de papéis que se perdiam, eram sujeitos à fraudes, de baixa velocidade de transferência e de erros. Diante dos efeitos do aumento das velocidades de produção e diversidade de produtos, ocorreu a necessidade de disponibilizar em tempo hábil, consistentemente e de qualquer lugar do planeta tais informações. Prazos, status dos pedidos e dos estoques devem estar disponíveis em qualquer lugar na empresa, bem como para os clientes.
Aula 4
Aula 4
*
*
Aula 4
PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS 
PRECISÃO: As informações disponíveis nas bases de dados devem apresentar conformidade com novas entradas no sistema, contagens físicas e atualização do status, principalmente coerentes entre os físicos e contábeis. Essa coerência diminuirá a dependência de estoques de segurança.
Aula 4
Aula 4
*
PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS 
ATUALIZAÇÃO EM TEMPO HÁBIL: O tempo de atualização é definido entre o tempo em que ocorre e em que é atualizado no sistema. A atualização permite um feedback rápido para tomada de decisão. Atrasos na atualização criam inconsistência entre a demanda real e a registrado no sistema.
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS 
FLEXIBILIDADE: Os sistemas de informação logísticos devem ser flexíveis suficientes para produzir satisfação no cliente, atender suas necessidades especificas e, em alguns casos, permitir o acesso a informações restritas. 
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS
Os sistemas de informações logísticas possuem quatro diferentes níveis funcionais: sistema transacional, controle gerencial, apoio à decisão e planejamento estratégico.
O primeiro processo transacional logístico é representado pelo ciclo de pedidos, no qual devem ser processadas: entrada de pedidos, checagem de crédito, alocação de estoque, emissão de notas, expedição, transporte e chegada de produtos aos clientes. Um bom serviço ao cliente prevê que tais informações estejam sempre disponíveis (status do pedido).
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
 CONTROLE GERENCIAL
Permite que se use as informações disponíveis no sistema transacional para o gerenciamento das atividade logísticas. A mensuração do desempenho inclui indicadores financeiros, de produtividade e de qualidade de serviço ao cliente.Em alguns caso, permite avaliar seu próprio desempenho e do transportador (transit time).
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
APOIO À DECISÃO
Utiliza softwares para apoiar as atividades operacionais, táticas e estratégicas. Deixam de lado o uso de feeling, melhorando a eficácia (sem se distanciar do rumo) nas operações logísticas, melhoria no nível de serviços e reduções de custos que justificam o investimento em T I. Alguns software são operacionais (gerenciamento de rotas e de estoques). Outros são táticos e estratégicos como localização
de instalações, rentabilidade de clientes, etc.
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
Níveis organizacionais dos sistemas de informação na logística:
Estratégico relacionado à decisões de investir e desenvolver a empresa
Planejamento onde as informações são usadas por gerentes para alocar recursos visando atendimento à demanda, estoques, etc.
Operacional com a evolução das ordens no chão de fábrica, a entrada dos pedidos e os faturamentos realizados.
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
PRINCIPAIS TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA – CÓDIGO DE BARRAS
O código de barras é uma tecnologia que vem sendo empregado para melhorar a precisão da informação e a velocidade de transmissão dos dados. A utilização se dá ao longo de todo processo de negócios. A tecnologia veio se tornando cada vez mais visível durante as ultimas décadas, graças ao amplo uso na gestão de inventários e depósitos, em supermercados e outras operações principalmente do setor varejista. O sistema surgiu da idéia de se criar um mecanismo de entrada de dados mais rápida e eficiente, vendo que com o passar do tempo mais microcomputadores estavam sendo fabricados com um grande potencial em armazenamento e processamento de dados. A leitura de código de barras exige que sejam utilizados alguns aparelhos específicos e que são adotados conforme a necessidade da empresa.
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
PRINCIPAIS TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA – EDI
INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS: É a movimentação de documentos especialmente formatados (notas fiscais, pedidos, faturas, confirmações, etc.). Automatiza o processo de compras entre parceiros. Inicialmente exigiu alto investimento para ser desenvolvido e implementado. Hoje com WEB EDI auxilia a rotina de vendedores com a empresa, inclusive de médio porte. Todas as informações que um vendedor precisa passar e transferir para a empresa é feito online e, ainda, com consulta aos estoques do mix de produtos.
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
PRINCIPAIS TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA – VMI
O VMI (Sistema de Estoque Gerenciado para Vendedor) é uma importante ferramenta para a cadeia de suprimentos que já trabalha com JIT (Just in time). Comunica aos fornecedores os níveis de estoque ou de demanda de mercadorias, baseados em dispositivos de leitura de níveis de estoque (SCANNER) . Tais sistemas já possuem comunicação diretamente com os sites dos fornecedores ou sites especializados. O principal objetivo dessa técnica é fazer com que o seu fornecedor verifique a sua real necessidade de produto, no momento e na quantidade certa. Tem uma maior funcionalidade para empresas com grande mix de produtos.
Aula 4
Aula 4
Aula 4
*
PRINCIPAIS TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA – TMS E GPS
TMS (GERENCIAMENTO DE TRANSPORTES): Determina o modo de transporte e ainda gerencia a consolidação dos fretes, coordenando as empresas de transporte. É responsável pelo roteamento, escalonamento e rastreamento dos transportes
GPS (GEO POSITIONING SYSTEMS): Dispositivos que identificam posição de qualquer veículo/pessoa através do uso dos conceitos de latitude e longitude geográfica, em conjunto com mapas digitalizados. São aplicados para controle de desempenho e segurança de transportes. É possível monitorar a posição ou movimento de qualquer objeto, utilizando-se de equipamentos de GPS aliados a links de comunicação
Aula 4
Aula 4
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais