Buscar

PROGRAMAÇÃO EM SHELL SCRIPT - ATIVIDADE 2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Informações do teste 
PROGRAMAÇÃO EM SHELL SCRIPT – ATIVIDADE 2 - 
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. Ao navegar entre pastas por meio de um terminal Linux, inicialmente é comum se perder e não saber em que diretório se está ou em que parte do sistema. Isso não é bom, uma vez que, acidentalmente, podemos destruir arquivos importantes por errar o caminho na hora de executar um comando. Imagine que você ficou encarregado de remover os arquivos da pasta “Imagens” do usuário X, mas não sabe se está no diretório certo.
Qual é o comando que apresenta o ponto atual a partir da raiz do sistema?
I. pwd
II. cd
III. ls
IV. mkdir
	
	
	I, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	IV, apenas.
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Todo processo possui um nível de prioridade. Isso quer dizer que, ao ser feita uma requisição de abertura de um programa, ele será inserido em uma tabela em que, dependendo do valor, será executado imediatamente ou aguardará na fila de execução do processador. Em um sistema GNU/Linux, podemos passar o valor antes do processo ser inicializado ou depois de ele já ter sido chamado.
Que alternativa contém respectivamente o comando que define e o que modifica a prioridade de um processo?
	
	
	set e modifier.
	
	
	nice e renice.
	
	
	start e load.
	
	
	inic e run.
	
	
	top e play.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Geralmente, um processo deve funcionar sem interrupções, mas problemas ocorrem. Sabendo disso, todo sistema operacional possui uma ferramenta para gerenciar e fechar caso os processos não respondam ou parem de executar suas funções. Nas distribuições, Linux isso não é diferente.
Qual é o comando responsável por matar um processo que não responde?
	
	
	apt close
	
	
	kill
	
	
	exit all
	
	
	close
	
	
	force kill
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. O sistema operacional Linux tem diversos comandos que permitem ao seu usuário utilizar de forma rápida todas as funcionalidades por meio do terminal Shell. Para a realização desse ato, é necessário digitar o comando desejado e apertar a tecla “enter”. Qual é o comando que, digitado na linha de comandos do Linux, mostra o nome  do  diretório  atual  em  que  o  usuário está trabalhando? 
I. pwd
II. cat
III. cd
IV. ls
Assinale a alternativa que traz apenas o(s) comando(s) correto(s).
	
	
	I, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	IV, apenas.
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Imagine a seguinte situação: na hora da apresentação, um aluno alega ter perdido seu arquivo denominado “teste_sis”, que continha seus códigos. O professor, ao ver sua aflição, pede que ele use o comando “find” na busca do arquivo, e pergunta o tamanho do arquivo de sua apresentação. O aluno responde que sua apresentação tem mais que 500k. Diante dessas informações, surge a opção de verificar no computador se o arquivo tem uma cópia nos temporários.
Você, como membro da equipe, percebe a aflição do colega e vai digitar o comando. Qual é a alternativa que corresponde à busca correta?
	
	
	find /tmp/ -name teste_sis -size +500k
	
	
	find tmp -name teste_sis -size +500k
	
	
	find /tmp/ -nam teste_sis -size +500k
	
	
	find /tmp/ -nam teste_sis -size 500k
	
	
	find /tmp/ -name teste_sis -tam +500k
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. É comum haver, em versões mais recentes das distribuições Linux, tanto Debian quanto Ubuntu, os comandos “apt-get”, “apt-cache” e “apt”, sendo este último incluído recentemente com o intuito de mesclar os comandos mais utilizados dos outros dois. Assim, o comando __________________ faz parte do comando “apt-get” e/ou “apt-cache”.
Quais das proposições a seguir completam corretamente a lacuna acima?
I. apt list
II.  apt search
III. apt install
IV. apt upar
Assinale a alternativa que traz apenas as proposições corretas.
	
	
	II e III.
	
	
	I e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Sem uma interface gráfica, a locomoção entre diretórios fica bastante complexa, pois não podemos ver constantemente as outras pastas presentes dentro do ponto atual. Por isso, é muito importante saber o comando que lista arquivos e pastas dentro do diretório, estando elas ocultas ou não. Imagine que foi pedido a você a listagem de todos os arquivos, inclusive aqueles ocultos, dentro do diretório “Downloads”, sabendo que o caminho absoluto é /home/userx/Downloads.
Qual comando realizará essa operação?
	
	
	ls -a /home/userx/Downloads
	
	
	dir /home/userx/Downloads
	
	
	ls /home/Downloads
	
	
	files -o /userx/Download
	
	
	list all /Downloads
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Em distribuições Linux, a instalação de pacotes se dá principalmente por meio de comandos, como o “apt-get install pacote” no caso do Debian e derivados, ou, ainda, o “yum install pacote” padrão no sistema Red Hat e subjacentes. Em alguns casos, contudo, é necessário compilar o software a partir do código-fonte. Seja por uma atualização ainda não suportada pelo SO, ou por sua falta no repositório padrão, os arquivos de instalação se apresentam no formato *.tar.gz.
Após o código-fonte do software/programa desejado ter sido baixado e configurado, qual dos comandos abaixo permite sua correta instalação?
	
	
	yum install
	
	
	apt install make
	
	
	apt-get install
	
	
	apt install
	
	
	make install
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Quando se trabalha com o gerenciamento de processos, é fundamental ter em mãos ferramentas capazes de lidar com o trabalho. Em um sistema convencional, temos processos que foram iniciados tanto pelo root quanto pelo usuário padrão. Nesse contexto, separar tais aplicações é importante, pois não se deve encerrar processos abertos pelo root sem algum motivo especial.
Sabendo disso, qual dos comandos abaixo lista corretamente os processos abertos pelo usuário padrão “user38”?
	
	
	list -p user38
	
	
	killall user38
	
	
	ps -u user38
	
	
	grep user38
	
	
	cat process user38
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Processos em sistemas Linux nada mais são do que programas e aplicações em execução, tendo sido eles iniciados pelo root
usuário, ou pelo próprio sistema, automaticamente. Independentemente do meio no qual foram iniciadas, as distribuições GNU/Linux são munidas de várias ferramentas para gerenciar tais processos. O comando ___________________ faz parte do gerenciamento de processos em sistemas Linux.
Quais das proposições a seguir complementam corretamente a lacuna?
I. kill
II. psi -aux
III. pstree -a
IV. process list
Agora, assinale a alternativa que traz apenas as proposições corretas.
	
	
	II e III.
	
	
	I e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
1 pontos   
 
Parte inferior do formulário
CORREÇÃO
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao navegar entre pastas por meio de um terminal Linux, inicialmente é comum se perder e não saber em que diretório se está ou em que parte do sistema. Isso não é bom, uma vez que, acidentalmente, podemos destruir arquivos importantes por errar o caminho na hora de executar um comando. Imagine que você ficou encarregado de remover os arquivos da pasta “Imagens” do usuário X, mas não sabe se está no diretório certo.
Qual é o comando que apresenta o ponto atual a partir da raiz do sistema?
I. pwd
II. cd
III. ls
IV. mkdir
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “pwd” retorna ao usuário o diretório atual em que ele está, mostrando o caminho absoluto a partir da raiz do sistema.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todo processo possui um nível de prioridade. Isso quer dizer que, ao ser feita uma requisição de abertura de um programa, ele será inserido em uma tabela em que, dependendo do valor, será executado imediatamente ou aguardará na fila de execução do processador. Em um sistema GNU/Linux, podemos passar o valor antes do processo ser inicializado ou depois de ele já ter sido chamado.
Que alternativa contém respectivamente o comando que define e o que modifica a prioridade de um processo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
nice erenice.
	Resposta Correta:
	 
nice e renice.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “nice” e “renice” são responsáveis por controlar a prioridade de um processo na fila de execução do processador, sendo o primeiro para um processo inicial e o segundo para um processo já em execução.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Geralmente, um processo deve funcionar sem interrupções, mas problemas ocorrem. Sabendo disso, todo sistema operacional possui uma ferramenta para gerenciar e fechar caso os processos não respondam ou parem de executar suas funções. Nas distribuições, Linux isso não é diferente.
Qual é o comando responsável por matar um processo que não responde?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
kill
	Resposta Correta:
	 
kill
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “kill” é responsável por matar processos inativos, indesejados ou que não respondem, presentes em diversos sistemas baseados em Unix.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema operacional Linux tem diversos comandos que permitem ao seu usuário utilizar de forma rápida todas as funcionalidades por meio do terminal Shell. Para a realização desse ato, é necessário digitar o comando desejado e apertar a tecla “enter”. Qual é o comando que, digitado na linha de comandos do Linux, mostra o nome  do  diretório  atual  em  que  o  usuário está trabalhando? 
I. pwd
II. cat
III. cd
IV. ls
Assinale a alternativa que traz apenas o(s) comando(s) correto(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “ls” é o responsável por apresentar ao usuário a lista de pastas e arquivos que estão presentes no diretório em que ele se encontra.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Imagine a seguinte situação: na hora da apresentação, um aluno alega ter perdido seu arquivo denominado “teste_sis”, que continha seus códigos. O professor, ao ver sua aflição, pede que ele use o comando “find” na busca do arquivo, e pergunta o tamanho do arquivo de sua apresentação. O aluno responde que sua apresentação tem mais que 500k. Diante dessas informações, surge a opção de verificar no computador se o arquivo tem uma cópia nos temporários.
Você, como membro da equipe, percebe a aflição do colega e vai digitar o comando. Qual é a alternativa que corresponde à busca correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
find /tmp/ -name teste_sis -size +500k
	Resposta Correta:
	 
find /tmp/ -name teste_sis -size +500k
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A opção escolhida atende todas as especificidades que o comando exige diante da situação-problema relacionada. Aspectos como tamanho e local de busca foram perfeitamente transcritos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	É comum haver, em versões mais recentes das distribuições Linux, tanto Debian quanto Ubuntu, os comandos “apt-get”, “apt-cache” e “apt”, sendo este último incluído recentemente com o intuito de mesclar os comandos mais utilizados dos outros dois. Assim, o comando __________________ faz parte do comando “apt-get” e/ou “apt-cache”.
Quais das proposições a seguir completam corretamente a lacuna acima?
I. apt list
II.  apt search
III. apt install
IV. apt upar
Assinale a alternativa que traz apenas as proposições corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “apt list” faz uma listagem completa com critérios sobre os programas instalados, atualizáveis etc. em uma distribuição Linux.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sem uma interface gráfica, a locomoção entre diretórios fica bastante complexa, pois não podemos ver constantemente as outras pastas presentes dentro do ponto atual. Por isso, é muito importante saber o comando que lista arquivos e pastas dentro do diretório, estando elas ocultas ou não. Imagine que foi pedido a você a listagem de todos os arquivos, inclusive aqueles ocultos, dentro do diretório “Downloads”, sabendo que o caminho absoluto é /home/userx/Downloads.
Qual comando realizará essa operação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
ls -a /home/userx/Downloads
	Resposta Correta:
	 
ls -a /home/userx/Downloads
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. “ls” é o principal comando utilizado para obtermos tanto listas simples quanto complexas de arquivos dentro de um diretório, por meio da passagem de parâmetros como -a, que retorna arquivos visíveis e ocultos.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Em distribuições Linux, a instalação de pacotes se dá principalmente por meio de comandos, como o “apt-get install pacote” no caso do Debian e derivados, ou, ainda, o “yum install pacote” padrão no sistema Red Hat e subjacentes. Em alguns casos, contudo, é necessário compilar o software a partir do código-fonte. Seja por uma atualização ainda não suportada pelo SO, ou por sua falta no repositório padrão, os arquivos de instalação se apresentam no formato *.tar.gz.
Após o código-fonte do software/programa desejado ter sido baixado e configurado, qual dos comandos abaixo permite sua correta instalação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
apt-get install
	Resposta Correta:
	 
make install
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. O comando que você assinalou faz a instalação do pacote a partir das bibliotecas listadas no sistema operacional. Reveja o conteúdo e tente novamente.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando se trabalha com o gerenciamento de processos, é fundamental ter em mãos ferramentas capazes de lidar com o trabalho. Em um sistema convencional, temos processos que foram iniciados tanto pelo root quanto pelo usuário padrão. Nesse contexto, separar tais aplicações é importante, pois não se deve encerrar processos abertos pelo root sem algum motivo especial.
Sabendo disso, qual dos comandos abaixo lista corretamente os processos abertos pelo usuário padrão “user38”?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
ps -u user38
	Resposta Correta:
	 
ps -u user38
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “os” é responsável por exibir as informações dos processos no momento em que foram executados, retornando uma lista estática.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Processos em sistemas Linux nada mais são do que programas e aplicações em execução, tendo sido eles iniciados pelo root
usuário, ou pelo próprio sistema, automaticamente. Independentemente do meio no qual foram iniciadas, as distribuições GNU/Linux são munidas de várias ferramentas para gerenciar tais processos. O comando ___________________ faz parte do gerenciamento de processos em sistemas Linux.
Quais das proposições a seguir complementam corretamente a lacuna?
I. kill
II. psi -aux
III. pstree -a
IV. process list
Agora, assinale a alternativa que traz apenas as proposições corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Esse comando não existe no “coreutils” das distribuições GNU/Linux, sendo inválido no gerenciamento de processos.
	
	
	
S
alvar e Enviar

Outros materiais