A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
NATAÇÃO ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS QUESTIONARIO II

Pré-visualização | Página 1 de 2

NATAÇÃO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
QUESTIONÁRIO II
PERGUNTA 1
1. Um professor de natação deseja descrever e ensinar a um aluno novo os movimentos de pernada do nado crawl. Leia atentamente as alternativas e assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	A pernada do crawl consiste na alternância de movimento anteroposterior das pernas, em que a batida para baixo com uma das pernas ocorre durante a batida para cima com a outra perna.
	
	b.
	O início da batida para cima da pernada ocorre ao mesmo momento nas duas pernas, enquanto que a batida para baixo é defasada para gerar o dobro de propulsão.
	
	c.
	A pernada do crawl não deve ser nem rasa demais nem profunda demais. A estabilização do corpo e a força propulsiva ficarão reduzidas se a pernada for muito rasa e, se for muito profunda, o arrasto será aumentado, comprometendo o desempenho.
	
	d.
	A batida de pernas para baixo é um movimento de chicotada que começa com a leve flexão de quadril, flexão dos joelhos e, em seguida, pela extensão do joelho (movimento de chute).
	
	e.
	Uma pernada completa consiste em uma batida para cima e uma para baixo (ciclo).
0,3 pontos   
PERGUNTA 2
1. Depois que o aluno estiver confortável aprendendo a realizar os movimentos do crawl com a cabeça dentro d’água, pode começar a aprender o movimento de respiração lateral, que é um movimento complexo, e que deve ser executado com atenção, já que pode prejudicar o aprendizado e a performance se não executado corretamente. Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Os movimentos da cabeça devem acontecer antecipadamente à rotação do corpo, de modo que os nadadores de crawl possam respirar sem perturbar o alinhamento do corpo ou coordenação com a braçada.
	
	b.
	Os movimentos da cabeça devem acontecer pouco depois da rotação do corpo, de modo que os nadadores de crawl possam respirar sem perturbar o alinhamento do corpo ou coordenação com a braçada.
	
	c.
	Os movimentos da cabeça devem acontecer com a face voltada para frente, de modo que os nadadores de crawl possam respirar sem perturbar o alinhamento do corpo ou coordenação com a braçada.
	
	d.
	Os movimentos da cabeça devem ser coordenados com a rotação do corpo, de modo que os nadadores de crawl possam respirar sem perturbar o alinhamento do corpo ou coordenação com a braçada.
	
	e.
	Os movimentos da cabeça devem acontecer com a face voltada para trás, de modo que os nadadores de crawl possam respirar sem perturbar o alinhamento do corpo ou coordenação com a braçada.
0,3 pontos   
PERGUNTA 3
1. Considere que uma aluna iniciante no nado crawl inicia sua braçada esquerda conforme a figura (MAGLISCHO, 1999). O professor analisou a figura e sabe que o movimento ainda é pouco eficiente, decidindo melhorar o rendimento do aspecto relacionado às setas à frente do nadador. Analise a figura e assinale a alternativa correta:
	
	a.
	De acordo com a análise realizada pelo professor, ele deve iniciar o trabalho de respiração lateral do nado crawl.
	
	b.
	O professor deve trabalhar o alinhamento da entrada do braço à frente do ombro e não lateralmente, pois essa ação diminui a resistência frontal.
	
	c.
	Uma medida que pode ser implementada é diminuir o batimento de pernas, para que elas afundem um pouco mais.
	
	d.
	O professor também deve verificar que o corpo está se flexionando pouco lateralmente e pode propor exercícios para aumentar a flexão.
	
	e.
	O professor deve verificar se há elevação da cabeça durante o nado, aplicando exercícios para corrigir essa posição e elevar um pouco mais a cabeça para fora da água.
0,3 pontos   
PERGUNTA 4
1. Analise a figura com a braçada do nado crawl (MAGLISCHO, 1999) e as afirmações:
(     ) A varredura para baixo não é propulsiva.
(     ) O nadador da esquerda está respirando na proporção de 2:1.
(     ) A braçada do crawl não apresenta fase aérea.
(     ) No trecho 3-4, o nadador empurra água para dentro da linha média.
(     ) O trecho 4-5 é quando ocorre a extensão do cotovelo.
 
Assinale a alternativa com a ordem correta das proposições:
	
	a.
	V, F, V, F, F.
	
	b.
	V, V, V, F, V.
	
	c.
	F, F, V, V, V.
	
	d.
	F, V, F, F, V.
	
	e.
	V, F, F, F, V.
0,3 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia as afirmações e o estabelecimento da relação entre elas:
No nado de costas, o corpo encontra-se na posição horizontal em decúbito dorsal, com a cabeça estável e o rosto fora d´água (orelhas submersas na linha da água). Aplicação correta de força abdominal também auxilia o nadador de costas a manter o quadril elevado na linha da água. A pernada é um grande auxílio para um nado de costas bem executado.
PORQUE
Uma pernada correta significa um melhor posicionamento horizontal, mantendo o corpo flutuando na linha da água, diminuindo a resistência frontal. As pernas executam movimentos alternados, partindo da articulação coxo-femural, como no crawl, porém a fase propulsiva é o movimento da perna de baixo para cima, levemente flexionada, com o pé voltado para dentro, até atingir a linha da água.
	
	a.
	As afirmações são corretas, mas não se relacionam.
	
	b.
	A primeira afirmação é correta e a segunda é falsa.
	
	c.
	A segunda afirmação é correta e a primeira é falsa.
	
	d.
	As afirmações são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
	
	e.
	As afirmações são falsas, embora a relação entre elas seja verdadeira.
0,3 pontos   
PERGUNTA 6
1. Para efeito de descrição entre praticantes e profissionais da natação, a braçada do nado de costas foi dividida em seis eventos sequenciais submersos por Ernest Maglischo (1999), na seguinte ordem (assinale a alternativa correta):
	
	a.
	(1) Primeira varredura para baixo; (2) Agarre; (3) Primeira varredura para cima (tração); (4) Segunda varredura para baixo (empurre); (5) Segunda varredura para cima; (6) Finalização e saída.
	
	b.
	(1) Primeira varredura para baixo (tração); (2) Primeira varredura para cima (empurre); (3) Agarre; (4) Segunda varredura para baixo (empurre); (5) Segunda varredura para cima (tração); (6) Finalização e saída.
	
	c.
	(1) Primeira varredura para cima; (2) Primeira varredura para baixo (tração); (3) Agarre; (4) Segunda varredura para baixo (empurre); (5) Finalização e saída.
	
	d.
	(1) Agarre; (2) Primeira varredura para baixo (tração); (3) Primeira varredura para cima; (4) Segunda varredura para baixo (empurre); (5) Finalização e saída.
	
	e.
	(1) Agarre; (2) Primeira varredura para cima (empurre); (3) Primeira varredura para baixo; (4) Segunda varredura para cima; (5) Segunda varredura para baixo (tração); (6) Finalização e saída.
0,3 pontos   
PERGUNTA 7
1. Um nadador habilidoso no nado de costas faz o seguinte procedimento para realizar a virada: 
 
“Ao se aproximar da borda, inicia o último ciclo da braçada e repentinamente vira-se de frente para o fundo da piscina (decúbito ventral) e, ao terminar o ciclo da braçada já iniciado, realiza uma cambalhota tocando direto os pés na parede, porém não encosta nenhuma das mãos, e impulsiona a borda com os pés, na posição dorsal.” 
 
Qual a interpretação desse movimento segundo as regras estudadas?
	
	a.
	O movimento está perfeitamente de acordo com as regras.
	
	b.
	O movimento fere as regras quando o nadador vira de frente para executar o último ciclo de braçada.
	
	c.
	O movimento está contrário às regras quando o nadador deixa de encostar uma das mãos na hora de fazer a virada.
	
	d.
	O movimento pode ser executado desde que o nadador não fique na posição ventral no momento da virada.
	
	e.
	O movimento fere as regras, pois o nadador deveria estar na posição ventral para deixar a borda, virando em seguida ainda submerso para a posição dorsal.
0,3 pontos   
PERGUNTA 8
1. Uma aluna de natação está aprendendo a executar a pernada do nado de peito. Uma das características das pessoas ainda pouco habilidosas é realizar a fase propulsiva da pernada com os joelhos em grande afastamento, o que reduz drasticamente o impulso obtido por meio da pernada. Assinale a alternativa que NÃO conjuga um objetivo que o professor pode traçar para corrigir essa execução com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.