Buscar

relatorio quimica gasolina-alcool

Prévia do material em texto

Introdução
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como, por exemplo, da destilação fracionada do petróleo.
Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono).
Objetivos
Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade.
Determinar o teor de álcool em uma amostra de gasolina e verificar se as mesmas estão dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso. 
Materiais e reagentes
50 mL de uma solução aquosa de NaCl
50 mL de gasolina (FRASCO 1)
1 proveta de 100 mL
1 rolha para tampar a proveta
1 pipeta de 10 mL
Procedimento
Usando a pipeta (ou um conta gotas), coloque 50 mL de gasolina na proveta. A seguir, adicione 50 mL de NaCl, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura NaCl-gasolina por 1 minuto. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.
Resultado do procedimento
Após análise da proveta em repouso constatou-se que havia 36 mL de gasolina e 64mL de água, álcool e NaCl. Sabendo que a concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%, volume a volume (ou, em unidades de concentração em volume, 180 mL/L a 240 mL/L). E que após a separação das fases conclui-se que havia 28% de teor de álcool [64% (água+álcool+NaCl) – 36%(gasolina)], pode-se dizer que a gasolina utilizada para o experimento (Frasco 1) estava adulterada.
Conclusão
O álcool é extraído pela água porque ambos são polares, baseado nos dizeres "Semelhante dissolve semelhante" conclui-se que a água dissolve o álcool e não a gasolina, que é apolar.
A mistura de querosene-gasolina não pode ser separada pela adição de água, porque ambos os componentes são apolares, ou seja, são imiscíveis em água, mas são bastante miscíveis entre si. A separação só pode ocorrer por um processo destilatório.
Uma mistura de duas substâncias, A (polar) e B (apolar), pode ser separada com a utilização de uma substância C (apolar) ou também com a utilização de uma substância D (polar). Isso acontece porque pelo principio da solubilidade uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar. Então, se acrescentar um composto apolar na mistura, ela irá solubilizar a substância apolar e esta solução ficará separada da substância polar. Da mesma maneira, se juntar uma substância polar, a substância polar da mistura será dissolvida e formará uma fase separada. 
UNIGRANRIO
CURSO: ENG. DE PRODUÇÃO
TURMA: IEN041-13 / 1
DISCIPLINA: QUIMICA INORGANICA I
PROF. ROBSON MARQUES
ALUNO: LUCAS PASSAMONTI DE SOUZA
MATRÍCULA: 5801716
RELATÓRIO
Experimento - Teor de álcool na gasolina

Continue navegando