Buscar

Dor Facial e Doenças Neuromusculares PD

Prévia do material em texto

DOR FACIAL E DOENÇAS NEUROMUSCULARES
PARALISIA DE BELL (PARALISIA IDIOPÁTICA DO SÉTIMO NERVO; PARALISIA FACIAL IDIOPÁTICA).
É uma paralisia aguda do nervo facial sem causa identificada. 
Características Clínicas: Como ocorre a disfunção nesse nervo, ocorre a perda abrupta do controle muscular de um dos lados da face, onde o paciente fica impossibilidade de sorrir, fechar o olho, piscar ou levantar a sobrancelha.
Causa: Não se sabe ao certo, mas tem sido relatado relação com:
Reativação de herpes simples/zoster;
Desmielinização/edema/isquemia do nervo;
Causa conhecida: Quando a causa é conhecida, o termo “Paralisia de Bell” não é utilizada
Danos óbvios ao nervo facial;
Traumas de cirurgias.
Coisas importantes para avaliar que pode colocar a paralisia em cheque (Possui outra doença além da paralisia).
Começo gradual;
Vertigem;
Ausência de melhora em 3 meses;
Ser bilateral;
Envolvimento de outros nervos cranianos;
Fraqueza;
Aumento de volume da glândula parótida.
Tratamento: É uma condição autolimitante, desse modo, sem nenhum tratamento a função completa do nervo é reestabelecida em pelo menos 75% dos pacientes (paralisia completa) e 90% com paralisia parcial. Os sintomas normalmente começam a regredir espontaneamente dentro de um a dois meses após o surgimento. 
Tratamento com corticosteróide: 30mg/kg de Predinisona por 10 dias. 
SÍNDROME DE FREY (SÍNDROME AURICULOTEMPORAL; SUDORESE E RUBOR GUSTATIVOS)
Essa síndrome é caracterizada pelo rubor facial e sudorese ao longo da distribuição do nervo auriculotemporal. O nervo auriculotemporal leva fibras sudomotoras, que são responsáveis pelo estímulo da sudorese. Após algum trauma, essas fibras ficam descontínuas. Desse modo, na tentativa de reestabelecer a inervação essas fibras “ativam” inadvertidamente as glândulas sudoríparas, fazendo com que o paciente tenha sudorese e a pele seja ruborizada (Isso ocorre após estímulo da mastigação).
Causas: Deve-se ocorrer a lesão do nervo auriculotemporal.
Abscesso na parótida, Cirurgia mandibular ou paratidectomia. 
Características Clínicas: Os sinais e sintomas incluem: Transpiração, rubor e calor na região pré-auricular e temporal durante a mastigação. (Esses sinais não ocorrem em seguida após trauma do nervo, existe um tempo médico de 2 meses a 2 anos).
Tratamento: Na maioria dos casos possuem resolução espontânea da síndrome. Pode-se realizar corte do nervo auriculotemporal ou glossofaríngeo, além de utilizar injeções de atropina ou toxina botulínica. 
NEURALGIA DO TRIGÊMEO (TIQUE DOLOROSO, TIQUE)
É a mais grave e mais comum das neuralgias faciais. Sendo caracterizada por uma dor semelhante a um choque elétrico, sendo aguda e cortante. Na maioria dos casos a dor está localizada na ramificação maxilar e mandibular. 
Neuralgia do trigêmeo secundária (resultante de um tumor intracraniano ou de infarto).
Diagnóstico diferencial de outras patologias:
O paciente sente dor a um toque suave em um ponto de gatilho;
A dor é extensa, paroxística e lancinante;
A duração de uma única dor é inferior a 2 minutos;
A dor e diminuída com o uso de Carbamazepina
Características Clínicas: No estágio inicial a dor é suave, sendo descrita como uma pontada e sensação de queimação. Com o passar do tempo, a dor torna-se mais intensa. 
Diagnóstico diferencial de neuralgia e tumor no SNC: Na neuralgia não ocorre perda sensitiva na face. 
Tratamento: Aplicação tópica de capsaicina sob forma de creme (um supressor nociceptivo da substância P) sob a superfície pode ser eficiente. 
Uso do anticonvulsivante carbamazepina, fenitoína e gabapentina (diminuem os canais de sódio e inibem descargar ectópicas).
O tratamento cirúrgico também pode ser considerado, uma vez que traz conforto por vários anos aos pacientes. (Descompressão Microvascular e Rizotomia por Radiofrequência).
NEURALGIA GLOSSOFARÍNGEA (NEURALGIA VAGOGLOSSOFARÍNGEA) – Nono par nervo craniano.
É semelhante a Neuralgia do nervo trigêmeo, a diferença é na localização. A dor é mais posterior, sendo nas amígdalas e ouvido. Essa dor irradia a partir da garganta para o ouvido devido ao envolvimento do ramo timpânico do nervo glossofaríngeo. 
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: Raramente há envolvimento bilateral, a dor é aguda, lancinante e extremamente intensa. A dor está relacionada com o movimento da mandíbula, sendo difícil identificar da dor causada por DTM. 
POSSÍVEIS CAUSAS: Resultado de causas secundárias, como neoplasias envolvendo a base do crânio ou aneurismas na fossa craniana posterior. 
TRATAMENTO: Utilização de anestésico tópico na amígdala e na faringe no lado da dor.
Medicamentos como: Carbamazepina, oxcarbazepina, baclofen, fenitoina e lamotrigina.
· Opções cirúrgicas podem ser consideradas.
ARTERITE TEMPORAL (ARTERITE DE CÉLULAS GIGANTES; ARTERITE CRANIANA)
É uma vasculite imunomediada das árterias cranianas, especialmente da árteria temporal superficial. Afeta com maior frequência os vasos da cabeça e do pescoço.
CAUSA: É desconhecida, mas existe relação autoimune contra a lâmina elástica da artéria. 
· O diagnóstico pode ser confirmado pela biópsia da artéria.
CARACTERÍSTICAS: Cefaleia unilateral, latejante, ardente, intensa e contínua, dor durante a mastigação ou quando utilizam chapéus (devido a pressão sobre a artéria). Febre, mal-estar, náusea, anorexia. 
Podem ocorrer perda de visão e dor retro-ocular. Essa perda de visão ocorre devido ao envolvimento da artéria ciliar posterior, que supre o disco óptico, resultando em papilopatia isquêmica. 
TRATAMENTO: Responde bem a corticosteroides locais e sistêmicos. É importante realizar o diagnóstico precocemente para evitar perda de visão. 
SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL
É uma disestesia (perda da capacidade de sentir dor), o paciente possui sensação de língua queimando, ardendo e sensação de língua crescendo. Ocorre principalmente entre mulheres na sexta década de vida. Essa síndrome é aparentemente, uma reposta imune a certos medicamentos, não relacionados aos inibidores da enzima conversora de angiotensina. É uma doença difícil de diagnosticar. 
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL: Pacientes com problemas psiquiátricos. A depressão e ansiedade possui fator de causa, mas não se sabe se é causa primária ou secundária. 
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: Apresenta um começo espontâneo, sensação de queimação na língua mais forte no terço anterior. 
TRATAMENTO: Deve-se excluiu o diagnóstico de candidíase. Gasta 15 dias para excluir.
Possibilidade de problemas nutricionais estarem associados à Síndrome da Ardência bucal. Entra com esse medicamento. Antioxidante de ácido alfalipoico 600 mg por 20 dias e 200 mg por 10 dias. Caso não melhore, elimina-se essa possibilidade. (Aguardar 60 dias para fechar diagnóstico).
Cloridrato de nortriptilina de 25 mg. Tomar 1 cápsula a noite (droga moduladora de humor).
Obs: Geralmente os pacientes recebem atendimento psiquiátrico, então deve-se fazer um relatório com o nosso tratamento proposto, hipótese do diagnóstico da síndrome, para o psiquiatra para não interferir na medicação utilizada em seu tratamento e encaminha para o psiquiatra. 
DISGEUSIA E HIPOGEUSIA
A disgeusia é definida como um paladar anormal persistente. É muito menos comum que uma simples deficiência na percepção do olfato (hiposmia, anosmia) e do paladar (hipogeusia, ageusia). Esses distúrbios precisam ser testados. Existem diversas ferramentes para utilizar no consultório:
CAUSAS: Medicamentos, infecções do trato respiratório, radioterapia/quimioterapia de cabeça e pescoço. 
TESTE DE PALADAR: Utilizar 5 mL de solução de NaCl, sacarose, ácido cítrico, cafeína e utilizar em diferentes concentrações. O Cirurgião-dentista deverá testar o paladar em 3 dias diferentes. Se o paciente tiver perdido o paladar: Perguntar se já fez radio/quimioterapia de cabeça e pescoço, exames de vitaminas, alterações no volume de saliva e alterações locais. 
TRATAMENTO: Será conforme a causa, se for devido a medicamento, ele deve ser trocado. Se for quimio/radioterapia, após o período poderá voltar. 
OSTEOARTRITE
É uma alteração degenerativa e destrutiva comum dasarticulações que até recentemente era considerada o resultado inevitável do simples uso e desgaste das estruturas anatômicas envelhecidas. 
CAUSAS: Com o uso contínuo da articulação, as fibras superficiais se partem, e porções de cartilagem hialina ou fibrocartilagem são destruídas, frequentemente se rompendo ou expondo o osso subjacente. O osso exposto apresenta, então, um duplo processo de destruição degenerativa e proliferação. 
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: A dor é contínua é profunda, mas é pior a noite que pela manhã. Erosão do contorno cortical, estreitamento ou obliteração do espaço cortical, irregularidades de superfície e protuberâncias (exostoses, osteófitos), nivelamento da superfície articular, osteocsclerose. 
TRATAMENTO: É feito com analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides. 
ARTRITE REUMATÓIDE 
É uma doença crônica, presumivelmente auto-imune, caracterizada por destruição inflamatório não-supurativa das articulações. Pode acomoter a sinóvia (onde fica o líquido sinovial) e a ATM, gerando uma DTM.
Pede-se exame FAN (Fator anti-nuclear)
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: Edema, dor, enrijecimento, deformação das articulações e incapacidade, possível fibrose e fusão óssea das superfícies articulares opostas. 
Não existe curta para a artrite reumatoide e o tratamento é minimizar da melhor forma possível, sendo feita por anti-inflamatório não esteroides e corticosteroides. 
DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR 
É um problema de todo o sistema mastigatório: dentes, ossos gnáticos, articulações e músculos. Todos os aspectos devem ser avaliados para a obtenção do diagnóstico e protocolo de tratamentos mais específicos. 
CAUSAS: Hiperatividade, espamo, triismo, inflamação, trauma, atrofia, deslocamento de côndilo, infecções, entre outros. 
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: Apresentam dor de cabeça, zumbido e dor de dente. 
Dor miofacial: Dor no músculo, quando os músculos da mastigação são palpados o paciente sente dor forte. 
TRATAMENTO: Anasgésicos, anti-inflamatórios, glicocorticoides e ansiolíticos. 
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL: Deve-se atentar a dor de origem odontogênica, por esse motivo, deve-se utilizar o teste de sensibilidade.

Continue navegando