Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: 100581 - METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Na escola podemos encontrar alunos com diferentes tipos de deficiências físicas, em consequência de lesões neurológicas, distrofias musculares ou tumores que agridem o sistema nervoso.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) As limitações dos alunos com lesões neurológicas não evolutivas tendem a diminuir com a introdução de recursos de estimulação específica.
( ) Nos alunos com distrofias musculares progressivas, as incapacidades funcionais tendem a diminuir progressivamente com a introdução de recursos específicos.
( ) Existe uma associação frequente entre deficiência física e problemas de comunicação, como, por exemplo, no caso de alunos com paralisia cerebral.
Assinale a sequência correta.
 
d )
 V, F, V.
QUESTÃO 2
No Atendimento Educacional Especializado, o aluno constrói conhecimento para si mesmo, o que é fundamental para que consiga alcançar o conhecimento acadêmico. Aqui, ele não depende de uma avaliação externa, calcada na evolução do conhecimento acadêmico, mas de novos parâmetros relativos as suas conquistas diante do desafio da construção do conhecimento. Portanto:
 
a )
os dois, escola comum e Atendimento Educacional Especializado, precisam acontecer concomitantemente, pois um beneficia o desenvolvimento do outro e jamais esse benefício deverá caminhar linear e sequencialmente.
QUESTÃO 3
A Síndrome de Asperger é um transtorno caracterizado por uma alteração qualitativa das interações sociais, semelhante à observada no autismo, com movimentos repetitivos e interesses restritos, mas considerada mais suave que o AC devido à alta habilidade cognitiva. Assinale a alternativa que corresponde a essa síndrome.
 
e )
A Síndrome de Asperger diferencia do autismo clássico pelo fato de que não é acompanhada de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo.
QUESTÃO 4
Algumas atividades predominantemente visuais devem ser adaptadas com antecedência e outras durante a sua realização por meio de descrição, informação tátil, auditiva, olfativa e qualquer outra referência que favoreça a configuração do cenário ou do ambiente. É o caso, por exemplo, de exibição de filmes ou documentários, excursões e exposições. A respeito disso, assinale a proposição correta:
e )
A apresentação de vídeo requer a descrição oral de imagens, cenas mudas e leitura de legenda simultânea se não houver dublagem para que as lacunas sejam preenchidas com dados da realidade e não apenas com a imaginação.
QUESTÃO 5
De acordo com a legislação brasileira sobre o conceito de deficiência física, é correto afirmar que
I - trata-se de uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
II - o comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua mal formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).
III - a deficiência física necessariamente provoca alterações e prejuízos na comunicação e na fala dos indivíduos. Assinale a alternativa correta.
d )
As afirmativas I e II são verdadeiras.
QUESTÃO 6
O direito à educação é um dos maiores princípios filosóficos da educação inclusiva. Assinale as alternativas corretas sobre outros princípios filosóficos e valores que devem ser cultuados pelos sistemas educacionais inclusivos para torná-los efetivos para todos.
I - Nos sistemas educacionais inclusivos, as escolas precisam ser responsivas e de boa qualidade.
II - Nos sistemas educacionais inclusivos todos devem ter o direito à participação e aprendizagem.
III - Nos sistemas educacionais inclusivos as escolas devem oferecer práticas iguais para todos, assim garantem o direito à igualdade.
Assinale a alternativa correta.
c )
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
QUESTÃO 7
As nomenclaturas de classificação da deficiência física dizem respeito à determinação da parte do corpo envolvida, temos assim:
d )
 para (membros inferiores), mono (somente um membro), tetra (quatro membros), tri (três membros) e hemi (um lado do corpo).
QUESTÃO 8
As pessoas com deficiência física, para exercerem seus direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, possuem o direito à acessibilidade em edificações de uso público. Sendo assim, devem ser feitas as devidas adaptações dos espaços físicos como:
I. Rampas com corrimões e/ou elevadores que permitam o acesso às pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo.
II. Lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários não usuários de cadeiras de rodas.
III. Banheiros adaptados que disponham de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, e barras de apoio nas paredes dos banheiros.
Estão corretas as asserções:
c )
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
QUESTÃO 9
No processo de construção do aprendizado das crianças com baixa visão e cegueira, os professores devem trabalhar com objetos que tenham algum significado para eles, os quais contribuam para que determinadas situações sejam lembradas. Lembrando também que estes sujeitos necessitam de materiais específicos que auxiliem no seu desenvolvimento durante este processo, o qual cabe à escola organizar as formas de oferecer acessibilidade a estes educandos. Marque a alternativa que traz a afirmação correta.
b )
até mesmo os pais da criança, por não terem conhecimento da deficiência e não terem clareza de como esta percebe o mundo, consideram que a criança não aprende por falta de interesse.
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que melhor descreve a educação oferecida para surdos em meados do século passado, quando o surdo era exposto a exercícios para a mobilidade e tonicidade dos órgãos envolvidos na fonação (lábios, mandíbula, língua etc.) e de respiração e relaxamento (chamado também de mecânica de fala) com o objetivo de desenvolver a fala. Esses procedimentos visavam à capacitação da pessoa surda para que pudesse utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que fosse possível usar a voz e fazer leitura labial, tanto na vida social, como na escola. De qual procedimento se referem essas informações?
 
d )
Oralismo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais