A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 3

Serviço Social
	1.
	O SUAS concretizou as ofertas de Benefícios Assistenciais prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Sobre o Sistema Único de Assistência Social, SUAS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) Conforme a NOB/SUAS, o objetivo do SUAS é assegurar a concretude dos preceitos da LOAS e integrar o Governo Federal com estaduais e municipais em uma ação pública comum de garantia de direitos.
 
(    ) O SUAS comporta três tipos de gestão: municípios, estado e união.
 
(    ) Segundo a NOB/SUAS, o Conselho Nacional de Assistência Social, CNAS é composto por 18 (dezoito) membros e respectivos suplentes, os nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.
 
(    )  (NOB/SUAS) PAIF é um trabalho de caráter continuado que visa a  fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
 
(    ) O tripé da seguridade social é assistência social, saúde do idoso e previdência social.
 
FONTE: Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução Nº 33, de 12 de dezembro de 2012. Aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social -NOB/SUAS. 2012. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/cnas/legislacao/resolucoes/arquivos-2012/cnas-2012-033-12-12-2012.pdf/download>. Acesso em: 25 jun. 2013.
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	 V - F - V - V - F.
	B)
	 V - F - F - V - F.
	C)
	 F - F - F - F - V.
	D)
	 V - V - F - F - F.
	A VI Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro de 2007, em Brasília/DF, apontou como deliberação “Tipificar e consolidar a classificação nacional dos serviços socioassistenciais”. A partir da Resolução Nº 109 de 11/11/2009, ocorreram mudanças por níveis de complexidades do SUAS.
FONTE: Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução Nº 109 de 11 de novembro de 2009. Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 2009. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/acesso-a-informacao/legislacao/assistenciasocial/resolucoes/ 2009/Resolucao%20CNAS%20no%20109-%20de%2011%20de%20novembro%20de%202009.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2013.
 
A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Serviço de Proteção Social aos Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas.
	B)
	Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência.
	C)
	Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI.
	D)
	Serviço de Proteção Social Especial a Indivíduos e Famílias.
	
	O profissional de Serviço Social deve estar preparado para as novas configurações da contemporaneidade em relação às políticas sociais. Dentre as problemáticas identificadas é possível observar que a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) surge como uma das estratégias de enfrentamento das expressões da questão social, aquelas voltadas à situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, o art. 2º, parágrafo único da LOAS nos diz que: a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais. A partir disso, analise as sentenças a seguir:
FONTE: BRASIL. Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm>. Acesso em: 25 jun. 2013.
 
I- O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício com prévia contribuição previdenciária.
 
II- O Benefício de Prestação Continuada (BPC) não é um benefício vitalício possível de ser repassado a outra pessoa, é um benefício individual.
 
III- O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial que garante o repasse mensal de 2 (dois) salários mínimos às pessoas com deficiência comprovada e impossibilitadas de manter sua própria subsistência ou de tê-la garantida por sua família. A mesma situação se aplica no caso dos idosos com mais de 65 anos.
 
IV- O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial que garante o repasse financeiro mensal aos idosos e às pessoas com deficiência que comprovem impossibilidade de automanutenção ou de tê-la suprida por sua família. As famílias devem comprovar a renda per capita mensal e esta deve ser inferior a um quarto de salário mínimo vigente. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	B)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	C)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	D)
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	Conforme preconiza a NOB/RH SUAS (2007) para a adequada gestão do Sistema Único de Assistência Social em cada esfera de governo, é fundamental a garantia de um quadro de referência de profissionais designados para o exercício das funções essenciais de gestão.
FONTE: Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução Nº 01, de 25 de janeiro de 2007. Publica o texto da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos – NOBRH/SUAS. 2007. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/publicacoes-para-impressao-em-grafica/norma-operacional-basica-de-recursos-humanos-do-suas-nob-rh-suas/arquivos/NOB-RH.pdf/download>. Acesso em: 25 jun. 2013.
 
Com relação ao quadro de profissionais, assinale a alternativa CORRETA sobre as funções da gestão municipal:
	A)
	Coordenação da Proteção Social Especial, Apoio às Instâncias de Pactuação e Deliberação.
	B)
	Gerenciamento do Fundo Estadual de Assistência Social, Coordenação da Proteção Social Básica.
	C)
	Coordenação da Proteção Social Básica, Monitoramento e Controle da Execução dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios.
	D)
	Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Assistência Social (Capacitação), Cooperação Técnica / Assessoria aos Municípios.
	O público-alvo definido no Plano Brasil Sem Miséria foram os brasileiros que, mesmo com os avanços sociais e econômicos do país nos últimos anos, continuavam em situação de extrema pobreza. Considerando que a extrema pobreza se constitui de diversas formas além da insuficiência de renda, o Plano foi estruturado em três linhas. São várias ações, programas e políticas, que envolvem vários ministérios. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) coordena o Brasil Sem Miséria. A partir disso, analise as sentenças a seguir:
 
I- Todos os estados brasileiros aderiram ao Plano Brasil Sem Miséria, sendo que famílias com renda mensal inferior a R$ 70,00 por pessoa foram caracterizadas como extremamente pobres.
 
II- Os estados da região nordeste foram os únicos que aderiram ao Plano Brasil Sem Miséria, sendo que famílias com renda mensal inferior a R$ 70,00 por pessoa foram caracterizadas como extremamente pobres.
 
III- Todos os estados brasileiros aderiram ao Plano Brasil Sem Miséria, que foi estruturado em três linhas: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços.
 
IV- Todos os estados considerados pobres aderiram ao Plano Brasil Sem Miséria. Esta ação é fundamental para o bom funcionamento das políticas de saúde, educação e assistência social, essenciais para a superação da extrema pobreza.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	B)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	C)
	As sentenças I e III estão corretas.
	D)
	As sentenças II e III estão corretas.
	A Previdência Social brasileira é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Neste sentido, pode-se dizer que a Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui, além de ser uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. Assim, a renda transferida pela Previdência

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.