Buscar

Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica 2021
“Para que o aluno aprenda uma língua [...] é preciso que ela faça sentido para ele, que ele compreenda que pode fazer uso dela para a comunicação nas mais diversas situações”. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base O Professor Global e o Ensino da Língua Inglesa: uma visão a partir do pós-método, assinale a alternativa que apresenta o que o professor deve levar em consideração no processo ensino aprendizagem de uma língua:
C) Ambiente de ensino, praticabilidade e possibilidade.
2. “De acordo com Richards e Rodgers [...], ao pensarmos cronologicamente a história do ensino de línguas, entendemos que, há muito tempo, teóricos tentam explicar o processo de ensino-aprendizagem de uma língua e, para tanto, criam, cada um, a sua teoria”. Identifique a alternativa correta que apresenta onde iniciou o estudo das línguas modernas:
A) Europa.
3. "O inglês é também o idioma mais ensinado como língua estrangeira ao redor do mundo  e a principal  língua de comunicação  em vários  domínios, como. Por exemplo, a aviação, o intercâmbio científico e as novas tecnologias  de informação e comunicação". Assinale a alternativa correta que apresenta de que forma uma língua torna-se global, segundo Crystal:
E) Pelo poder das pessoas que a usam.
4. "Segundo Crystal [...] uma língua se torna tradicionalmente internacional por uma única razão: o poder das pessoas que a usam, princialmente seus representantes políticos e militares". Identifique a alternativa correta que indica o país que passou a ser líder mundial na indústria e comércio no século XlX, segundo Crystal: 
E) Inglaterra.
5. “Diferentes teorias sobre a natureza da linguagem e como as línguas são aprendidas (a abordagem) implicam diferentes maneiras de ensinar a linguagem (o método), e diferentes métodos fazem uso de diferentes de atividades em sala de aula (a técnica)”. Podemos perceber uma complexidade que envolve alguns conceitos, além de constatar que cada urna das diferentes definições contribuiu para a história da teoria do ensino de línguas. Sendo assim, relacione os itens listados abaixo às suas respectivas características:  
1. Abordagem
2. Método
3. Técnica
(  ) um conjunto de suposições correlatas tratando da natureza da linguagem e da natureza do ensino/aprendizagem;
(  ) é uma habilidade particular, um planejamento, ou uma maneira de fazer para alcançar um objetivo imediato;
(  ) um plano global para a apresentação ordenada do material da língua, sem partes que se contradizem e do [síc] qual todos se baseiam, a abordagem selecionada.
A) 1 3 2 
6. “No final do século XIX e início do século XX, houve uma reação da parte dos teóricos em relação ao método da gramática e tradução”. Identifique a alternativa correta que indica a nova visão, que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, na qual os professores de línguas deveriam se preocupar também com questões relacionadas à oralidade:
B) Movimento da reforma.
7. “Ao longo dos anos, surgiram diferentes maneiras de explicar o processo de ensino-aprendizagem de uma língua. Aqui, adotaremos a visão de Borges (2010), em que podemos citar cronologicamente a forma como teóricos clássicos e essenciais para a discussão do terna o tratam. De acordo com essa visão (que se baseia nas ideias de Richards e Rodgers), a história do ensino de línguas é dividida em eras [...]”. Assinale a alternativa correta que apresenta a divisão da história do ensino de línguas:
E) Era dos Métodos, Era das Abordagens e Era do Pós-método.
8. “Aprender uma língua nessa época era o caminho para o acesso a literaturas clássicas. Com isso, esse método auxiliava a leitura da produção de grandes autores de maneira mais técnica, transformando os interessados em pessoas eruditas”. Identifique a alternativa correta que apresenta quais aulas são direcionadas apenas à leitura, à escrita e à compreensão de textos, não exigindo dos alunos questões relacionadas à fala ou à escuta:
A) Aulas de inglês instrumental.
9. "A disseminação do inglês em todo o mundo e o uso cada vez maior dessa língua criou uma necessidade crescente de professores qualificados [...]". Identifique a alternativa correta que aponta o significado de L2: 
E) Segunda língua.
10. "O objetivo  principal é compreender  as razões que fazem  do inglês uma língua global, ou seja ,a mais popular como ponte de comunicação entre as nações do mundo". Sobre a sigla LE, identifique a alternativa correta que apresenta seu significado: 
A) Língua Estrangeira.

Outros materiais