Buscar

ATA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Redação Comercial
ATA
*
*
*
CONCEITO
Ata é um resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para determinado fim. (Martins, p. 153)
Registro em que se relata o que se passou numa reunião, assembléia ou convenção. É, portanto, um relatório pormenorizado de tudo o que se passou em uma reunião. (Medeiros, p.152)
*
*
*
NORMAS
Geralmente são transcritas a mão pelo secretário, em livro próprio, que deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento, assinados pela autoridade máxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegação de poderes para tanto, esta também deverá enumerar e rubricar todas as folhas do livro.
*
*
*
NORMAS
 Como a ata é um documento de valor jurídico, deve ser lavrada (redigida, registrada) de tal forma que nada poderá ser acrescentado ou modificado. Se houver engano, o secretário escreverá a expressão “digo”, retificando o pensamento. Se o engano for notado no final da ata, escrever-se-á a expressão “ Em tempo: Onde se lê ...., leia-se....”. 
*
*
*
NORMAS
Nas atas, os números devem ser escritos por extenso, evitando também as abreviações. As atas são redigidas sem se deixarem espaços ou parágrafos, a fim de se evitarem acréscimos.
O tempo verbal preferencialmente utilizado é o pretérito perfeito do indicativo. 
*
*
*
NORMAS
Quanto a assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando liberado, apenas o presidente e o secretário.
Permite-se também a transcrição da ata em folhas digitadas, desde que as mesmas sejam convenientemente arquivadas, impossibilitando fraude.
*
*
*
NORMAS
Em casos muito especiais, usam-se formulários já impressos, como os das seções eleitorais ou ficha de registro de reunião.
A ata é redigida por um secretário efetivo. No caso de ausência, nomeia-se outro secretário ad hoc designado para essa ocasião. A expressão ad hoc significa para isso, para este caso, de propósito, designado para executar determinada função.
*
*
*
TEXTO
O texto deve sintetizar de maneira clara e precisa as ocorrências verificadas e deverá ser manuscrito, digitado ou datilografado, mas sem rasuras.
O texto será compacto, sem parágrafos ou com parágrafos numerados. 
Na ata do dia, serão registradas as retificações feitas à anterior. 
*
*
*
Elementos constitutivos de uma ata
Dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso).
Local da reunião.
Relação e identificação das pessoas presentes.
Declaração do presidente e secretário.
Ordem do dia.
Fecho.
*
*
*
Livro de atas: termo de abertura
	Contém esse livro 100 (cem) folhas numeradas a máquina de 1 (um) a 100 (cem), por mim rubricadas, e se destina ao registro das Atas das Reuniões da Diretoria da Sociedade....................., com sede, nesta capital, na Rua............................, n°….... A minha rubrica é a seguinte: …….…………………………
 Florianópolis, ……………………………………
 Presidente:…………………………………………
(assinatura)
(nome em letra de forma)
*
*
*
Livro de atas: termo de Encerramento
Contém este livro 100 (cem) folhas numeradas a máquina, que, rubricadas, pelo Presidente ..................., se destinaram ao registro das Atas das Reuniões da Diretoria da Sociedade........., conforme se lê no Termo de Abertura.
	Florianópolis,....................
	Presidente:..............
(assinatura)
(nome em letra de forma)
*
*
*
MODELO DE ABERTURA DE ATA
Ata da Assembléia Geral Ordinária de 02/2008 (cabeçalho) 
	Aos ......dias do mês de ....... de 2008, às ....horas, na sede social da ......., na rua .......,n°….., Florianópolis, SC, reuniram-se ……..
*
*
*
MODELOS DE FECHOS DE ATA
	....Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a sessão e convocou outra sessão para o dia ......, às.....horas e ........minutos, quando serão discutidos os recursos em pauta. E, para constar, lavrei a presente ata que subscrevo e vai assinada pelo Senhor Presidente depois de lida.
		Florianópolis, .... de.......2008.
							Fulano de tal
 Presidente
 Fulano de tal
Secretário
*
*
*
MODELOS DE FECHOS DE ATA
......Nada mais havendo a tratar, Fulano de tal agradece a presença do Sr. Beltrano, do Sr. X, das demais autoridades presentes e declara encerrada a reunião, da qual eu........................., Secretário em exercício, lavrei a presente ata, que vai assinada pelo Sr. Presidente e por mim.
	Florianópolis , .....de... de.....200
Fulano de tal
 Presidente
 Fulano de tal
Secretário
*
*
*
MODELOS DE FECHOS DE ATA
.....A sessão encerrou-se às .....horas. Eu.........................., Secretário em exercício, lavrei, transcrevi e assino a presente ata. 
Florianópolis , .....de... de.....200
Fulano de tal
 Presidente
 Fulano de tal
Secretário
*
*
*
Ficha de Registro de Reunião
Modernamente, por economia de tempo e trabalho, as reuniões são registradas não em livros de ata, mas em fichas. Evidentemente, essas fichas não possuem o valor jurídico de uma ata lavrada. Mas são práticas, fáceis de preencher e manusear.
*
*
*
Modelo
Ficha de Registro de Reunião
Tipo de reunião: Data: Duração:
Objetivos: Coordenador:
Assuntos Tratados: 
Conclusões:
Participantes:
*
*
*
Exemplos exercício sala
Grupo 1
	São José, no dia trinta e um de julho de dois mil e oito, participaram da reunião os seguintes diretores: Beltrano da Silva, José Sousa e Maria Machado. Considerados os aspectos positivos e negativos da situação de Humberto decidimos por um tempo determinado a sua permanência na empresa com o objetivo de após o treinamento melhorar o relacionamento da equipe visando a melhora do resultado.
Eu, Maria Machado lavrei a ata.
Assinatura
*
*
*
Equipe 2
São José, 31 de julho de 2008
		De acordo com reunião realizada nesta data, com os presentes .........., optaram por uma capacitação ao funcionário Humberto Silva para melhoria de seus resultados. Caso o mesmo não atinja o desempenho esperado num período de seis meses, será feita uma nova proposta.
*
*
*
Equipe 3
		De acordo com reunião realizada no dia 31/07/08 às 21:30 ficou decidido:
		Disponibilizar treinamento devido para que o Humberto possa ter um conhecimento maior na área em que está atuando. 
		A empresa esta ciente que o treinamento pode vir a não dar resultados e gerar custos para a empresa, sendo que demiti-lo não seria uma boa opção, pois estaríamos pondo no mercado um funcionário com grande conhecimento da empresa.
		Participaram da reunião: 
			(Assinatura presentes)
*
*
*
Grupo 4
	No trigésimo primeiro dia do mês de julho de 2008, às 21 horas e 45 minutos estavam reunidos Fulano da Silva, Beltrano de Sousa e Sicrano Machado na Faculdade Estácio de Sá, localizada no Município de São José, Santa Catarina para discutirem e tomarem decisão referente ao funcionário Humberto Silva, da Empresa Afrodite, que já foi promovido ao cargo de gerente, após doze anos de atividade como vendedor e que não está desenvolvendo a nova função conforme a expectativa esperada, inclusive com impactos nos resultados. Diante dos problemas enfrentados com essa promoção a equipe decidiu demitir Humberto com o objetivo de recontratá-lo após 6 meses como vendedor, considerando o aceite de Humberto e dentro das leis trabalhistas. A intenção é contratar para o cargo de gerente uma pessoa com experiência em liderança e foco em resultados. Sendo assim, fica por encerrada a reunião e segue abaixo a assinatura dos presentes.
*
*
*
Grupo 5
		Aos trinta e um dias do mês de julho de dois mil e oito, às vinte e uma horas e trinta minutos, na Faculdade Estácio de Sá, situada na cidade de São José no Estado de Santa Catarina, a direção
da Empresa Afrodite reuniu-se para definir os procedimentos que serão adotados em relação ao funcionário Humberto Silva, que substituiu o funcionário Sérgio no cargo de supervisor.
		Primeiramente a direção analisou os pontos positivos e negativos desta substituição, verificando que como ponto positivo que a empresa proporcionou ao seu funcionário Sérgio uma oportunidade de crescimento profissional e já como ponto negativo que a direção não proporcionou um treinamento e uma transição de cargo adequado ocasionando assim sérios problemas a sua equipe de vendas.
		Sendo assim a direção decidiu por dar todo o suporte ao funcionário Humberto deixando assim o funcionário Sérgio a sua disposição para auxiliá-lo em suas dúvidas e lhe proporcionar todo o apoio necessário para exercer suas funções.
		Sendo assim às vinte e duas horas encerrou-se a reunião.
 (assinatura de todos os presentes)
*
*
*
Modelo de ata 
Data, horário, local e objetivos 
  Aos quatorze dias do mês de outubro de mil novecentos e noventa e seis, com início às vinte horas, no salão de festas da Escola Estadual Duque de Caxias, sita na Avenida Tocantins, número duzentos e doze, Porto alegre, realizou-se uma reunião de todos os alunos da oitava série da escola, com o objetivo de preparar as festividades de conclusão do primeiro grau. 
*
*
*
Modelo de ata 
O presidente, a secretária da reunião e as pessoas presentes 
	A reunião foi presidida pelo líder da oitava série A, José Luís Lousada, tendo como secretária a líder da oitava série B, Andréia Passos. Contou com a participação de oitenta e dois alunos, dos professores conselheiros das três turmas e da vice-diretora, Fabíola Barreto. 
*
*
*
Relato da reunião propriamente dita. 
	Inicialmente, José Luís Lousado solicitou à vice-diretora que comunicasse as providências administrativas e o andamento legal referente ao término do primeiro grau. Foi esclarecido que os alunos de oitava série encerrariam o ano e fariam as recuperações juntamente com os demais alunos da escola, e que a direção pensava oferecer um coquetel no encerramento do ano letivo para alunos e professores da oitava série, ocasião em que os alunos receberiam o histórico escolar. A data para isso deveria ser escolhida nesta reunião. Após ouvir variadas sugestões e opiniões, o presidente da reunião solicitou que fossem votados dois itens: a escolha da data e se a entrega dos históricos escolares teria a presença dos pais, com homenagem a alguns professores. Alguns alunos inscreveram-se para defender diferentes pontos de vista sobre a conveniência ou não de se realizar uma reunião formal no encerramento do primeiro grau. Após debatidas as idéias apresentadas, José Luís Lousado encaminhou a votação, que obteve o seguinte resultado: cerimônia formal para entrega dos históricos escolares e posterior coquetel: cinqüenta e sete votos favoráveis e vinte e cinco contra; entrega informal com coquetel; vinte e cinco votos favoráveis e cinqüenta e sete contra. Em seguida, apreciadas as datas sugeridas, foi escolhido por unanimidade, o dia quinze dezembro para a realização do evento, com início às vinte horas. 
*
*
*
Modelo de ata 
Encerramento 
	Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Andréia Passos, secretária, pelo presidente da reunião, pela vice-diretora e pelos professores e alunos presentes. 
*
*
*
Modelo de ata

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais