Buscar

Exercício 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
O exame físico de um cliente revelou um aumento do nódulo tonsilar. Assinale a alternativa que apresenta as características de um nódulo infectado em fase aguda.
Você acertou!
A. 
Firme, mas móvel e dolorido à palpação.
As características de um nódulo infectado em fase aguda são: firme, mas móvel e dolorido à palpação. O exame dos linfonodos é realizado por meio de palpação e inspeção. A avaliação relaciona-se ao tamanho, dor local e simetria (ao comparar com o lado oposto). As alterações nos linfonodos geralmente se devem a processos inflamatórios ou infecções. Para realizar a inspeção, com o paciente sentado, o examinador posiciona-se na frente dele, inicia o exame palpando com as polpas digitais os linfonodos. Nódulos palpáveis, doloridos e aquecidos normalmente indicam infecção na área de onde os vasos linfáticos drenam para aquele nódulo. Linfonodos duros, como borracha, irregulares, fixos e não doloridos são um possível sinal de linfoma.
2. 
Considerando a realização de um exame físico, o enfermeiro pode avaliar melhor a força do músculo esternocleidomastoideo fazendo com que o cliente:
Você acertou!
A. 
vire a cabeça contra uma resistência.
O paciente deve inclinar a cabeça contra uma resistência. A palpação pode ser realizada uni ou bimanualmente. A palpação dos músculos do pescoço (occipitais, esternocleidomastoideo, trapézio, escalenos, elevadores da escápula e romboides) é importante, uma vez que esta região concentra muitos pontos de tensão, hipertonia muscular e pontos gatilhos, sobretudo em indivíduos com alterações posturais instaladas. A palpação do músculo esternocleidomastoideo deverá ser feita em todo seu trajeto.
3. 
Enquanto examina o pescoço do paciente, o enfermeiro encontra a traqueia na linha mediana, mas tem dificuldade para palpar a tireoide. Qual atitude o enfermeiro deve proceder?
Você acertou!
A. 
Documentar este achado como normal.
Nesse caso, o enfermeiro deve documentar este achado como normal. A tireoide é lisa, elástica, flexível, indolor, com ausência de sopro ou murmúrio. Em obesos, tem-se dificuldade de palpar a tireoide.
4. 
Um paciente queixa-se de queda da pálpebra, bochechas e boca para um dos lados. Este achado está provavelmente associado a patologia de qual par craniano?
Você acertou!
A. 
Nervo craniano VII.
Está associado ao nervo craniano VII. Nervo facial é também um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatória. Ele emerge do sulco bulbo-pontino por uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermédio. Juntamente com o nervo vestíbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acústico interno, no interior do qual o nervo intermédio perde a sua individualidade, formando-se assim um tronco nervoso único, que penetra no canal facial. A raiz motora é representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermédio. O nervo facial dá inervação motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço (músculo estilo-hioideo e ventre posterior do digástrico).
5. 
A enfermeira, ao avaliar o nariz de uma adolescente, após inspeção e palpação, não identifica nenhuma alteração. Assinale a alternativa que apresenta achados normais em um exame físico das narinas.
Resposta correta
A. 
Nariz simétrico e na linha média. Ao utilizar espéculo, observa-se ausência de obstrução nasal em narinas, mucosas e cornetos inferiores de coloração rosácea, ausência de pólipos, secreções e sangramentos.
São achados normais em um exame físico das narinas: nariz simétrico e na linha média, ausência de obstrução nasal em narinas, mucosas e cornetos inferiores de coloração rosácea, ausência de pólipos, secreções e sangramentos. Na inspeção das narinas deve-se, primeiramente, visualizar seu aspecto externo buscando alterações cutâneas externas, deformidades no esqueleto nasal, que podem ser a causa da obstrução nasal. Na inspeção nasal devem ser observados: estado dos cornetos inferiores (cor e tamanho); deformidades no septo nasal; lesões anormais (pólipos); secreções, sangramentos; mucosa nasal.

Outros materiais