Buscar

Gentrificação do Bairro Dom Bosco em Juiz de

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Gentrificação do Bairro Dom Bosco em Juiz de Fora
Uma análise textual.
*
*
*
 
 
 Fonte:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=742776
*
*
*
Breve Histórico
“Com o crescimento de Juiz de Fora, bairros que antes ficavam em áreas isoladas começaram a serem englobados pela área urbana da cidade. A década de 1970 foi crucial neste processo, mas são nas décadas de 1980 e 1990 que ocorre a explosão de investimentos imobiliários na região. A grande questão a ser levantada é a diferença entre o processo que levou à construção e consolidação do bairro Dom Bosco durante cinco décadas do século passado (1920 a 1970) e o processo de ocupação da região no período que vai da década de 1980 até os dias atuais.” MENEZES, M. L. P. (2010)
*
*
*
“O local, lócus da reprodução da vida social e comunitária, é transformado a partir de atores e ações vinculados ao capital estranho ao próprio lugar, territorializando novos objetos para a reprodução do capital e desterritorializando compulsoriamente as formas de vida comunitária. As contradições geradas por este processo dão as condições materiais necessárias para o movimento de luta dos moradores contra a nova função e uso dado ao bairro pelo capital. A construção de estruturas como o shopping, o hospital privado Monte Sinai e a universidade, aos quais a população mais pobre e tradicional do bairro não tem acesso, propicia a luta e intensifica as desigualdades, produzindo o movimento de “contraespaço” pelos movimentos sociais locais, ou seja, a comunidade se organiza e imprime uma práxis de luta contrária a todo o processo de opressão, gentrificação e segregação espacial.” MENEZES, M. L. P. (2010).
*
*
*
Maior problema atualmente e possível solução.
A associação de moradores do bairro que deveria representar os interesses da comunidade não o faz, caindo no conformismo das políticas assistencialistas municipais.
Para sanar esta problemática uma solução possível é uma maior organização da população para poder ter mais força para reivindicar seus direitos junto aos órgãos públicos.
*
*
*
Bibliografia
MENEZES, M. L. P. ; Monteiro, Gabriel Lima . O ESPAÇO FORA DO LUGAR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO DO BAIRRO DOM BOSCO E SEUS IMPACTOS PARA A COMUNIDADE LOCAL. Scripta Nova (Barcelona), v. 1, p. 1-14, 2010.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais