A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
PROVA DE ANTROPOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

PROVA INTREGADORA 
PERGUNTA 1
1 / 1 pts
A interrogação do ser humano sobre si mesmo é antiga. É possível alegar que em todas as sociedades há seres humanos observando, estudando e definindo outros seres humanos. A reflexão do ser humano sobre si mesmo é uma tarefa tão antiga quanto a humanidade. Entretanto, uma ciência que estudasse o ser humano – a Antropologia – é recente, do final do século 18. É nessa época que, pela primeira vez, começam a se aplicar aos seres humanos os métodos até então utilizados na área física ou da biologia. O surgimento da Antropologia é importante porque:
  
  
Toda maneira de pensar e agir se fundamenta num conceito antropológico; isto é, numa percepção do que seja ou quem seja o ser humano.
 
 
 
IncorretaPergunta 2
1 / 1 pts
Como agente moral livre, o ser humano deveria desfrutar de sua liberdade com responsabilidade; afinal, enquanto os animais têm a capacidade de se adaptar às novas circunstâncias, os seres humanos não precisam experimentar ações, entretanto podem avaliar as ações potenciais. Dessa forma, para não incorrerem no primeiro erro, o casal deveria:
  
Manter a confiança em Deus e avaliar as consequências de seus futuros erros a fim de tomar a decisão mais sensata.
 
 
Prova regular - Parte 1
Pergunta 1
1 / 1 pts
Dentre as áreas citadas abaixo, escolha a opção que apresente apenas as áreas que dizem respeito à Antropologia Cultural:
  
As alternativas B e D estão corretas.
 
 
 
Pergunta 2
1 / 1 pts
“Deus moldou Adão a partir do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida; como resultado, tornou-se um ser vivente. Então, temos a seguinte fórmula: pó da terra + fôlego da vida = ser vivente. Como criatura, o ser humano é finito, embora feito à imagem de Deus.” A partir dessa afirmação, entendemos qual aspecto da Antropologia Cristã?
  
  
O ser humano e uma criatura, um ser finito.
 
 
Pergunta 3
1 / 1 pts
A perfeição do ser humano, a partir da criação de Deus, envolve pelo menos quatro dimensões. Dentre elas, diz-se que a inocência e ausência de malícia de Adão e Eva eram resultado de haverem sido criados moralmente virtuosos e perfeitos. Essa descrição corresponde a qual das seguintes dimensões:
  
Um estado de virtude e retidão.
 
 
  
 
 
Pergunta 4
1 / 1 pts
Qual das opções abaixo apresenta uma consequência do pecado do primeiro casal?
  
Todas as alternativas estão corretas.
 
 
Pergunta 5
1 / 1 pts
Historicamente, quais são os dois principais – e antagônicos – pontos de vista sobre a natureza humana?
  
  
Dualismo clássico e holismo bíblico.
 
 
Pergunta 6
1 / 1 pts
“[O ser humano] brota como a flor e murcha. Vai-se como a sombra passageira; não dura muito” (Jó 14:2, NVI). Esse texto está fazendo menção imediata a qual característica do ser humano?
  
Mortalidade e brevidade da vida.
 
  
 
Pergunta 7
1 / 1 pts
“A doutrina do tormento eterno consciente é incompatível com a revelação bíblica do amor divino e da justiça. A intuição moral que Deus implantou em nossa consciência não pode justificar a crueldade insaciável de um Deus que sujeita pecadores a tormentos intermináveis.” Esse enunciado apresenta um tipo de incompatibilidade entre a doutrina do inferno e o caráter de Deus. Essa incompatibilidade pode ser definida como:
  
Moral.
 
 
Pergunta 8
1 / 1 pts
“É o dom através do qual o Espírito transmite conselhos e instruções para a Igreja por meio de visões e sonhos. Deus manifesta a Sua vontade através deste dom para um grupo menor ou para a Igreja como um todo. A inspiração profética pode ser usada por Deus como e quando lhe apraz.” Esse enunciado diz respeito a qual dos dons enumerados abaixo?
  
  
Profecia.
 
  
Pontuação do teste: 8 de 8

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.