Buscar

ASPECTOS ANATÔMICOS E FUNCIONAIS DOS VERTEBRADOS

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANATÔMICOS E FUNCIONAIS DOS VERTEBRADOS
SISTEMA ESQUELÉTICO
O esqueleto de um vertebrado costuma ser dividido em: esqueleto axial e esqueleto apendicular. 
· O esqueleto axial: constituído pelo crânio e pela coluna vertebral, define o eixo corporal e protege o sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinal. O encéfalo localiza-se dentro do crânio, e a medula espinal no canal formado pelas perfurações existentes nas vértebras da coluna.
· O crânio, localiza-se na cabeça, compõe-se de duas partes: o neurocrânio, ou caixa craniana, e o esplancnocrânio, ou crânio visceral. O neurocrânio é constituído por placas ósseas ou cartilaginosas abauladas, intimamente unidas entre si, formando uma estrutura ovoide que contém o encéfalo e os órgãos dos sentidos (olhos, orelhas etc.). O esplancnocrânio, por sua vez, compõe-se da mandíbula e das varias estruturas esqueléticas que sustentam a parte anterior do tudo digestório. É o resultado da transformação gradual de primitivas traves da faringe (arcos branquiais), ocorridas durante a evolução dos vertebrados
· A coluna vertebral é composta de peças esqueléticas perfuradas, as vértebras, que se articulam entre si, formando um eixo de sustentação corporal flexível. Cada vertebra possui uma região central compacta e um anel dorsal, por onde passa a medula espinal. Na região do tronco, as vértebras apresentam projeções ventrais alongadas – as costelas – que dão sustentação à parede do corpo e protegem os órgãos internos.
· Além do esqueleto axial, a maioria dos vertebrados é dotada de esqueleto apendicular, constituído pelas estruturas esqueléticas dos membros anteriores e posteriores, e pelos elementos esqueléticos que articulam os membros com o esqueleto axial, os cíngulos articulares.
SISTEMA TEGUMENTAR
· O revestimento do corpo dos vertebrados é a pele, formada por duas camadas firmemente unidas entre si: a epiderme, mais externa, e a derma, mais interna. Entre outras funções, a pele protege tecidos e órgãos, além de secretar substâncias e atuar como superfície respiratória, no caso dos anfíbios. É nela que se originam estruturas protetoras do corpo como escamas, placas córneas, unhas, cornos, penas e pelos.
· A superfície do corpo dos vertebrados pode apresentar ainda diversos tipos de glândula. Peixes e anfíbios, por exemplo, têm glândulas secretoras de muco, que umedece e lubrifica a pele; alguns sapos possuem glândulas de veneno, cuja função é afastar os inimigos; mamíferos dispõem de diversas glândulas tegumentares, entre elas as mamárias, as sebáceas, as sudoríparas e as lacrimais.
SISTEMA DIGESTÓRIO
· O sistema digestório dos vertebrados é constituído por um tubo com regiões bem diferenciadas (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus) e por diversas glândulas acessórias. O intestino de condrictes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos monotremados termina em uma câmara, a cloaca, onde desembocam também os sistemas excretor e reprodutor. O intestino dos peixes ósseos e de mamíferos marsupiais e placentários abre-se diretamente no ânus, independentemente de abertura dos sistemas excretor e reprodutor.
· Há duas importantes glândulas associadas ao tudo digestório dos vertebrados: fígado e pâncreas. O fígado produz bile, cuja função é emulsionar as gorduras presentes no alimento, facilitando sua digestão. O pâncreas produz uma secreção rica em enzimas digestórias.
· O comprimento do intestino dos vertebrados está associado ao tipo de dieta da espécie. Herbívoros apresentam intestino geralmente mais longo que o de carnívoros, o que se relaciona com a digestão mais lenta de alimentos de origem vegetal.
SISTEMA CIRCULATÓRIO
· Os vertebrados apresentam um coração musculoso, cujas contrações rítmicas bombeiam o sangue para as artérias, que se ramificam por todo o corpo, originando finas arteríolas. Estas se ramificam, formando uma vasta rede de capilares sanguíneos, vasos muito finos em que o sangue circulante está separado dos tecidos ao redor por uma única camada de células, que constitui a parede do capilar. Essa proximidade do sangue aos tecidos possibilita alta eficiência nas trocas de gases, nutrientes e excreções. Os vasos capilares juntam-se progressivamente, originando vênulas, que se unem e formam veias cada vez mais grossas, pelas quais o sangue é conduzido de volta ao coração.
· O coração dos vertebrados apresenta dois tipos de câmaras que se intercomunicam: o átrio cardíaco (ou aurícula), de parede muscular relativamente fina e que recebe sangue trazido pelas veias, e o ventrículo cardíaco, de parede muscular mais grossa e que recebe sangue do átrio (ou átrios), bombeando-o para as artérias. O sangue passa do átrio para o ventrículo através de valvas cardíacas.
· A estruturas do coração e do sistema circulatório varia nos diferentes grupos de vertebrados. Peixes e larvas de anfíbios têm um só átrio, que recebe o sangue venoso, e um só ventrículo, de onde o sangue é bombeado para as brânquias e aí é oxigenado. Das brânquias o sangue passa para a artéria aorta, que o distribui para todo o corpo.
· Anfíbios adultos têm dois átrios e um ventrículo. O sangue pobre um gás oxigênio

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes