A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
AVALIAÇÃO PROFOP - FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE (QUESTÕES RESOLVIDAS)

Pré-visualização|Página 1 de 1

FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE (AVALIAÇÃO PROFOP - QUESTÕES RESOLVIDAS)


QUESTÃO 1 - Marque Verdadeiro ou Falso:

( V ) A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho do docente.

( F ) A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes filosóficos e religiosos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade.

( V ) Uma boa parte dos professores, provavelmente a maioria, baseia a sua prática em prescrições pedagógicas que viraram senso comum.

Resposta : V, F, V


Feedback: As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras, pois sabemos que atualmente ainda existem profissionais que utilizam práticas incorporadas adquiridas pela observação do trabalho de companheiros de trabalho mais velhos ou ainda se baseando em atitudes e práticas de seus professores da época que frequentou a escola, sendo assim a afirmativa é verdadeira. Segundo Libâneo (1983, p.11-19):

"Fica claro que o modo como os professores realizam sou trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias, ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente. "

Já a afirmativa 2 é falsa pelo fato da prática escolar ter atrás de si condicionantes sociopolíticos e não condicionantes filosóficos e religiosos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade.



QUESTÃO 2 - Predomina a autoridade do professor, que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida; em consequência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio. A questão se refere ao:

Resposta : relacionamento professor-aluno



QUESTÃO 3 - Em relação à Tendência liberal renovada não-diretiva, pressupostos de aprendizagem, complete a frase: A motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca:

Resposta: da autorrealização 


QUESTÃO 4 - O comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por meio de reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma: “Se a ocorrência de um comportamento operante é seguida pela apresentação de um estímulo (reforçador), a probabilidade de reforçamento é aumentada. A qual autor se refere a questão?

Resposta: Skinner


QUESTÃO 5 - A valorização da escola como instrumento da apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la:

Resposta: Democrática


QUESTÃO 6 - A década de 1980 se inicia ainda sob a efervescência e ansiedade do restabelecimento do estado democrático de direito no Brasil, após um longo período de:

Resposta Marcada : ditadura militar


QUESTÃO 7 - A preocupação de Freire girava em torno da educação das classes populares inicialmente de caráter extra-escolar, não formal. Seus princípios e práticas tornaram-se pontos de referência para os professores no mundo todo. Marque a afirmação INCORRETA:

Resposta Marcada: A valorização da autoridade do professor


Feedback: Os princípios e práticas de Freire são pautados na ideia de que a educação deve valorizar as experiências já adquiridas pelos alunos em seu cotidiano e deve existir um diálogo constante entre aluno e professor, ou seja, o discente deve ser um indivíduo ativo nesse processo, sendo assim a valorização da autoridade do professor está totalmente em desacordo com as práticas e princípios de Freire.


QUESTÃO 8 - A pedagogia desse autor tinha como preceito a reflexão, a experimentação e o compromisso com uma escola democrática e popular, procurando proporcionar aos filhos do povo os instrumentos necessários à sua emancipação, através da “autogestão e educação pelo trabalho”. De qual autor o enunciado está falando?

Resposta: Freinet


QUESTÃO 9 - Planejamento segundo as necessidades a atender: agricultura, educação, etc.

Resposta: Setorial


QUESTÃO 10 - É importante ressaltar que nenhum planejamento pode ser rígido. Frequentemente ocorrem circunstâncias que ensejam modificações, acréscimos, substituições. Isto pode ser efetivado graças à flexibilidade, característica essencial de qualquer planejamento. Essa afirmação é:

Resposta: Verdadeira





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. In: Revista da ANDE, n.6, p.11-19, 1983.



Material produzido por Gil e Amanda Cardoso