Buscar

SARA - Sistema Ativador Reticular Ascendente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SARA – Sistema Ativador Reticular Ascendente
	É uma parte que vem do tronco encefálico, pega parte do diencéfalo e está entre a massa branca e cinzenta. É um dos principais responsáveis por regular o ciclo sono-vigília. 
SARA é uma pequena parte do nosso cérebro que é responsável pela filtragem da informação que processamos. Ou seja, o nosso cérebro não consegue processar 100% da informação, sendo SARA, uma área responsável pela percepção, porém, essa percepção, varia de acordo com o foco do indivíduo. 
Ou seja, ele é responsável por nossa atenção seletiva, filtrando os estímulos que recebemos durante o dia. Quando o indivíduo está focado em uma coisa, na verdade, ele ativou o córtex, para prestar atenção naquilo, deixando que o resto das informações sejam processadas pelo subconsciente. 
O sistema ativador reticular ascendente (SARA) intervém na regulação do estado de vigilância. Isso significa que as percepções apenas se tornam conscientes quando a córtex é estimulada por impulsos contínuos procedentes da formação reticular.
► “As vias sensoriais ascendentes ramificam-se ao longo da formação reticular do tronco cerebral onde contribuem para a energia intrínseca ativadora”.
► Os estímulos sensoriais diminuídos facilitam o sono através de uma redução de impulsos da formação reticular ativadora sobre o córtex cerebral. Ao contrário, estímulos quando aumentados produzem uma maior despolarização da formação reticulada ativadora ascendente com consequente estimulação cerebral. Através de conexões corticorreticulares pode-se manter uma retroalimentação positiva conhecida como auto ativação.
Através do resultado do estudo das secções sucessivas do tronco cerebral e da conclusão de que a formação reticular é responsável pelo vigília denomina-se de Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA) a formação reticular localizada superiormente ao segmento médio da ponte até o diencéfalo.
A formação reticular localizada abaixo do porção média pontina foi denominada de Sistema Inibidor Reticular Ascendente (SIRA). A estimulação do SIRA provoca padrões de sono e sua destruição ocasiona uma desinibição do sistema reticular ativador, mantendo o organismo acordado numa percentagem de tempo acima do normal.
Bom uso do SARA 
É importante definir metas e anotar o que precisa ser feito para alcançar tal objetivo, isso é primordial para nos ajudar a realizar qualquer coisa. Porque, ao fazer isso, o SARA ativa o córtex cerebral para que ele direcione a atenção seletiva para aquele objetivo.

Continue navegando