Buscar

Semótica e Percepção - Atividade A3

Prévia do material em texto

A semiótica serve à leitura e à compreensão de signos. Com o uso dela, como uma ferramenta, você será capaz de identificar o que determinados signos comunicam, na composição de uma peça visual, por exemplo.
Faça um pequeno texto com uma análise semiótica comparativa dos dois cartazes abaixo. Considera fazer a análise a partir dos três pontos de vista semióticos, qualitativo icônico, singular indicativo e convencional simbólico.
 
Figura 01: Esquerda: Cartaz de convocação de jovens paulistas para a revolução de 1932. 
Direita: Cartaz produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda do governo de Getúlio Vargas, em 1939, no contexto da II Guerra Mundial.
Segue análise dos cartazes sob três pontos de vista semióticos diferentes:
Os dois cartazes são sobre alistamento militar, mas com formas distintas de conversar com o público.
No primeiro cartaz vemos cores, que destaca o soldado com olhar sério apontando para que a vê. Mostrando que quer falar com quem está lendo. E logo percebemos ser algo ligado ao militarismo, a causa militar. Em segunda instância percebemos a bandeira trazendo um ar patriota á comunicação. Os textos aparecem depois fazendo o seu papel de traduzir as imagens, retratando o que as imagens querem passar, chamando o público para cumprir seu papel como cidadão e proteger seu estado.
No segundo cartaz já temos uma boa diferença, iniciando pela falta de cor. A primeira sensação que temos é de um soldado alegre, retratando que ele é feliz, orgulhoso pelo seu trabalho.
A segunda informação que percebemos é o texto, que diz “o Brasil está presente” e me induz a pensar que o Brasil está presente em alguma guerra. Em terceira instância nota-se atrás um cenário de guerra, talvez pós-guerra, com tanques e soldados armados, com famílias alegres e contentes acenando para o soldado repassando o papel de herói que ele está exercendo para com o país. Isso faz com o público entenda que participando do serviço militar você se torna herói para todos a sua volta e isso causa orgulho.

Continue navegando