Buscar

Sistema Nervoso animal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Nervoso animal
1) diferencie uma sinapse excitatória de outra inibitória, relatando os eventos moleculares. 
Quando um neurotransmissor se liga a uma proteína de membrana que é capaz de abrir o seu canal e permitir a passagem de sódio (Na+) do meio extracelular para o intracelular, ocorre uma alteração da polaridade na célula, ou seja, uma alteração no potencial de ação, permitindo uma continuação da propagação do impulso nervoso, o que ocorre durante uma sinapse excitatória. Entretanto, diferentemente, uma sinapse inibitória ocorre quando uma proteína da membrana ligada a um neurotransmissor abre o canal para potássio (K+) ou cloreto (Cl-), entrando do meio extracelular para o intracelular, não ocorre a alteração da polaridade na célula, sendo assim, não permitindo a propagação do impulso nervoso. 
2) cite células da Glia e explique mais sobre a célula mais presente quantitativamente.
São as células Oligodendrócitos, microglia, ependimócitos, astrócito e a célula de Schwann. As mais abundantes dessas células são os astrócitos. Pode ficar em contato direto com o neurônio e vaso sanguíneo, e fornecem suporte estrutural e metabólico para os neurônios. Liberam fatores neurotróficos, fundamentais para a multiplicação e desenvolvimento dos neurônios. Permitem que os neurônios fiquem maiores com alongamento de axônios e dendritos. São fundamentais para manter a área extracelular ideal para neurônios e neuroglia. Impedem a acumulação de substâncias neurotóxicas. Participam no processo de reparo após casos de ocorrência de lesão tecidual. 
3) explique: O que são as meninges, quais suas camadas e o que é espaço epidural.
São camadas que envolvem encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. Constituídas de três camadas: dura-máter, pia-máter e aracnóide. Nas proximidades da região lombar a medula espinhal “encurta” em formato de funil, apresentando um espaço entre a meninge e a medula, este é o espaço epidural. 
4) explique um pouco sobre a amígdala 
As amígdalas são estruturas associadas ao hipocampo que é pertencente ao encéfalo. A amígdala está associada ao sentimento do medo e ansiedade, sendo um mecanismo de defesa. Quando não é funcional, o animal é dócil pois medo e ansiedade não são apresentados. 
5) quais as principais diferenças entre o sistema nervoso periférico autonômico simpático e o parassimpático?
Enquanto o simpático se utiliza de nervos espinhais torácicos e lombares, o parassimpático, de nervos craniais e sacrais. Basicamente, para realizar sinapses, o simpático possui uma cadeia de gânglios do simpático (cadeia de gânglios paralelos à coluna vertebral) e gânglios colaterais (mais próximos aos órgãos) e a medula da glândula adrenal. Já o parassimpático se utiliza de gânglios próximos aos órgãos, e os plexos nervosos.
No simpático o primeiro neurônio com a acetilcolina sai e faz uma sinapse na cadeia de gânglios do simpático ou nos gânglios colaterais. Um segundo neurônio sai e faz sinapse com o órgão alvo, liberando adrenalina ou noradrenalina. Já no parassimpático, o primeiro neurônio sai do sistema nervoso central com a acetilcolina, faz sinapse no gânglio ou no plexo nervoso e daí outro neurônio segue para o órgão de interesse ainda com a acetilcolina. 
Por mais que atinjam um mesmo órgão, são antagônicos nas reações que geram no órgão, para haver um equilíbrio de funcionamento do corpo.

Outros materiais