Resumo_do_questionário_de_logí
3 pág.

Resumo_do_questionário_de_logí


DisciplinaAdministração Logística133 materiais2.613 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Resumo do questionário de logística
1-O que é demanda independente? Qual a diferença entre ela e a demanda dependente? Por que é importante conhecer esse conceito?
R.: Demanda independente é aquela que não é afetada pelas necessidades de produção, que não depende de outro nível de estrutura para serem calculados e fabricados. A demanda dependente é tudo que está ligado aos planos de produção ou a itens \u201cpai\u201d, estão também dentro de uma estrutura de produto e logicamente dependem da demanda deste nível hierárquico para serem programados. Esse conceito é de vital importância para o bom atendimento aos clientes e ainda para o próprio funcionamento da empresa, pois se são tivermos uma previsão clara sobre a demanda e sobre suas oscilações, podemos sofrer com a falta ou excesso de mercadorias.
2- Qual a função do estoque? 
R.: É amenizar o desequilíbrio existente entre a produção e a demanda. Quanto maior o ritmo da produção, maior será o estoque.
3- Explique o que é estoque de antecipação.
R.: Estoque de antecipação é quando existem produtos com comportamento sazonal de demanda, ou seja, os estoques são gerados antecipadamente e consumidos durante determinado períodos de picos.
4- Qual a diferença entre estoque de segurança e estoque de proteção?
R.: O estoque de proteção é formado para proteger de algo que temos certeza que vai ocorrer no processo de abastecimento e tem uma duração temporária, o estoque de segurança é duradouro, tem por objetivo atender às oscilações de consumo e fornecimento.
5- Qual a importância de se possuir indicadores de desempenho relacionados aos estoques? Mencione e descreva pelo menos três indicadores relacionados ao controle de estoque.
R.: A organização moderna precisa ter ênfase na redução de estoque. Quando há um crescimento ou queda nos níveis de estoques ocorre um grande impacto nas finanças.
Giro de estoque: corresponde à quantidade de vezes em que o estoque é consumido durante um determinado período, geralmente um ano. A organização tem usado esse método para fazer comparação do desempenho com as demais empresas do mesmo segmento.
Cobertura de estoque: está vinculado à taxa de uso do item e tem por base no cálculo da quantidade de tempo de duração do estoque, caso não haja resuprimento.
Acurácia de estoque: determinada pela relação entre a quantidade física que existe no armazém e aquela que existe nos registros de controle. Esses registros podem ser armazenados em sistemas avançados e que integram os processos ou em um simples controle de fichas.
6- Descreva com suas palavras o conhecimento genérico e o conhecimento específico.
R.: Ambos os conhecimentos estão ligados ao processo de negociação da organização. O conhecimento genérico atribui ao planejamento estratégico, uma vez que, focaliza a interação da organização com o ambiente externo, envolve tomada de decisões pela administração e possui um impacto significante em longo prazo e envolve recursos como o dinheiro. Vale ressaltar que na cadeia de abastecimento o profissional de conhecimento genérico deve possuir um perfil eclético, além de estar atualizado em relação à tecnologia da informação e na negociação empresarial.
O conhecimento específico é o mais detalhado em função de exigir um conhecimento mais profundo em relação ao segmento de atuação. Como por exemplo, o segmento de indústria, onde o individuo pode aplicar qualquer conhecimento específico ou detalhado no mesmo segmento industrial.
7-O processo de Abastecimento tem utilizado dois conceitos importantes: puxar e empurrar. Qual é a diferença entre eles? Qual deles está sendo utilizado na economia moderna? Por quê?
R.: Ambas são baseadas em ponto de pedido, mas apresentam formas diferentes de demonstrar que um determinado produto deve ser produzido ou abastecido. \u201cEmpurrar\u201d conta com auxilio de computadores para avisar quando é necessário reabastecer um centro de distribuição e é muito utilizado atualmente porque produz o Maximo que pode mais rápido que pode. E \u201cpuxar\u201d está associado a demanda real, só produz quando o cliente realmente compra, produzindo apenas o necessário.
8-Descreva o abastecimento eficiente, abordando conceitos e vantagens existentes em sua aplicação. O que é VMI?
	Abastecimento eficiente tem como objetivo reduzir custo da cadeia de valor. A loja poderá ter uma grande melhoria nas atividades operacionais dependendo da forma que e abastecida. É responsável pelo movimento dos produtos pela cadeia de abastecimento a reposição continua, tem objetivo de criar um fluxo contínuo. Suas vantagens é na redução de estoque, baixar os custos de capital e diminuir o tempo de entrega.
	VMI é quando o estoque é gerenciado pelo fornecedor, tendo acesso a todas as informações do estoque do cliente, e é responsável pela geração do pedido de compra, decidindo que itens enviar em que quantidade e em que custo.
	
9- Quais são as vantagens de se aplicar a gestão de categorias? Por que a implementação desse processo afeta a totalidade da organização?
	R.: Gestão por categoria aproxima fornecedor e distribuidores, aumenta o giro de produção, podendo proporcionar uma visão estratégica mais completa, sobre o perfil e hábitos dos consumidores, que é fundamental para a competitividade e relacionamento com os clientes.
	Apesar de Gestão por Categoria ser um ótimo empreendimento para empresa, não sabendo administrar significativo como tempo, dinheiro, comprometimento das partes, poderá levar a mesma ao fracasso. 
	Muitas empresas vêem este empreendimento como modismo, isto é, está sendo utilizado pelos concorrentes (com o mercado em si) e então é colocado em prática na empresa, porém este exige da empresa uma boa gestão, comprometimento e responsabilidades da empresa. Este empreendimento aplicado de forma irregular na empresa pode trazer vários riscos, inclusive pode levar a empresa ao fracasso / falência. 
10- Explique o conceito de Efficient Consumer Response-ECR.
	R.: É uma estratégia desenvolvida em conjunto entre distribuidores e fornecedores com intuito de ser eficiente na cadeia de suprimento, levando aos seus clientes o produto que ele realmente deseja, com mais rapidez, qualidade excelente e menor custo. Tudo funciona de modo sincronizado, a fim de atender e satisfazer o consumidor de forma célere, objetiva e segura.
11-Quais os principais fatores que afetam os meios /atividades de transportes?
 DISTÂNCIA: definida como o trajeto percorrido desde a produção do bem até o seu consumo.
 TEMPO: definido como fator determinante para a formação de estoques, nível do serviço e dos custos advindos destes fatores. O tempo está diretamente ligado ao fator DISTÂNCIA.
Além desses 2 principais, temos também o fator VELOCIDADE, onde, quanto maior a velocidade para se chegar ao final do processo, maior a visibilidade no mercado para o meio de transporte mais ágil. Podemos citar como exemplo o destaque que os transportes aéreos, principalmente, vem ocupando, pois a agilidade no processo têm sido vista como resultado essencial para uma boa administração logística. Lembrando também que sempre o fator VELOCIDADE estará aliado ao fator PREÇO, pois o primeiro sempre será inversamente proporcional ao segundo.
12- O que você entende por produção em massa? Qual a diferença entre produção em massa e customização em massa? Na sua opinião, qual é a tendência da indústria moderna?
R: A produção em massa seria uma produção única, sem variação no modelo do produto ou peça. Já a customização em massa oferece maior vantagem competitiva partindo do principio que entre um produto produzido em série e um outro que tem um diferencial e atender melhor suas necessidades, fica obvio qual seria escolhido, a empresa que oferecer maior variedade de um mesmo produto com características diferente com é o caso da customização. A tendência da indústria moderna é a customização em massa.
13- Quais são os elementos da cadeia de abastecimento integrada? Selecione um desses elementos e descreva seu processo.
Os elementos