Buscar

Aula 3 - Slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 
Prof.: Jorge Magalhães
*
*
Aula 03 – A PRIMEIRA LDBEN BRASILEIRA. 
*
*
O Sentido da Lei nº. 4024/61: a Primeira Lei de Diretrizes e Bases
Com o fim do Estado Novo, em 1946 é promulgada uma nova constituição.
Reafirmava, na educação, os princípios de democratização.
A C.F. de 1946, vinculou verbas públicas para educação: 
*
*
Art. 156 - A União e os Municípios aplicarão nunca menos de dez por cento, e os Estados e o Distrito Federal nunca menos de vinte por cento, da renda resultante dos impostos, na manutenção e no desenvolvimento dos sistemas educativos. 
Quanto gratuidade e obrigatoriedade:
*
*
Art.168-II: “ o ensino primário será gratuito para todos;o ensino oficial ulterior ao primário sê-lo-á para quantos provarem falta ou insuficiência de recursos.”
A carta constitucional de 1946, fixou que a União deveria elaborar as “ diretrizes e bases da educação nacional.”
*
*
A LDBEN, reformularia a estrutura educacional do país deixada pelo Estado Novo, através das leis orgânicas de Gustavo Capanema.
Foi instalada em 1947, uma comissão de educadores pelo Ministro da Educação à época, Clementi Mariani, para elaboração do projeto.
*
*
As Duas fases da elaboração da LDBEN.
1ª fase:
De um lado, encontrava-se o Ministro do governo Clemente Mariani, filiado à UDN (União Democrática Nacional). Do outro lado, o ex-Ministro da Educação do Estado Novo, Deputado Gustavo Capanema, filiado ao PSD (Partido Social Democrático), apoiado pelas forças getulistas.  
*
*
Representando os interesses do governo, o Ministro Mariani apresentou um projeto com características descentralizadoras, que se chocou com os argumentos de Gustavo Capanema, que propunha um sistema de ensino centralizador. O Deputado redigiu um parecer que acabou por levar o projeto ao arquivamento. 
*
*
2ª fase:
A segunda fase dessa longa trajetória de elaboração da LDB se iniciou com debates em torno da questão das verbas públicas. O Deputado Carlos Lacerda, que deu nome ao projeto, encampou a proposta dos representantes das escolas particulares, sobretudo os colégios confessionais, que sob o lema da liberdade do ensino, defendiam os interesses privatistas, reivindicando a aplicação de recursos públicos para a manutenção tanto de escolas públicas quanto de particulares. 
*
*
De outro lado, em torno da defesa de verbas públicas exclusivamente para escolas públicas, se colocaram educadores e intelectuais, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Florestan Fernandes, entre outros. Eles chegaram a articular e publicar um outro Manifesto de Educadores, em 1959, intitulado “Mais uma vez convocados”. O famoso documento recuperou em parte as ideias presentes no movimento de 1932, defendendo destacadamente, a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário.
*
*
A Primeira Lei de Diretrizes e Bases
O texto final aprovado pelo Congresso Nacional em 1961, representou em parte a vitória dos setores privatistas, pois a lei, através de alguns mecanismos, permitia a transferência para as escolas particulares de recursos públicos, contrariando a proposta da “Campanha em defesa da Escola Pública”. A lei instituía a educação como um direito de todos.
*
*
Estrutura do Ensino na 4024/61.
Educação de Grau Primário:
a) Educação Pré-Primária: destinada a menores até 7 anos.
b) Ensino Primário: obrigatório a partir dos 7 anos, com duração mínima de 4 séries anuais, podendo chegar até 6 anos de duração.
*
*
Educação de Grau Médio.
Ministrada em dois ciclos:
 a) Ginasial,com duração mínima de 4 séries anuais.
 b) Colegial, com duração mínima de 3 séries anuais, nos ramos secundário, normal e técnico(industrial,agrícola e comercial).
Educação de Grau Superior.
*
*
Dos fins da educação
O desenvolvimento e formação do cidadão para a vida em sociedade, em uma perspectiva democrática de acordo com o momento histórico.
*
*
Direito à Educação.
Liberdade de Ensino.
Administração do Ensino.
Os Sistemas de Ensino.
Os Recursos para a Educação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais