Buscar

QUIMICA AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A formação do solo é o resultado de diversos fatores e processos. Formado por substâncias no estado sólido, líquido e gasoso, o solo apresenta a parte sólida diferenciada por sucessão vertical de camadas que diferem entre si na cor, espessura, granulometria, conteúdo de matéria orgânica e nutrientes de plantas. Disserte sobre a matéria orgânica presente no solo e sobre a formação do húmus.
Resposta esperada
1- A matéria orgânica (MO) do solo é constituída de restos de plantas e animais decompostos (por microrganismos do solo) e em decomposição. 2- A MO é uma pequena porção do solo, fonte de nutrientes e responsável pela produtividade. 3- O principal constituinte da MO é o húmus. 4- A composição do húmus é dependente do clima da região, das características do solo, da vegetação e das atividades dos microrganismos. 5- Os processos envolvidos na formação da MO são através do ciclo do carbono. (As plantas absorvem o CO2 da atmosfera, com a água e os nutrientes do solo, transformam em compostos orgânicos (realizam a fotossíntese).
2A morte de peixes muitas vezes não se deve apenas à toxicidade dos poluentes lançados, mas, sim, quanto à falta de oxigênio dissolvido na água. Sobre o gás em questão, descreva sua função no meio aquático.
Resposta esperada
O oxigênio dissolvido (OD) é imprescindível para a vida de inúmeros seres aquáticos. Esse gás é consumido pela degradação da matéria orgânica presente, e quando este consumo é elevado o oxigênio dissolvido se torna insuficiente, causando a morte de muitos peixes.

Outros materiais