A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Uma combinação entre música e Ciência

Pré-visualização|Página 1 de 1

Uma combinação entre música e Ciência

Nomenclatura científica

Primeiramente, como se escolhe o nome científico de uma espécie animal recém descoberta? O sistema para a nomeação é conhecido como nomenclatura binominal. O responsável pela formulação deste método é Carl Linnaeus.

No sistema de Linnaeus cada espécie detém um nome em latim composto por duas palavras (por isso binomial) escritas em itálico. A primeira palavra refere-se ao nome do genêro, escrita com letra inicial maiúscula, a segunda palavra refere-se ao epíteto específico, no qual é característica para aquela espécie do gênero, com a letra inicial minúscula. O nome do gênero é sempre um substantivo, sendo o epíteto específico quase sempre um adjetivo que deve concordar com o gênero. Por exemplo, o nome científico do sábia comum norte-americano é Turdus migratorious (do latim turdus, sabiá; migratorious, de hábito migratório). O epíteto específico nunca é citado isoladamente, o binômio completo deve ser utilizado para nomear a espécie. Nomes de gêneros devem referir-se somente a grupos únicos de organismos, o mesmo nome não pode ser dado a diferentes gêneros de animais. O mesmo epíteto específico pode ser usado em diferentes gêneros, mas para caracterizar espécies distintas e não relacionadas. Por exemplo, o nome científico da subideira-de-peito-branco é Sitta carolinensis. O epíteto específico "carolinensis" é usado em outros gêneros, incluindo Parus carolinensis (o bem-te-vi da Carolina) e Anolis carolinensis (um lagarto, o anolis verde), que significa "da Carolina".

A espécie homenagem

Cirolana mercuryi

HTML image 0

Link

Essa espécie pertence à Ordem Isopoda, que possui representantes em ambientes marinhos, salobros, límnicos (regiões de água doce, como lagos e rios). Pode ser encontrada nos recifes de corais da costa da ilha de Bawe, em Zanzibar, na Tanzânia. Foi nomeada em outubro de 2003, como uma homenagem ao icônico cantor Freddie Mercury, já que ele nasceu no arquipélago em 1946, quando o país ainda era um protetorado da Inglaterra.

Este material também pode ser encontrado em formato de post no site Em Sinapse onde escrevo.