Buscar

Negociação, Arbitragem, Conciliação e CEJUSC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: TECNÓLOGO EM SERVIÇOS JURÍDICOS
Disciplina: CONCILIAÇÃO MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Acadêmico: Wellington Oliveira da Silva
RGM: 393.826
ATIVIDADE 2 – AVA – AULAS 5-6-7-8
1. ATIVIDADE AULA 5 
Com suas palavras explique o que significa Negociação e quais são as habilidades necessárias para seu bom desenvolvimento.
RESPOSTA: Negociação é o procedimento em que as próprias partes envolvidas no conflito buscam a solução da lide fazendo a autocomposição (solução do conflito pelas partes envolvidas), os envolvidos podem nomear um advogado para que façam em seu nome a negociação com a outra parte. Negociação é um processo e uma técnica destinada a resolver diretamente divergências de interesses e percepções que tem por objetivo criar, manter ou evoluir um relacionamento baseado na confiança, gerando ou renovando compromissos múltiplos e facilitando a formulação de opções e proposições para um acordo ou de novos acordos (BACELLAR, 2012, p. 162).
2. ATIVIDADE AULA 6
Quanto a arbitragem explique a diferença entre cláusula compromissória e o compromisso arbitral.
RESPOSTA: A principal diferença entre os dois institutos é que a cláusula diz respeito a litígio futuro e incerto, de modo a prever que as partes, surgindo divergências futuras, remeterão sua solução a árbitros por elas indicados. Já o compromisso se refere a um litígio atual e específico, de forma que as partes se obrigam a remeter a controvérsia surgida entre elas ao julgamento de árbitros.
3. ATIVIDADE AULA 7
Com suas palavras explique qual a principal diferença entre o Conciliador e o Mediador.
RESPOSTA: Segundo o CPC, o conciliador atua preferencialmente nas ações, nas quais não houver vínculo entre as partes, e pode sugerir soluções. Já o mediador atua nas ações na quais as partes possuem vínculos, com objetivo de restabelecer o diálogo e permitir que elas proponham soluções para o caso.	
4. ATIVIDADE AULA 8
Explique o que são os centros judiciários de solução de conflitos e cidadania e qual a sua importância para efetividade da justiça.
RESPOSTA: Os CEJUSC´s, além de definidos na Resolução 125/200, ganharam status de lei, com previsão no art. 165, caput, do Código de Processo Civil que dispõe que os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Neste sentido, como destaca o próprio Conselho Nacional de Justiça, essas unidades são as “células” de funcionamento da Política Pública, nas quais atuam os grandes responsáveis pelo seu sucesso, suas “peças-chave”, que são os conciliadores, mediadores e demais facilitadores de solução de conflitos, bem como os servidores do Judiciário, aos quais cabe a triagem dos casos e a prestação de informação e orientação aos jurisdicionados para garantia do legítimo direito ao acesso à ordem jurídica justa. Esses espaços centralizam a realização das sessões e audiências de conciliação e mediação, além de outras práticas autocompositivas, na Comarca em que estiverem instalados, seguindo o pilar da centralização das estruturas judiciárias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes