Buscar

Arte dos Povos Indígenas Tenteharas ou Guajajaras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arte dos Povos Indígenas Tenteharas ou Guajajaras 
	
	A arte do povo guajajara apesar de não ser muito destacada, abrange diversas expressões artísticas, tais como a música, pintura, escultura, artesanato, arte plumária e pintura corporal. Todavia, o contato com a “civilização” os guajajaras abandonaram parte de sua cultura material tradicional, o que é uma pena visto que esses povos vêm de uma linhagem antiga, tendo seu primeiro contato com os brancos em 1615, as margens do rio Pindaré. Porém, com incentivos do FUNAI em 1970, os teneteharas voltaram a produzir arte plumária, adornos, armas, cestaria, tendo como referência modelos de povos indígenas já existentes e usando lembranças de seus padrões antigos, com isso eles acabaram criando um estilo estético próprio que pode ser facilmente identificado hoje em dia, além da pintura corporal que, é usada atualmente em rituais, festas e ocasiões políticas.
	 As expressões artísticas dos guajajaras estão muito interligadas com as manifestações de identidade indígena, destacando principalmente aspectos de sua cultura, convívio, dia a dia e dificuldades (como a discriminação e incêndios) que esses povos enfrentam. São destacadas através da música, pintura e fotografia. Destacado por artistas guajajaras independentes, sendo alguns deles: Kaê Guajajara, Genilson Guajajara, Zahy Guajajara dentre outros.
	 Além desses, temos outras formas de expressões artísticas como o artesanato e esculturas, que, estão bem interligados e relacionados com a economia desse povo, seus materiais tem como matéria prima, ingredientes encontrados na natureza, usando-se de tinturas para acrescentar um visual decorativo com linhas, traços e formas geométricas, usando as técnicas do grafismo.

Outros materiais