Buscar

Direito Processual Civil I (sem professor )(sem data)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Processual Civil I
Questão 1
Joana Couri Rossi Siqueira Figueiredo Ferreira, modesta seringueira acreana, conflita-se com Clessio Quintana Ribeiro Baiocchi Christiani, próspero fazendeiro, tendo o litígio aportado na 2ª Vara Cível de Rio Branco. Como advogado de Joana funciona o ilustre causídio Bruno Klapper Ferreira, exercendo mandato com os poderes da cláusula ad judicia. Defendendo os interesses de Clessio, atua a não menos ilustre causídica Carolina Viana Sansoldo Ri, componente do grupo feminista OAB-MULHER. Preside o Engel, de reconhecidas tendências comunistas. No decorrer do processo, é removido da Comarca, involuntariamente, o inclíto magistrado Christian, sendo substituído em suas funções pelo Juiz de Direito Marcelo Blanco Cecchi Noguerol Goldman, recém- concursado, contando vinte e dois anos de idade, cabelos longos, utilizando discreto brinco de ouro na orelha direita. Nesse interregno, Bruno recebe convite para estudar na Suíça, efetuado por uma linda morena de olhos verdes e corpo escultural, fato esse que provoca renuncia oncontinenti ao mandato outorgado. O juiz substituto determina a regularização do processo, bem como o depósito, a título de caução, da quantia de R$ 100.000.00 (cem mil reais), a ser efetuado pelo réu. O processo prossegue, julago o recursal, requer a advogada de Clessio, réu na ação, a expedição de mandato de pagamento da quantia depositada, possuindo a mesma
 Os poderes da cláusula ad judicia. Pergunta-se:
Foi violada alguma garantia conferida à Magistratura?
Algum dever imposto à conduta do Magistrado foi infringido?
Questão 2
Henrique Sardinha Redmond Lombardi promove ação de Despejo por falta de pagamento em face de Débora Landau Chagas Souza Teixeira Salomão, distribuída ao Juízo da 41ª Vara Cível da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro. O despacho inicial é datado de 27.10.2003, às 24:00 horas, havendo a citação se efetivando aos 30.10.2003, às 09:00 horas. A seu turno, o réu, representando pela renomada advogada e emérita cozinheira Livia Drubscky Anastácia Noronha Babo, promove ação de Consignação em Pagamento, distribuído ao Juízo da 39ª Vara Cível da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, despachada aos 27.10.2003, às 14:00 horas, com citação efetuada aos 29.10.2003. Qual o Juízo prevento?
Questão 3
Marcelo Abrantes Moteff Mello Antunes, abastado empresário do setor de alimentos, promove ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel em face de Marcela Pitanga Mosca Moraes Camardella Grandi. A petição inicial é redigida por Matheus Esocard Rocha Ramos Andrade Bassoul. A contestação foi redigida pela bela, culta e inteligente advogada Milla Barroso Sarandy Amaral Arrigoni Filgueira Tupinambá. O processo tramita protegido elo sigilo. Inúmeros documentos são acostados aos autos pelo réu, sem a oitiva do autor. Quais princípios informadores do processo foram violados?

Outros materiais