Buscar

Goniometria (PUC)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
GONIOMETRIA:
	
O termo goniometria é derivado de duas palavras gregas: “goniametron”
Gonia = ângulo
Metron = medida
A goniometria refere-se a mensuração dos ângulos articulares.
Quando utiliza-se um goniômetro universal, o examinador detém as medidas através do movimento das partes distal e proximal da articulação avaliada.
 
*
*
*
Planos e Eixos:
 3 planos: 	sagital
 	 frontal 
 transversal	
 
 3 eixos: ântero – posterior
 látero - lateral
				vertical 
*
*
*
·          As mensurações iniciais da amplitude de movimento proporcionam uma base para elaborar um plano de tratamento, e as mensurações repetidas durante todo o transcorrer da reabilitação ajudam a determinar se houve alguma melhora e se os objetivos foram alcançados. 
                  
 
*
*
*
  
*
*
*
A posição do zero anatômico é a orientação inicial de oº para a maioria das mensurações. As exceções residem na rotação do ombro e quadril e prono – supinação do antebraço, nas quais a posição inicial fica entre os dois extremos do movimento. Se o indivíduo que vai ser medido não consegue adotar a posição inicial, a posição de improvisação deverá ser assinalada ao registrar o movimento articular.
Os graus de movimento articular são acrescentados na direção do movimento articular.
 
*
*
*
      O goniômetro é colocado próximo de / ou sobre a parte mais superior da articulação, sempre que possível, e seus ramos são colocados ao longo do eixo longitudinal dos ossos da articulação após ter ocorrido o movimento.
A extremidade oposta também deve ser avaliada para determinar a amplitude normal desse indivíduo. 
*
*
*
Para aumentar a confiabilidade da goniometria:
 
·          Utilizar posições dos testes e pontos de referência anatômicos consistentes e bem definidos para alinhar os ramos do goniômetro.
·          Fazer mensurações repetidas no mesmo indivíduo com o mesmo tipo de dispositivo de mensuração .
·          Utilizar grandes goniômetros ao medir articulações com grandes segmentos corporais.
·          As mensurações sucessivas são mais confiáveis quando pelo mesmo examinador e não por examinadores diferentes.
As medidas goniométricas deverão ser sempre bilaterais
 
*
*
*
Amplitude de Movimento
 
A quantidade de movimento de uma articulação é chamada de amplitude de movimento.
À posição inicial para se medir toda amplitude de movimento é a posição anatômica. são empregados para definir a amplitude de movimento três sistemas de notação: o sistema de 0 a 180 ° o sistema de 180 a 0 ° e o sistema de O a 360 °.
uma amplitude de movimento começa em 0 ° e prossegue em um arco até180°.
*
*
*
O sistema de 0 a 180° é amplamente utilizado no mundo inteiro. Ele foi descrito pela primeira vez por Silver em 1923. 
 
 A posição inicial é 0° quando o segmento está na posição anatômica.
Outro sistema de notação é o de 180 a 0° que define a posição anatômica como sendo de 180°. Neste sistema uma amplitude de movimento começa em 180° continuando em um marco até 0°.
 Outro sistema de notação é o de 360° que define a posição anatômica como sendo de 180°. Neste sistema uma amplitude de movimento começa em 180° e vai até o arco de 360°. Esses dois sistemas de notação são mais difíceis de interpretar do que o sistema de notação de 0 a 180°. Eles são raramente empregados e por isso nós iremos utilizar o sistema de notação de 0 a 180°.
 
*
*
*
Fatores que afetam a amplitude de movimento. A amplitude normal de movimento varia entre os indivíduos sofrendo a influência de fatores como:
       Idade
       Gênero
       Execução ativa do movimento
         Execução passiva do movimento
Idade:
 		Foram conduzidos vários estudos para determinar os efeitos da idade sobre a amplitude movimento. Bebês e crianças apresentam maior flexão abdução lateral do quadril, maior dorsiflexão do tornozelo e do movimento do cotovelo. Nessas faixas etárias são considerados normais limitações de extensão do quadril da extensão do joelho e da flexão plantar. As amplitude de movimento de acordo com a idade são específicas das articulações dos movimentos afetando de forma diferente homens e mulheres. 
 
*
*
*
Sexo:
		A influência do sexo nas amplitude de movimentos também parecem ser específicos a articulação e ao movimento. A mobilidade masculina é maior do que a feminina na flexão e extensão da coluna toraco- lombar.
 Para se determinar se uma amplitude de movimento está prejudicada deve-se comparar a amplitude de movimento da articulação considerada com os valores da amplitude de movimento da população de mesma idade e gênero e com dados de estudo que usaram o mesmo método de medida.
*
*
*
Amplitude ativa de movimento:
 A amplitude ativa de movimento refere-se a quantidade de movimento articular realizada por um sujeito durante o movimento articular voluntário não assistido. Quando o examinador pede para o sujeito efetuar uma amplitude de movimento ativa ele obtém informações a respeito da capacidade de movimento, coordenação, força muscular e a amplitude de movimento articular do sujeito. A dor pode ser um fator limitante da amplitude de movimento ativa, por isso se o indivíduo puder completar uma amplitude de movimento ativa facilmente e sem dor, não será necessário utilizar a amplitude de movimento passiva.
*
*
*
Amplitude passiva de movimento
A amplitude passiva de movimento é a quantidade de movimento obtida pelo examinador sem a ajuda do sujeito. O sujeito permanece relaxado durante a produção do movimento. Normalmente a amplitude de movimento passiva é ligeiramente maior do que amplitude de movimento ativa, pois cada articulação possui uma quantidade de movimento fora do controle voluntário. O teste de amplitude de movimento passiva proporciona ao examinador informações sobre a integridade das superfícies articulares e a extensibilidade da cápsula articular dos ligamentos e dos músculos associados.
Nos testes de goniometria deve-se testar sempre a amplitude de movimento passiva antes da ativa.
*
*
*
Procedimentos para a utilização da goniometria
1.        colocar a articulação em posição inicial de 0°
2.        permitir uma amplitude de movimentos completa
3.        Proporcionar a estabilização do segmento articular proximal
*
*
*
Goniometro universal
 
Moore (1949) chamou de goniômetro universal devido a sua versatilidade. Os goniômetro universal por de ser construídos de metal ou de plástico. Eles podem ter vários tamanhos e configurações mas adotam o mesmo desenho básico. Tipicamente os projetos incluem um corpo e duas extensões estreitas chamados de braços - um braço estacionário (ou fixo) e um móvel. O corpo do goniômetro universal assemelha-se a um transferidor, formando o um círculo completo ou um meio círculo. As escalas de medidas localizam-se em uma ou em ambos os lados do corpo.
 
*
*
*
As escalas no instrumento do círculo total, vão de 0 a 180 ° e de 180 a 0°. Os intervalos das escalas podem variar de 1 a 10°.
 Existem os eletrogoniômetros introduzidos por karpovich, em 1959 e são utilizados para e pesquisas na obtenção de medidas articulares dinâmicas.
 O alinhamento do goniômetro refere-se ao alinhamento dos braços e do goniômetro com os segmentos de aproximar e distal da articulação está sendo avaliada. O examinador deve empregar os pontos anatômicos osseos para visualizar com maior precisão os segmentos articulares. O braço estacionario é freqüentemente alinhado paralelamente ao eixo longitudinal do segmento proximal da articulação . O braço móvel paralelamente ao eixo longitudinal segmento distal. 
*
*
*
Quando examinador a linha os braços e lê a escala do goniômetro deve estar com os olhos no nível do goniômetro. Se o examinador não tiver cuidados podem ocorrer erros na medida agoniométrica, se ele estiver alto ou baixo do que o cone o metrô podem ocorrer distorções do alinhamento das escalas. É muito importante cuidar o intervalo da escala
do goniômetro. Em casos de hiper mobilidade ou hipo mobilidade algum alguns examinadores adotam os sinais de mais e menos.
*
*
*
Livro recomendado:
 Medida do movimento articular - Manual de goniômetria 
 Segunda edição
 Editora: Artes Médicas,1997 
Cyntia C Norkin e D. Joyce White.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais