usinagem

usinagem


DisciplinaProcessamento de Materiais45 materiais156 seguidores
Pré-visualização3 páginas
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
1 -OBJETIVO 
 
1.1 Esta Terminologia tem por objetivo a nomenclatura, a definição e a classificação dos processos mecânicos de usinagem. 
 
2 -CAMPO DE APLICAÇÃO 
 
2.1 No estudo das operações com os metais distinguem-se duas classes de trabalho: 
 
Processo mecânico de usinagem
Processo mecânico de conformação (*) 
 
2.2 Como processo mecânico de usinagem, entende-se o processo mecânico que, mediante a remoção do cavaco por determinada ferramenta, visa conferir a uma peça a forma, as dimensões, ou o acabamento especificado, ou ainda uma combinação qualquer destes três itens. Quando este processo empregar abrasivos ligados ou soltos, receberá o nome de usinagem por abrasão. 
 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
2.3 A presente Terminologia visa definir as operações de usinagem, com o fim de estabelecer bases para as normas de ferramentas e máquinas-ferramenta. Desta forma a classificação das ferramentas e máquinas-ferramenta é feita de acordo com as operações que cada uma executa. 
 
2.4 Esta Terminologia se aplica igualmente a outros materiais não metálicos, também susceptíveis de transformações mecânicas, por exemplo plásticos, madeiras, fibras, etc. 
 
(*) Como processo mecânico de conformação, entende-se o processo mecânico que, mediante a conformação plástica do material, visa conferir a uma peça a forma, as dimensões ou o acabamento especificado, ou ainda uma combinação qualquer destes três itens. 
 
(1) Transcrição da Norma ABNT TB-83 (1971) 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
3 -DEFINIÇÕES GERAIS . 
3.1 Cavaao -Porção de material removido da peça pela ferra- menta, caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular. 
3.2 Ferramenta de usinagem mecânica,~ -Ferramenta,constituída 
de arestas cortantes, destinada a remoção do cavaco. No caso da ferramenta possuir uma única superfície de saída (*), e chamada ferramenta monocortante ; quando possuir mais de uma superf;cie de sa;da, é chamada ferramenta multicortante. 
3.3 Acabamento -Operação de usinagem destinada a obter na peça as dimensões finais ou um acabamento superficial especificado ou ambos. 
-3.4 Desbaste -Operação de usinagem, anterior a do acabamento, visando obter na peça a forma e dimensões próximas das finais. 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4 -CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM 
4.1 Torneamento -Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxilio de uma ou mais fe.!: ramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo. 
Quanto a forma de trajetória, o torneamento pode ser retilineo ou curvilineo. 
4.1.1 Torneamento retilineo - Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea. O torneamento retilíneo pode ser: 
4.1.1.1 Torneamento cilindrico - Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina. Pode ser externo (Figura 1) ou interno (Figura 2). 
(*) Vide Norma ABNT-NB-20S -Ferramentas de Usinagem -Geometria da Cunha Cortante. 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
Quando o torneamento cilíndrico visa a obtenção de um e~ talhe circular na face perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina, o torneamento e denominado sangramento axial (Figura 3). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
.4.1.1.2 Torneamento cônico -Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, inclinada em relação ao eixo principal de rotação da máquina . Pode ser externo (Figura 4) ou interno (Figura 5). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.1.1.3 Torneamento radial -Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina. 
Quando o torneamento radial visa a obtenção de uma superfície plana, e denominado torneamento de faceamento (Figura 6).Quando o torneamento radial visa a obtenção de um entalhe circular, ~ denominado sangramento radial (Figura 7). O corte é um caso particular do sangramento radial, tendo por finalidade o seccionamento da peça em duas partes. 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.1.1.4 Perfilamento -Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea radial (Figura 8) ou axial (Figura 9), visando a obtenção de uma forma definida, determinada pelo perfil da ferramenta. 
4.1.2 Torneamento curvilineo -Processo de torneamento, no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória curvilinea (Figura 10). 
Quanto ã finalidade, as operações de torneamento podem ser classificadas ainda em torneamento de desbaste e torneamento de acabamento. 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.2 Aplainamento -Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superf;cies regradas, por um movimento reti1;neo alternativo da peça ou da ferramenta. O aplainamento pode ser horizontal ou vertical (Figuras 11 a 18). 
Quanto a finalidade, as operações de aplainamento podem ser classificadas ainda em aplainamento de desbaste e aplainamento de acabamento. 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.7 Fresamento -Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superflcies quaisquer com o auxilio de ferramenta geral mente multicortante. Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou fe! ramenta se desloca segundo uma trajetória qualquer. Distinguem-se dois tipos básicos de fresamento : 
4.7.1 Fresamento cilindrico tangencial -Processo de fresamento destinado a obtenção de superficie plana paralela ao ei xo de rotação da ferramenta (Figuras 39, 40 e 42). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
Quando a superfície obtida não for plana ou o eixo de rotação da ferramenta for inclinado em relação a superficie originada na peça, será considerado um processo especial de fresamento tangencial (Figuras 44 e 47). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.7.2 Fresamento frontal -Processo de fresamento destinado a obtenção de super- fície plana perpendicular ao eixo de rotação da ferramenta (Figuras 41 e 45).O caso de fresamento indicado na Figura 46 é considerado como um caso especial de fresamento frontal. 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
Há casos que os dois tipos básicos de fresamento comparecem simultaneamente, podendo haver ou não predominância de um sobre o outro (Figura 43). A operação indicada na Figura 48 pode ser considerada como um fresamento composto.
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.8 Serramento -Processo mecânico de usinagem destinado ao seccionamento ou recorte com auxilio de ferramentas multicortantes de pequena espessura. Para tanto, a ferramenta gira ou se desloca ou executa ambos os movimentos e a peça se desloca ou se mantem parada. O serramento pode ser: 
4.8.1 .Serramento retilíneo -Processo de serramento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, com movimento alternativo ou não. No primeiro caso o serramento é retilineo alternativo (Figura 49) ; no segundo caso o serramento é retilíneo (Figuras 50 e 51). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.8.2 Serramento circular - Processo de serramento no qual a ferramenta gira ao redor de seu eixo e a peça ou ferramenta se desloca (Figuras 52 a 54). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.9 Brochamento -Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies quaisquer com auxilio de ferramentas multicortantes. Para tanto, a ferramenta ou a peça se desloca segundo uma trajetória retil;nea, coincidente ou paralela ao eixo da ferr~ menta. O brochamento pode ser: 
4t 4.9.1 Brochamento interno - Processo de brochamento executado num furo passante da peça (Figura 55). 
4.9.2 Brochamento externo -Processo de brochamento executado em superfície externa da peça (Figura 56). 
*
*
*
PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM
4.10 Roscamento -Processo mecânico de