Buscar

Aula2_Comportamento-Organizaci

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento Organizacional – Aula 2.
Desafios e Oportunidades no Campo do Comportamento Organizacional: uma perspectiva do ponto de vista da gestão.
Pág 06 do livro Comportamento Organizacional – Robbins – Pearson – 2007.
Existem diversas oportunidades e desafios para que os executivos de hoje utilizem os conceitos do comportamento organizacional, neste texto citaremos algumas idéias capazes de gerar soluções para os problemas enfrentados.
Aumentado a qualidade e a produtividade.
Melhorando as habilidades humanas.
Administrando a diversidade da força de trabalho.
Respondendo a Globalização.
Fortalecendo as pessoas.
Estimulando a inovação e mudança.
Lidando com a temporariedade.
Ajudando funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
Declínio da lealdade dos funcionários.
Melhorando o comportamento ético.
Valores.
Pág 16 do livro Comportamento Organizacional – Robbins – Pearson – 2007
Os valores representam a convicção básica de que na vida, um modo específico de conduta ou de concepção é individual ou socialmente preferível a um modo oposto. Eles contem um elemento de julgamento, baseado naquilo que o individuo acredita ser correto, bom ou desejável. O sistema de valores representa a priorização dos valores individuais. Eles são identificados nos termos da importância relativa que atribuímos a valores como liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade, obediência e justiça.
Os valores em diferentes culturas.
Pág 19 do livro Comportamento Organizacional – Robbins – Pearson – 2007
Um referencial para a avaliação de culturas. Um estudo bastante utilizado neste assunto foi o desenvolvido por Geert Hofstede. Ele pesquisou mais de 116 mil funcionários da IBM, em 40 paises, buscando identificar valores relativos ao trabalho. E o que ele descobriu? Que os executivos e os trabalhadores variam em cinco dimensões de valores quanto à cultura do país, relacionadas a seguir.
Distancia do poder. (A)
Individualismo versus coletivismo. (B)
Quantidade de vida versus qualidade de vida. (M)
Fuga de incertezas. (A)
Orientação para longo e curto prazo. (M)
Masculinidade versus feminilidade. (A)
Satisfação com o Trabalho.
Pág 21 do livro Comportamento Organizacional – Robbins – Pearson – 2007
O termo Satisfação com o trabalho refere-se à atitude geral de uma pessoa no tocante ao trabalho que realiza. Um individuo com alto nível de satisfação com o trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto o insatisfeito manifesta atitudes negativas. Quando falamos em atitudes do trabalhador, quase sempre estamos fazendo menção à satisfação do trabalho. Na verdade as duas expressões são usadas de maneira intercambiável.
O que determina a satisfação com o trabalho? Quais são as variáveis que determinam a satisfação com o trabalho? As evidencias sugerem que os fatores mais importantes são tarefas mentalmente desafiadoras, recompensas justas, condições de trabalho estimulantes e colegas colaboradores.
O ambiente de trabalho é fator importante para a obtenção de conforto pessoal e para a facilitação da realização de um bom trabalho. Os trabalhadores preferem um ambiente físico seguro, confortável, limpo e que ofereça o mínimo de distração. As pessoas recebem do trabalho mais que dinheiro ou resultados materiais. Para muitos trabalhadores, constitui-se uma oportunidade de satisfazer as necessidades de interação social.
Dissonância Cognitiva.
A dissonância cognitiva se dá quando há inconsistência entre duas ou mais atitudes de um individuo ou entre suas atitudes e seu comportamento. A teoria da dissonância cognitiva sugere que as pessoas tentam minimizar a dissonância e o desconforto por ela causado.
A relação entre comportamento e atitude.
Pesquisas revelam que a atitude de uma pessoa determina como será seu comportamento e o próprio senso comum também sugere este relacionamento.
Percepção.
Pág 24 do livro Comportamento Organizacional – Robbins – Pearson – 2007
Percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem. As pesquisas sobre percepção demonstram consistentemente que pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de maneiras diferentes. O fato é que nenhum de nós enxerga a realidade. O que fazemos é interpretar o que vemos e chamar isto de realidade.
Percepção é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. Decisão é o processo pelo qual as informações percebidas são utilizadas para avaliar e escolher entre vários cursos de ação. Um ponto chave do processo decisório nas organizações é que os indivíduos tenham percepções claras sobre si mesmos, sua empresa, seus concorrentes e seus mercados. (Pág 58 do livro de Wagner e Hollembeck – Comportamento Organizacional).
Prof Renato Ferreira de Sousa.

Outros materiais