Buscar

WL-P & R-02-Direito Civil-06-Locação-005

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Direito Civil�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2���
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Direito Civil�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2���
Questões
	
	Fonte: CRETELLA JUNIOR, J. e CRETELLA NETO, J. - 1.000 Perguntas e Respostas de Direito Civil – Editora Forense Jurídica (Grupo GEN).
	
	CAPÍTULO 06 - LOCAÇÃO
	
	01) Qual a conseqüência, na sublocação, da fixação de valores de aluguel superiores aos permitidos em lei?
R.: O sublocatário poderá reduzir o aluguel até os limites legais.
02) Citar 3 obrigações do locador.
R.: a) entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; b) garantir, durante o tempo da locação, o uso pacífico do imóvel locado; e c) manter, durante a locação, a forma e o destino do imóvel locado.
03) O que se entende por despesas extraordinárias do condomínio?
R.: São aquelas que não se referem aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, tais como reformas do prédio, indenizações trabalhistas e previdenciárias, despesas de decoração e paisagismo, constituição de fundo de reserva, etc.
04) Que tipo de obrigação é a de entregar o imóvel ao locatário?
R.: É obrigação de dar coisa certa.
05) Citar 3 obrigações do locatário.
R.: Pagar pontualmente o aluguel e os encargos da locação no prazo estipulado, ou, à sua falta, até o sexto dia útil do mês seguinte ao vencido; servir‑se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, dele cuidando como se fosse seu; pagar as despesas ordinárias do condomínio.
06) O que se entende por despesas ordinárias do condomínio?
R.: São as necessárias à administração do condomínio, como, por exemplo, os salários dos empregados, as despesas referentes ao consumo de água, gás, energia elétrica e esgoto das áreas de uso comum, os gastos com limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum, a manutenção de elevadores, antenas coletivas, os pequenos reparos nas dependências e instalações elétricas e hidráulicas de uso comum, etc.
07) Quem deverá pagar a pintura do hall de elevadores no térreo e nos andares, e a pintura da fachada do prédio?
R.: A pintura interna é considerada ordinária, pois se refere à manutenção do imóvel, devendo ser paga pelo locatário. A pintura da fachada agrega valor ao prédio, sendo considerada despesa extraordinária, de responsabilidade do proprietário do imóvel.
08) Quem deverá pagar o fundo de reserva do condomínio?
R.: Na convenção ou no regimento interno do condomínio, deverá constar a destinação destes recursos, sendo a responsabilidade pelo pagamento atribuída ao proprietário ou ao locatário, conforme a finalidade do fundo. Se não houver convenção prévia, o síndico deverá indicar expressamente para que finalidade estará sendo arrecadado o fundo, e, se o objetivo for a realização de despesas ordinárias ou extraordinárias, caberá o pagamento ao locatário ou ao proprietário, respectivamente.
09) Quando a cobrança do condomínio for feita por meio de boleto, de valor único, sem discriminação das despesas ordinárias, extraordinárias e do fundo de reserva, como deverá proceder o locatário?
R.: Deverá pagar o valor cobrado, solicitando ao locador ou à imobiliária o reembolso do valor pago a mais, que poderá ser devolvido em dinheiro ou na forma de desconto na cobrança seguinte.
10) Se as partes não chegarem a acordo, o que poderá o locatário fazer?
R.: O locatário deverá pagar o valor em juízo e ajuizar ação junto ao Juizado Especial Cível ou (Juizado de Pequenas Causas), se o valor for igual ou inferior a 40 salários mínimos.
==XXX==
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes