A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
QUIMICA GERAL 7351-60_44602_R_F1_20212 QUESTIONÁRIO UNIDADE III - UNIP - FARMÁCIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUIMICA GERAL 7351-60_44602_R_F1_20212 –
 QUESTIONÁRIO UNIDADE III - UNIP - FARMÁCIA
Resultado da Tentativa 4 em 4 pontos
PERGUNTA 1
O processo de respiração celular pode ser resumido assim: a glicose C6H12O6 é “queimada” na presença de oxigênio O2, produzindo CO2, água e energia, a qual é utilizada para diversos processos metabólicos. A reação química que resume este processo é . A partir dos dados é correto afirmar que os valores de massa molar da glicose e do CO2, são, respectivamente, iguais a:
RESPOSTA 1 b. 180 g/mol e 44 g/mol.
PERGUNTA 2
As bases, conforme a Teoria de Arrhenius, são substâncias que, quando dissolvidas em água, se dissociam, liberando íon hidroxila como único ânion. No dia a dia, usa-se uma base forte, que se dissocia completamente para desentupir canos e pias; utiliza-se também suspensões de base fracas, com baixa solubilidade e pouco de dissociação, como antiácidos, para neutralizar o excesso de acidez estomacal. Assinale a alternativa que mostra, respectivamente, nome e fórmula de bases que podem ser indicadas para desentupimento de pias e combate à acidez do estômago:
RESPOSTA 2 e. NaOH hidróxido de sódio; Al(OH)3, hidróxido de alumínio.
PERGUNTA 3
O ácido sulfúrico é um ácido muito forte e extremamente corrosivo, apresentando alto poder oxidante e desidratante, sendo capaz de carbonizar compostos orgânicos. No laboratório observamos sua ação sobre a matéria orgânica quando adicionamos ácido sulfúrico concentrado em um béquer com açúcar (sacarose, C12H22O11). Com o tempo, açúcar se transformou em carvão, conforme a ilustração abaixo:
Na água, o ácido sulfúrico sofre ionização. A reação de ionização total do ácido sulfúrico é dada corretamente pela alternativa:
RESPOSTA 3 e.H2SO4 → 2H+ + SO42-
PERGUNTA 4
O Ibuprofeno (substância ativtem ação farmacológica de um agente anti-inflamatório não esteroidal. É um derivado do ácido fenilpropiônico, inibidor da síntese das prostaglandinas, apresentando propriedades analgésicas e antipiréticas.
Sua fórmula estrutural está apresentada a seguir.Sobre este composto, é incorreto afirmar que:
RESPOSTA 4 a. Sua fórmula molecular é HO2.
PERGUNTA 5
O elemento químico enxofre pode formar diversos compostos, oxigenados ou não. Considere as substâncias ácido sulfúrico (H2SO4), sulfeto de hidrogênio (H2S), trióxido de enxofre (SO3) e ácido sulfuroso (H2SO3). Dados: NOX do hidrogênio em substâncias compostas é igual a 1, NOX do oxigênio nos compostos citados é igual a 2. Assinale a alternativa que mostra a substância na qual o enxofre apresenta NOX negativo.
RESPOSTA 5 c. Sulfeto de hidrogênio (H2S).
PERGUNTA 6
Diversos sais têm aplicações importantes na medicina, como o carbonato de lítio, utilizado nos tratamentos de depressão, o nitrato de potássio como diurético, o permanganato de potássio como cicatrizante e agente antimicótico, bicarbonato de sódio como antiácido e sulfato de ferro II (também chamado sulfato ferroso) como suplemento em casos de anemia ferropriva. A alternativa que apresenta as fórmulas corretas de todos os sais destacados, é:
RESPOSTA 6 e. Li2CO3 , KNO3 , KMnO4 , NaHCO3 , FeSO4 .
PERGUNTA 7
A capsaicina (com a seguinte fórmula estrutural), é uma das responsáveis pela sensação picante provocada pelos frutos e sementes da pimenta-malagueta. Na estrutura da capsaicina, encontram-se as funções orgânicas:
RESPOSTA 7 c. Amida, fenol e éter.
PERGUNTA 8
Os carboidratos são a fonte de energia mais facilmente aproveitável pelo organismo. Fornecem cerca de 4 kcal/g, independente da fonte. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia do cérebro. A estrutura da glicose pode ser observada abaixo. Em relação à estrutura da glicose assinale a alternativa correta:
RESPOSTA 8 d. A fórmula apresenta 2 carbonos primários e 4 carbonos secundários; as funções orgânicas presentes são aldeído e álcool; trata-se de uma cadeia carbônica normal, homogênea e saturada.
PERGUNTA 9
O conceito ácido/base é bastante utilizado na química. Existem basicamente três teorias ácido/base e uma das mais simples é a Teoria de Arrhenius. De acordo com a Teoria de Arrhenius para ácidos e bases, “ácidos são substâncias que, quando dissolvidas em água sofrem _______________________, liberando ______________________ como único cátion e bases são substâncias que, quando dissolvidas em água liberam ___________________ como único ânion”. Assinale a alternativa que apresenta os itens que completariam, respectivamente e corretamente, a frase acima.
RESPOSTA 9 c. Ionização, H3O+ (que pode ser abreviado como H+), OH-
PERGUNTA 10
“O aspartame é um aditivo alimentar usado para substituir o açúcar comum, criado em 1965 pela empresa americana G.D. Searle & Company. Tem grande poder de adoçar, é cerca de 200 vezes mais doce que o açúcar comum. É o adoçante mais utilizado em bebidas. Trata-se de um dipeptídeo, formado quimicamente pela reação de condensação entre dois aminoácidos: a fenilalanina e o ácido aspártico. O aspartame é consumido por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo e está presente em mais de 6000 produtos”
Abaixo segue a fórmula estrutural do aspartame, sobre a qual foram feitas as seguintes afirmativas.
RESPOSTA 10 e. São verdadeiras apenas as afirmativas II e IV.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.