Buscar

Aval III de Sociologia Geral e da Religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial Sociologia Geral e da Religião (TEO71) NOTA DEZ
1-A modernidade é caracterizada por uma série de revoluções e mudanças importantes que alteraram significativamente as relações sociais. Dentre essas revoluções, podemos destacar a Revolução Industrial. Partindo deste pressuposto, podemos dizer que com o advento da Revolução Industrial:
A) Não influenciou basicamente em nada a vida das pessoas, pois apenas a produção de bens de consumo aumentou consideravelmente.
B) O progresso teve significados diferentes, pois para algumas pessoas foi símbolo de prosperidade, enquanto que para outros simbolizou sofrimento e exploração.
C) Houve avanço em todas as áreas da vida humana, principalmente no atendimento com os mais necessitados.
D) Resultou em mudanças tecnológicas que diminuíram a exploração dentro das indústrias e os trabalhadores foram os maiores beneficiados com aumento de salários e diminuição de carga horária.
2-Após várias pesquisas sobre o fenômeno religioso, Durkheim concluiu que a religião é um sistema solidário, pois ela é capaz de unir as pessoas e integrá-las a partir do compartilhamento de elementos sagrados. Nesse sentido, há uma interdependência na convivência dos crentes uns com os outros e com aquilo que é sagrado, que geram certa unidade solidária. Sobre a religião como um sistema solidário, analise as sentenças a seguir:
I- A religião é um conjunto de elementos integrados em decorrência de um consenso coletivo, por este motivo é um sistema solidário.
II- A religião é um sistema solidário porque a preocupação primordial de todas as religiões é distribuir mantimentos aos pobres e flagelados.
III- A religião é um sistema solidário porque os indivíduos que dela fazem parte aceitam determinadas crenças, práticas, objetos etc. como sagrado.
IV- O caráter solidário da religião concretiza-se na realização do culto ao divino e ao sobrenatural, que determinam o comportamento das pessoas sem a necessidade do consentimento humano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I, II e IV estão corretas
. B) As sentenças I e III estão corretas. C) As sentenças II, III e IV estão corretas. D) As sentenças III e IV estão corretas.
3-Vários elementos contribuíram para o surgimento da Sociologia. Dentre eles, podemos destacar aqueles que ocorreram no campo religioso: a Reforma Protestante. O fenômeno religioso sempre teve grande peso na sociedade e, portanto, uma mudança neste campo teria grande impacto sobre os demais campos das relações humanas, pois a sociedade deve ser concebida por um todo integrado em que as mudanças em um campo afetam diretamente os demais. Sobre o contexto em que ocorreu a Reforma Protestante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O comportamento social e cultural da Idade Média sofria forte influência da Igreja Católica.
( ) O perdão dos pecados estava condicionado ao pagamento de indulgências para a igreja, o que dava ainda mais poder sobre a vida dos indivíduos.
( ) A Reforma Protestante não teve influência sobre a vida política, econômica e cultural sobre a sociedade medieval.
( ) A cobrança de indulgências não era aplicada a todas as pessoas, pois o dinheiro arrecadado era distribuído entre os pobres. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V. B) V - F - V – F . C) V - V - F - F. D) V - F - F - V.
4-As pessoas estabelecem relações sociais ao longo de suas vidas, pois o ser humano ao conviver em sociedade constrói-se como sujeito de sua própria história a partir das experiências vivenciadas com o outro e com o meio social do qual faz parte e é parte também. Essas relações podem ser classificadas em relações primárias e secundárias de acordo com o grau e a intensidade que elas acontecem. Sobre as relações primárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A duração das relações primárias é prolongada, pois isso acontece na relação entre pais e filhos, por exemplo.
( ) As relações primárias são mais formais, pois o sentimento de espontaneidade e liberdade não fazem parte deste tipo de relação.
( ) Um grupo de amigos de uma criança ou adulto é um espaço onde ocorrem as relações primárias.
( ) As relações primárias têm a característica social de serem mais completas, pois devido à proximidade com as outras pessoas é possível um completo conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F. B) F - F - V - V. C) V - F - F - V. D) V - F - V - V.
5-No decorrer da vida, o ser humano vai estabelecendo relações com outras pessoas. As relações vão variar de grau e de intensidade de acordo com o grupo em que essas relações acontecem. Nesse sentido, as relações sociais se dão em dois grupos: o primário e o secundário. Sobre as características do grupo primário, analise as sentenças a seguir:
I- Fazem parte do grupo primário os primeiros amigos que fizemos na infância, estas são relações pessoais passageiras, mas primárias.
II- O grupo primário é caracterizado pela harmonia e amor entre as pessoas, os conflitos de relacionamento estão ausentes neste grupo.
III- Num grupo primário, todos os envolvidos têm objetivos e interesses comuns, isso possibilita um relacionamento pleno de harmonia e confiança.
IV- No grupo primário, o indivíduo estabelece os contatos mais próximos e diretos, as relações são por natureza mais íntima. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas. B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a sentença IV está correta. D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
6-O mundo social é complexo devido às suas muitas instituições, grupos e tipos de relações sociais. Nesse sentido, o sociólogo Pierre Bourdieu entende que, para compreendermos o mundo social, é necessário partir de três conceitos elementares. Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Campo. II- Habitus. III- Capital.
( ) Consiste na base para as ações e conduta do indivíduo, não é um fator condicionante do comportamento humano, mas capaz de influenciar no comportamento.
( ) É o espaço no qual se dão as relações de poder e está estruturado nas posições em que dominantes e dominados disputam pela manutenção de determinados postos.
( ) Este conceito designa tudo aquilo que pode ser utilizado para gerar algum tipo de riqueza.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I – III B) I - II - III. C) III - I - II. D) II - III - I.
7-Herbert Spencer foi o idealizador da teoria do darwinismo social. De acordo com ela, a sociedade se desenvolve semelhante à evolução natural, proposta por Darwin. Partindo deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Spencer defendia em sua teoria que as mulheres seriam inferiores aos homens e, portanto, deveriam estar sujeitas a eles sem questionar.
II- O capitalismo é responsável pelo surgimento de um cenário desafiador, em que se sobressaem aqueles que recebem melhor formação, herança ou posição social.
III- O darwinismo social gerou muitos debates e controvérsias, pois alguns argumentam que tal teoria serviu para justificar a existência de regimes opressores ao longo do tempo.
IV- Há uma predisposição biológica e natural em que algumas pessoas nasceram para serem servas e outras para serem senhores, este é um fato inquestionável na sociologia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: A) As afirmativas III e IV estão corretas.
B) As afirmativas II e IV estão corretas. C) As afirmativas II e III estão corretas.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
8-O totemismo é uma das formas religiosas mais antigas da humanidade. O totem é utilizado como elemento de veneração e adoração, sendo cultuado como um símbolo ou um ancestral de uma determinada coletividade. Sobre o que é o totemismo, analise as sentenças a seguir:
I- A organização religiosa é construídaem torno de uma crença comum em objetos sagrados, que são denominados de totens.
II- A religião totêmica é exclusiva dos povos andinos, pois apenas entre os astecas essa tradição era comum.
III- Os totens não possuem uma única forma, mas assumem formas diferenciadas, tais como animais, plantas ou objetos naturais.
IV- O totemismo é a crença em uma divindade que se revela no interior da natureza e deve ser cultuada com rituais de sangue. Assinale alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas. B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas. D) As sentenças I e III estão corretas.
9-A sociedade indiana de castas revela as profundas desigualdades sociais no interior desta sociedade. Isso porque uma determinada casta possui privilégios que a outra não possui e assim por diante. A condição do nascimento determina a condição que cada indivíduo viverá, com quem se casará, onde morará ou qual profissão exercerá. Dentre essas castas, podemos destacar os dalits ou párias. Sobre as condições de vida desta casta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estão no topo da sociedade de castas, pois possuem privilégios restritos aos indivíduos que dela fazem parte.
( ) Os indivíduos dalits são discriminados nas escolas que frequentam, portanto o maior número de analfabetos faz parte desta casta.
( ) Os dalits se originaram da poeira em que os pés de Brahma pisaram, portanto são os impuros e desempenham as piores atividades, dentre elas recolher o lixo e limpar os esgotos.
( ) Apesar da situação inferior dos dalits, eles possuem os mesmos direitos sociais e podem se casar com pessoas de outras castas sem problema algum.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V.
B) V - V - V - F.
C) F - F - V - V.
D) F - V - V - F.
10Bourdieu faz algumas críticas à religião, pois ele vê nela algumas fragilidades que afetam a vida particular dos indivíduos e a sociedade como um todo. Ele entendia que a religião deve ter uma finalidade social e coletiva, não trabalhando apenas em função dela mesma. Sobre essas críticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A religião guarda resquícios muito primitivos, a falta de atualização no campo religioso é um aspecto muito negativo criticado por Bourdieu.
( ) Para Bourdieu, a religião, ao se posicionar como detentora dos bens religiosos, está contribuindo para que haja desigualdade.
( ) A desigualdade que ocorre na esfera religiosa cria uma grande distância entre o leigo e o sacerdote, isto desencadeia intensos conflitos.
( ) Bourdieu acusa a religião de ser racionalista demais, pois os fiéis deveriam viver sua fé com vistas no além.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) V - V - F - V.
C) V - F - V - F.
D) F - F - V - F.
“Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os pensamentos: vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos:139: 23-24.

Continue navegando