Buscar

WL-P & R-02-Direito Civil-06-Locação-011

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Direito Civil�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �1���
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Direito Civil�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �1���
Questões
	
	Fonte: CRETELLA JUNIOR, J. e CRETELLA NETO, J. - 1.000 Perguntas e Respostas de Direito Civil – Editora Forense Jurídica (Grupo GEN).
	
	CAPÍTULO 06 - LOCAÇÃO
	
	01) Sendo demandado em ação de despejo por falta de pagamento de aluguel, como poderá o locatário evitar a rescisão do contrato de locação?
R.: Deverá, na contestação, requerer autorização para depositar em juízo o valor do débito atualizado, independente de cálculo, incluídos os aluguéis e acessórios da locação até a data do depósito, bem como as multas ou penalidades contratuais, quando exigíveis, além de juros de mora, mais custas e honorários, no valor de 10% sobre o valor devido, se não for outra a estipulação contratual.
02) Julgada procedente a ação de despejo, qual será o prazo dado, normalmente, para o inquilino desocupar o imóvel?
R.: 30 dias.
03) Qual o prazo dado ao locatário, vencido em ação de despejo, se for estabelecimento de ensino autorizado e fiscalizado pelo Poder Público?
R.: Será de 6 a 12 meses, devendo o prazo coincidir com o período de férias escolares.
04) O locador ajuíza ação de despejo contra o locatário, que não a contesta e, logo a seguir, abandona o imóvel. Como deverá proceder o locador para retomar o imóvel?
R.: Deverá, nos próprios autos da ação de despejo, requerer imissão na posse, sem que seja preciso fazer constatação do abandono, embora seja aconselhável fazê‑lo. Não deverá entrar no imóvel sem ordem judicial, pois correrá o risco de ter contra si ação do locatário para defender sua posse.
05) Qual é o rito da ação revisional de aluguel?
R.: Rito sumário.
06) Ajuizada ação revisional de aluguel pelo locador, com sentença de procedência. A partir de que momento deverão ser cobrados os novos valores do aluguel?
R.: O aluguel fixado na sentença retroage à data da citação, e as diferenças entre o novo valor e o anterior serão pagas corrigidas mone​tariamente.
07) De que modo será feita a execução das diferenças? 
R.: Nos mesmos autos da ação de revisão.
08) Qual o procedimento da ação renovatória de aluguel? 
R.: Procedimento ordinário.
09) Renovada a locação, como serão executadas e pagas as diferenças dos aluguéis vencidos? 
R.: Nos próprios autos da ação, e pagas de uma só vez.
10) Se não for concedida a renovação do contrato de locação, como será feita a desocupação do imóvel? 
R.: Havendo pedido neste sentido na contestação, o juiz fixará prazo de até 6 meses após o trânsito em julgado da sentença, para a desocupação do imóvel.
==XXX==
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP

Outros materiais