Buscar

559456 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Análise econômica e de requisitos
Processo de Desenvolvimento do Software
Análise econômica
A análise econômica tem como foco estabelecer se o projeto de software gerará lucro, e se a receita gerada será o suficiente para cobrir os custos. Este processo acompanha todas as demais etapas de desenvolvimento do software.
Análise de requisitos
A análise de requisitos está relacionada com a definição do que o sistema deve fazer, suas propriedades emergentes desejáveis e essenciais e as restrições quanto à operação do sistema e quanto aos processos de desenvolvimento de software. Este não é um processo simplesmente técnico, ele é influenciado pelas preferências dos usuários e pelas políticas organizacionais.
Requisitos funcionais
Os requisitos funcionais descrevem o que o sistema deve fazer, isto é, as funções necessárias para atender os objetivos do sistema, por exemplo, cadastrar clientes, fazer análise de crédito, fazer uma transação com banco de dados, cadastrar um registro de atendimento, imprimir relatório, especificam portanto o comportamento de entrada e saída do sistema.
Deve-se porem tomar cuidado ao riscar os objetivos desse requisito pois caso haja alguma duvida ou mal entendimento de alguma informação vinda do cliente, os rumos do sistema podem ser traçados erroneamente não atingindo os anseios do contratante assim tornando-o o principal ingrediente para a eficiência do sistema.
Requisitos não funcionais
Definições:
São restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema. Estão relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, tempo de resposta e espaço de armazenamento. Os requisitos NÃO FUNCIONAIS descrevem como o sistema é, e não o que ele faz.
Os requisitos NÃO FUNCIONAIS podem vir de características necessárias de software (requisitos de produto), da organização que desenvolve o software (requisitos organizacionais) ou de fontes externas. Uma falha no atendimento de um requisito NÃO FUNCIONAL pode significar que todo o sistema é inútil. 
Requisitos não funcionais
Metas do sistema e requisitos verificáveis:
O sistema deve ser fácil de ser usado e organizado de modo que os erros dos usuários sejam minimizados. 
Você pode utilizar métricas como, velocidade, tamanho, facilidade de uso, confiabilidade, robustez e portabilidade quando o sistema estiver sendo testado para verificar se ele atendeu ou não aos requisitos NÃO FUNCIONAIS.
Requisitos de domínio
Derivados do domínio da aplicação descrevem características do sistema e qualidades que refletem o domínio.
Podem ser requisitos funcionais novos, restrições sobre requisitos existentes ou computações específicas.
Se requisitos de domínio não forem satisfeitos, o sistema pode tornar-se impraticável.
Requisitos de usuário
Devem descrever os requisitos funcionais e não funcionais de forma compreensível para os usuários que não possuem conhecimento técnico profundo.
Algumas maneiras de representar esses requisitos são: Caso de uso, Cenários, estórias do usuário e tabelas de evento-resposta. Esses requisitos podem ser incluídos na especificação do requisito de software.
Requisitos de sistema
São versões expandidas dos requisitos de usuário que são usados pelos engenheiros de software.
Estes requisitos explicam como os requisitos de usuário devem ser fornecidos pelo sistema.
De forma ideal, os requisitos de sistema devem descrever o comportamento externo do sistema e suas restrições operacionais.
Documento de requisitos de software
É a declaração oficial do que os desenvolvedores do sistema devem implementar. Deve conter os requisitos de usuário de um sistema e uma especificação detalhada dos requisitos de sistema. Este documento é utilizado por diversos níveis de usuários dentro da corporação, dos mais altos escalões até os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do software.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais