Buscar

Prova final - fundamentos da gestão por cometência

Prévia do material em texto

Data de inicio
	segunda, 2 Ago 2021, 21:11
	Estado
	Finalizada
	Data de conclusão
	segunda, 2 Ago 2021, 22:46
	Tempo empregado
	1 hora 34 minutos
	Nota
	4,80 de um máximo de 6,00(80%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
Em se tratando da gestão por competência, existem vários modelos desenvolvidos. Um deles foi elaborado por Fernandes (2006) e tem como propósito mapear e alinhar competências e desempenho. Esse modelo apresenta os passos para fazer esse mapeamento. Em relação a ele, leia as alternativas e assinale a correta. 
I) O modelo desenvolvido por Fernandes consiste em duas etapas principais, sendo a primeira a identificação e desenvolvimento das competências, e a segunda é a mensuração e o aperfeiçoamento do desempenho. 
II) Na etapa de identificação e desenvolvimento das competências, analisa-se, inicialmente, o negócio, ou seja, especifica-se onde a organização atuará.
III) Para o modelo proposto por Fernandes, assim como para qualquer outro, é fundamental que seja feita uma análise crítica com o propósito de adequar o mesmo à realidade da empresa.
IV) Na segunda etapa, a mensuração e aperfeiçoamento de desempenho, é recomendável a utilização do balance scorecard e do prisma de performance. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. II e III.
c. II, III e IV.
d. I e IV.
e. I, II, III e IV. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 2
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
As competências, de acordo com Fleury e Fleury (2004), são os conhecimentos e habilidades em ação e, sendo assim, a mesma pessoa terá competências individuais diferentes se atuar em outro setor ou em outra empresa. As competências podem ser de três tipos: as essenciais, funcionais e individuais. Em relação às essenciais, assinale a alternativa correta.
I) Apesar da dimensão individual, podem exercer importante influência no desenvolvimento das competências dos grupos ou até mesmo da organização. É o caso das competências gerenciais.
II) São as competências que diferenciam a empresa perante concorrentes e clientes e constituem a razão de sua sobrevivência. 
III) São competências específicas a cada uma das áreas vitais da empresa (vender, produzir, conceber, por exemplo).
IV) As competências essenciais precisam estar em todas as áreas, grupos e pessoas da empresa, ainda que em níveis diferenciados. Sobre essas competências é válido ressaltar que elas estão diretamente relacionadas aos objetivos estratégicos da organização.  
Estão CORRETAS somente as afirmativas: 
Escolha uma:
a. I e III.
b. I, II e IV.
c. II e IV.  
d. III e IV.
e. I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II e IV. .
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
As pessoas podem aprender de diversas maneiras, por exemplo, assistindo a uma palestra, fazendo um treinamento, lendo um livro, acessando a internet e trocando informações com outras pessoas. Algumas dessas formas de aprendizagem são consideradas formais e outras informais. Diante desses tipos de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
I) A aprendizagem formal ocorre quando as empresas organizam e planejam um programa de treinamento objetivando que os seus funcionários aprendam determinado conhecimento.
II) A aprendizagem informal ocorre no dia a dia e não é previamente planejada. Pode ocorrer, por exemplo, por meio da observação e de informações passadas pelos colegas.
III) A aprendizagem informal não se resume apenas ao ambiente organizacional, pois o funcionário pode adquirir conhecimento fora da empresa. 
IV) Uma das diferenças entre a aprendizagem formal e a informal é que, na formal, é o próprio aprendiz que decide como a aprendizagem ocorrerá, contudo, na informal, a decisão é do treinador ou da empresa.
Estão CORRETAS somente as afirmativas: 
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. I e II.
c. II e IV.
d. I, II e III. 
e. I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Texto da questão
As pessoas podem aprender diversas coisas como, por exemplo, navegar na internet, andar de bicicleta, fazer compras, cozinhar, costurar, dirigir automóveis, entre outras. A aprendizagem pode ocorrer tanto no nível individual quanto em grupo. No que se refere à aprendizagem individual, assinale a alternativa correta.
I) Os estudos sobre a aprendizagem individual partem da ideia de que é um processo psicológico associado com as mudanças que acontecem com as pessoas devido à interação com o meio.
II) A corrente behaviorista propõe que a aprendizagem do indivíduo consiste em uma mudança de comportamento duradora que se origina da interação da pessoa com o meio.
III) A corrente cognitivista defende que os processos mentais são mediadores da relação entre o ambiente e o comportamento.
IV) São exemplos da teoria cognitivista a teoria de processamento de informação e da aprendizagem social.  
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, III.
b. II, III e IV.
c. II e IV.
d. I, II e III. 
e. I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 5
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
“Por criação do conhecimento organizacional entendemos a capacidade de uma empresa de criar novo conhecimento, difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas” (NONAKA; TAKEUCHI, 1997, p. 1). Em relação à criação do conhecimento, assinale a alternativa correta na perspectiva de Nonaka e Takeuchi (1997).
I) Para que a criação do conhecimento ocorra no âmbito da organização, são necessárias cinco condições básicas que compreendem: a intenção, a autonomia, a flutuação e caos criativo, a redundância e a variedade de requisitos.
II) A criação do conhecimento é um processo em espiral que ocorre em três níveis: no indivíduo, no grupo e na organização. Sendo que inicia-se no individual e depois passa pelos demais. 
III) Na prática, a criação do conhecimento ocorre por meio de cinco etapas, sendo a primeira o compartilhamento do conhecimento tácito. A segunda é a criação de conceitos que consiste na verbalização do modelo mental básico. Após a criação dos conceitos, ocorre a justificação dos mesmos, que é a terceira etapa. Na quarta etapa, ocorre a construção de um arquétipo, que é a transformação do conhecimento em algo concreto. Por último, ocorre a difusão do conhecimento.
IV) A espiral da criação do conhecimento apresenta duas dimensões, a epistemológica e a ontológica. A primeira se baseia na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. A ontológica compreende a transformação do conhecimento criado pelo indivíduo em conhecimento organizacional.  
Estão CORRETAS somente as afirmativas: 
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. II e III.
c. II, III e IV.
d. I e IV.
e. I, II, III e IV. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
A vertente estratégica da gestão do conhecimento é dividida em duas linhas teóricas que compreendem: a Structure Conduct Performance (SCP) e a Resource-Based View (RBV). A primeira é mais voltada para o ambiente externo, ao contrário da segunda, também conhecida como Visão da Empresa Baseada em Recursos (VBR), que foca na análise interna dos recursos. Diante disso, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. As duas teorias têm sua origem na economia, consideram o sucesso como o retorno acima da média do setor, bem como a vantagem competitiva sustentável da firma.
b. Uma diferença entre estas teorias se refere ao foco estratégico. A SCP tem seu foco na relação com a indústria, enquanto a RBV tem seu foco nos recursos internos das empresas.
c. O principal representante da teoria SCP foi Michael Porter, que afirmava que as organizações deveriam buscar a vantagem competitiva por meio da criação de estratégias competitivas, que precisavam ser formuladas considerando a análise da indústria da quala organização faz parte bem como da relação da mesma com esse ambiente.
d. Sobre a teoria RBV, o economista Birger Wernerfelt pontua que as empresas deveriam procurar recursos novos que não precisariam combinar com os recursos que as mesmas já dispunham com o propósito de serem competitivas no mercado. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Sobre a teoria RBV, o economista Birger Wernerfelt pontua que as empresas deveriam procurar recursos novos que não precisariam combinar com os recursos que as mesmas já dispunham com o propósito de serem competitivas no mercado..
Questão 7
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
Existem diversas áreas relacionadas às competências organizacionais que estão estritamente relacionadas à ação das pessoas, o que corresponde às competências individuais. Com base nessas áreas, associe as duas colunas relacionando as áreas com suas respectivas descrições. 
1. Competências sobre a organização.
2. Competências de serviços.
3. Competências sobre processos. 
4. Competências sociais. 
5. Competências técnicas.
(  ) Refere-se ao conhecimento específico sobre o que deve ser executado.
(  ) É o conhecimento sobre a organização dos fluxos de trabalho.
(  ) A pessoa deve aliar a competência técnica e questionar sobre o impacto da tarefa ou produto na percepção do consumidor.
(  ) Refere-se ao saber ser. As ramificações dessa competência correspondem à autonomia, responsabilização e comunicação.
(  ) Refere-se à necessidade de se conhecer o processo do trabalho.
A sequência correta dessa associação é:
Escolha uma:
a. (1), (4), (2), (3), (5).
b. (2), (5), (1), (3), (4).
c. (5), (1), (4), (2), (3).
d. (3), (2), (5), (1), (2).
e. (5), (1), (2), (4), (3). 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: (5), (1), (2), (4), (3)..
Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
As empresas necessitam que os conhecimentos sejam disseminados, pois é ineficaz criar o conhecimento se ele não será transmitido às pessoas. Nessa perspectiva, os gestores precisam planejar a melhor forma de se fazer isso. Sendo assim, os gestores necessitam conhecer esse processo que pode ocorre de várias formas. Sobre a disseminação do conhecimento, assinale a alternativa correta:
I) A disseminação do conhecimento pode ocorrer por meio do treinamento, que é uma forma de interação essencialmente física entre pessoas com o intuito de trocar experiências e de criar produtos ou serviços que solucione os problemas. 
II) O processo de rotação de pessoas contribui para a disseminação do conhecimento, visto que, por meio de uma rotação interna, os funcionários têm a oportunidade de conhecer diversas áreas da organização.
III) O trabalho em equipes diversas proporciona a interação com pessoas que têm outras experiências e formação profissional com o propósito de que surjam ideias e soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela organização.
IV) Treinamento é uma das formas mais comuns no processo de disseminação do conhecimento e pode ocorrer de várias maneiras tanto na própria empresa quanto fora dela.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. II e III.
c. II, III e IV. 
d. I e IV.
e. I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II, III e IV..
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Texto da questão
A Resource-Based View (RBV) é uma abordagem que, segundo Fleury e Fleury (2004, p. 46), “[...] considera que toda empresa tem um portfólio de recursos: físico (infraestrutura), financeiro, intangível (marca, imagem e outros), organizacional (sistemas administrativos, cultura organizacional) e humano”. Sobre essa teoria, faça a leitura das alternativas e assinale a correta.
I) Para o uso da RBV na formulação de estratégias voltadas à busca da vantagem competitiva, foi criado um modelo de cinco forças que analisam a indústria, concorrentes, fornecedores e clientes.
II) O principal propósito da RBV é explicar a criação, manutenção e renovação da vantagem competitiva em termos do aspecto dos recursos das firmas.
III) A RBV tem como objetivo a análise do ambiente interno, ou seja, dos recursos das firmas, e é nesta teoria que a gestão por competência apresenta um foco mais estratégico. 
IV) A teoria RBV foi alvo de várias críticas, sendo uma delas o problema da ambiguidade causal. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas: 
Escolha uma:
a. I e III.
b. I, II e III.
c. II, III e IV.
d. III e IV.
e. I, II, III e IV. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: II, III e IV..
Questão 10
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
“A aprendizagem organizacional, que pode ser considerada uma resposta alternativa às mudanças enfrentadas pelas empresas, é um processo em que se busca desenvolver a capacidade de aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e traduzir estes conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho, tornando a empresa mais competitiva” (BITENCOURT, 2005, p. 39). A aprendizagem organizacional apresenta três perspectivas que contribuem para a gestão por competência, que são as seguintes: a social, a dinâmica e a estratégica. Sobre essas perspectivas, na visão de Bitencourt (2005), assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A perspectiva social foca em associar as diretrizes da empresa com a visão estratégica da gestão de competências.
b. A perspectiva estratégica está estritamente relacionada com o desenvolvimento contínuo do indivíduo. Está preocupada com a formação e aplicação de novas competências.
c. A perspectiva social compreende a formação integral na qual as experiências vivenciadas durante a trajetória pessoal e profissional são uma oportunidade de aprender a aprender. 
d. A perspectiva dinâmica utiliza-se das experiências passadas como base para a solução dos problemas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A perspectiva social compreende a formação integral na qual as experiências vivenciadas durante a trajetória pessoal e profissional são uma oportunidade de aprender a aprender..
Terminar revisão

Outros materiais