Buscar

ENSINO CLÍNICO GERÊNCIA SUPERV. 2 2021.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE ENFERMAGEM UNISUAM – 2021.1
	ENSINO CLÍNICO INDIVIDUAL (ECI)
	DATA:
	14.04.2021
	NOME:
	Aline Santos de Souza Soares 
	DISCIPLINA:
	ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
	MATRÍCULA:
	16200160
	PROFESSOR:
	MARCÍLIO MARCELINA
	MÓDULO:
	GERÊNCIA
	ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO ECI VIA EMAIL INSTITUCIONAL
	- O ECI deverá ser realizado individualmente por cada módulo regular (4) e pelo módulo especial (1), conforme orientação dos respectivos professores. 
. Após realizados, os ECI deverão ser enviados para os respectivos professores responsável pelo modulo da disciplina, via e-mail institucional.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Você trabalha em um determinado hospital público há 2 anos no setor de emergência como enfermeiro do plantão dia e, por motivos pessoais, solicitou a chefia de enfermagem para que trocasse para o plantão noite. Foi autorizada a troca, mas foi remanejada para o setor de clínica médica. No seu primeiro plantão, ao separar o material para realizar os curativos dos pacientes com LP (Lesão por pressão) em uso de papaína a 10%, constatou que não havia essa cobertura para realização do curativo. Ao chegar no leito dos pacientes para realizar o exame físico, observou que os pacientes com curativos e com indicação de ser realizado 2 vezes ao dia, conforme a prescrição, percebeu que o mesmo já estava com data e hora do plantão noite, ou seja, curativo já realizado. Ao questionar os técnicos as respostas foram as mais variadas: 
“Não enfermeira, curativo é na hora do banho de manhã... A gente só faz o curativo se estive sujo, se não, vai esperar até amanhã.” 
“Enfermeira, a gente até tenta fazer mas a noite ninguém vai pegar material estéril para fazer curativo, e quando vai, o pessoal do CME diz que não libera a noite”
“O pessoal do dia nunca deixa quantidade suficiente na geladeira e a farmácia a noite também não libera, por isso nem perdemos mais tempo, a outra enfermeira já sabia como isso funcionava e ela ficava muito sobrecarregada então nós ajudávamos.”
1. O que você observou de inadequado neste relato? 
 Poderia citar diversas situações inadequadas, dentre elas: Curativo sendo realizado somente na hora do banho, quando a indicação é para ser feito 2x ao dia; Não ter reposição de material estéril no local, não haver uma rotina para reposição de tais materiais; CME não liberar material no horário noturno; farmácia não liberar material no horário noturno.
2. Diante da problemática, o que você enquanto líder de uma equipe faria para que garantisse a qualidade do serviço, e segurança do paciente? 
O Enfermeiro líder da equipe levaria a situação para o coordenador relatando os problemas existentes, sugerindo uma reunião com as chefias do CME e da Farmácia para estarem assim ajustando horários definidos no período diurno e noturno para estar sendo realizado entrega de materiais e insumos necessários, para realizar a troca dos curativos de maneira adequada e de acordo com a indicação.
3. Com relação ao processo de comunicação escrita, tem algo que você considere importante relatar no livro de Ordens e Ocorrências? E, em relação a comunicação verbal, o que você pontuaria com sua equipe?
Dentre as diversas situações observadas na situação problema, realizaria o relato no livro de ordens e ocorrências as intercorrências no plantão, sobre a forma errada de realizar a troca de curativos e com relação aos horários disponibilizados tanto da CME com da farmácia. Sobre comunicação verbal horários definidos de almoço e lanches, distribuições de rotinas podem ser de forma verbal de forma oral sem problema nenhum.
4. No Gerenciamento de conflitos, o mediador, ao utilizar uma estratégia de resolução de conflito, deve adotar alguns princípios. São eles EXCETO: 
a)	Ter credibilidade e ser imparcial
b)	Apresentar conhecimento da situação e ter clareza na linguagem
c)	Ser leal e flexível nas atitudes
d)	Apresentar confidencialidade
e) (x)	Considerar o interesse próprio para a resolução do conflito
5. Em reunião dos enfermeiros, Marina e Cecília estavam solicitando férias para o mês de janeiro, mas só uma poderia gozar desse benefício devido a quantidade de atestados médicos no setor. Como critério definido em reunião setorial prévia, o profissional que possui mais tempo de serviço na instituição tem preferência na escolha do período de férias, mas os que não são beneficiados costumam instigar discussões e dar justificativas para merecer concessão. Mesmo trabalhando há mais tempo do que Cecília, Marina abriu mão de gozar suas férias como havia solicitado, para prevenir aborrecimentos e frustrações, já que não gostava muito da postura que a colega costumava adotar. Diante do caso apresentado, a estratégia de gerenciamento de conflito adotada por Marina foi: 
a)	Amenização – abranger e reduzir o conflito, mas não há resolução
b)	Compromisso – as partes cedem para solucionar o conflito
c)	Competição – uma das partes perde, gera desavença e vingança
d)	Evitação – não encaram o conflito e não há solução
e) (x)	Acomodação – uma das partes abre mão de suas crenças e permite vitória da outra
6. O enfermeiro do setor se deparou com dois técnicos de enfermagem discutindo no corredor do Pronto Socorro e, imediatamente, solicitou para que ambos parassem a discussão, independentemente do motivo ou do culpado e que, no final do plantão, discutiriam juntos sobre esse acontecimento. Qual foi a estratégia de gerenciamento de conflito adotada pelo enfermeiro?
a)	Negociação
b) (x)	Amenização
c)	Acomodação
d)	Dominação
e)	Compromisso
7. Foi estabelecido pela Central de Material e Esterilização que “todas as solicitações diárias de materiais esterilizados das Unidades devem ser encaminhadas até as 08 horas da manhã”. Essas regras para desenvolvimento das atividades são denominadas: 
a)	Rotina
b)	Regulamento
c) (x)	Normas
d)	Procedimento
e)	Deliberações
8. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência. Nesse sentido é correto afirmar que: 
a)	Faz parte das atribuições do enfermeiro aprovar prioritariamente a aquisição de materiais de menor valor para reduzir os custos para a instituição
b)	As medidas de contenção de gastos de materiais independem do estilo de liderança do enfermeiro, do processo comunicacional que se estabelece com os funcionários, da satisfação no trabalho e da adequação do espaço físico
c)	O conceito de provisão é empregado para o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação, ou seja, a distribuição física até o cliente
d) (x)	Faz parte das atribuições do enfermeiro atuar na definição das especificações técnicas do material, estabelecimento do quantitativo necessário, análise da qualidade, processo de compra e estabelecimento de controle e avaliação
e)	O gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, compondo um processo com as seguintes atividades exclusivamente: compra, armazenamento e controle

Outros materiais