Buscar

Empregabilidade_ aula semi presencial 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empregabilidade e Planejamento de Carreira
Não é novidade, que o mundo vem sofrendo sérias transformações no desenvolvimento e organização do trabalho em praticamente todas as áreas de atuação. Neste cenário, onde a globalização e a busca incessante das empresas por maior eficiência têm destaque, não há garantias que os processos e funções que existem hoje continuarão a existir amanhã. A empresa pode passar por uma reestruturação, dowsizing, terceirização e etc.
O conceito de empregabilidade passa assim, a ser cada vez mais mencionado e discutido. Mas, você sabe o que é empregabilidade? Como você classificaria seu grau de empregabilidade?
Bem, vamos por partes. 
Segundo a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional - Ministério do Trabalho (Brasil, 2000), a empregabilidade seria um “conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e relações que tornam o profissional necessário não apenas para uma, mas para toda e qualquer organização”.
A empregabilidade seria assim, a capacidade do profissional de garantir sua inserção no mercado de trabalho a médio e longo prazo. A empregabilidade não reside no emprego, e sim na capacidade do profissional de aprender e adaptar-se continuamente às mudanças impostas pelo mercado.
MARIOTTI (1999, p. 173) aprofunda o conceito, sugerindo parâmetros que podem ser utilizados para o desenvolvimento da empregabilidade. “A empregabilidade pode ser definida como um conjunto de atributos que fazem com que os serviços de um indivíduo sejam requisitados, esteja ele empregado, desempregado, ou mesmo sendo empregador, profissional autônomo ou voluntário. Está centrada em 10 parâmetros: pensamento sistêmico, autopercepção, automotivação, capital intelectual, capacidade física e mental, integração razão-intuição, criatividade, capacidade de análise social, visão pessoal de futuro e competências interpessoais (capital relacional).”
Desse modo, para garantir sua empregabilidade, o profissional necessita de um conjunto de competências, habilidades e atitudes que deve estar alinhado com um processo de gerenciamento de carreira. O profissional tem, então, a responsabilidade pela condução de sua carreira, o que implica na necessidade de um auto-conhecimento em relação aos próprios pontos fortes e fracos e a um planejamento de melhoria de desempenho. 
Esse planejamento pode ser iniciado ainda na fase acadêmica, onde o aluno deve tentar vivenciar as teorias aprendidas através de estágios e pode também começar o desenvolvimento de habilidades como, por exemplo, as de relacionamento interpessoal através de cursos extra curriculares.
O planejamento de carreira é um processo contínuo que deve implicar num nível crescente de capacitação e diversificação do profissional, pois à medida que este desenvolve sua capacitação profissional, qualifica-se para cargos mais desafiadores que podem proporcionar maior reconhecimento, compensação e status. 
Portanto, cabe a cada profissional desenvolver competências que lhe agreguem um diferencial competitivo perante outros profissionais e atraiam melhores oportunidades de trabalho, permitindo que este escolha onde e como aplicar seus talentos.
Finalmente, podemos concluir que nosso grau de empregabilidade depende da resposta a pergunta: Quanto sou e continuarei sendo interessante para o mercado? 
E você, onde pretende estar daqui a cinco anos? Em que posição e empresa gostaria de estar trabalhando? Você possui os requisitos necessários para ocupar a posição que almeja? Que tipo de providências está tomando para se qualificar adequadamente para as exigências do mercado?
Não perca tempo e não se desvie de seus objetivos. A sua carreira agradece!

Outros materiais