Buscar

Semiótica e percepção visual A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL
MAIARA SAMPAIO RUSSELL – MATRICULA 2021104824
Podemos analisar os cartazes acima, sob três pontos de vista da semiótica:
Qualitativo-icônico: Analisa-se todos os aspectos qualitativos da respectiva imagem, guiadas pela primeira impressão. Essas qualidades podem ser materiais ou abstratas: cores, linhas, formas, texturas, força, leveza, fragilidade, etc.
Singular-indicativo: Analisa-se a imagem em um determinado espaço e tempo, buscando sua identidade e destino, as funções que desempenham, bem como a sua finalidade: ambiente, origem, público-alvo, etc.
Convencional-simbólico: Analisa-se a imagem nos níveis de design, representação e consumidor: níveis culturais, o que representa, valores agregados, consumidor que visa atender, etc.
Ao analisarmos as imagens acima, podemos fazer um paralelo entre elas no que diz respeito aos jovens aderirem a uma certa causa. As duas imagens são cartazes para o alistamento militar.
A primeira imagem passa a ser mais chamativa por conta das cores, os traços da bandeira no fundo trazem movimento e passa uma ideia de patriotismo, a mensagem escrita "Você tem um dever a cumprir", juntamente com a imagem de um homem apontando para quem a vê, configuram uma ideia pessoal e apelativa para o objetivo da propaganda. 
Já a segunda imagem, por ser em preto e branco não chama tanto a atenção e os seus detalhes são mais difíceis de compreender. Conseguimos observar um soldado sorridente e feliz em prestar o serviço militar, podemos notar também uma família acenando e parecendo felizes mesmo com a intervenção dos militares, passando assim apesar de tudo, uma imagem de heroísmo. A frase “O Brasil está presente”, nos induz a entender que o país está presente em alguma guerra.

Outros materiais