Buscar

A importância da metodologia científica na construção da ciência. BLOISE, Denise Martins.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO - FOP
PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM HEBIATRIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
DISCENTE: RENATO DANIEL MELO
BLOISE, Denise Martins. A importância da metodologia científica na construção da ciência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol.06,pp. 105-122, 2020. 
A partir da leitura e reflexão sobre do texto proposto, pode-se compreender que o método pode ser definido como uma trilha, um modo de como realizar determinados procedimentos para a produção da ciência. Parte-se de um objetivo, que precisa ser bem delimitado, em direção ao conhecimento científico. O percurso entre objetivo e conhecimento é o que chamamos de metodologia. Ela é que orienta o passo a passo para a obtenção, com rigor, das respostas procuradas. Ou seja, a metodologia é o caminho. 
O artigo nos apresenta um caminho a ser trilhado pelo pesquisador na produção de ciência. Para isso, a autora detalha pontos fundamentais de uma pesquisa. Sendo assim, a pesquisa é a busca de respostas para inquietações, curiosidades, perguntas do pesquisador. Um ponto importante é que a pesquisa não tem por finalidade o ambiente acadêmico, mas à sociedade. Portanto, a academia presta um serviço à sociedade. 
Através desse prisma, a metodologia norteia toda a atividade do pesquisador, subsidiando o caminho do conhecimento, protegendo a ciência de falhas, equívocos, tentando minimizar ao máximo erros. A autora reflete sobre os paradigmas das ciências, que são conceitos estruturantes, mas na ciência o método é a forma do pesquisador buscar a autenticidade dos fatos. Importante destacar que não existe um método único, capaz de abarcar e explicar todo o mundo à nossa volta. Por isso, a escolha de um método precisa estar alinhada com o objetivo, com o norte da pesquisa. 
Uma prova dessa amplitude de métodos são as pesquisas quantitativas e qualitativas, que se propões a objetivos diferentes. Enquanto uma preocupa-se do que pode ser mensurável, a outra foca em aspectos descritos, focados em fenômenos e atribuição de significados. Portando, a metodologia é que o caminho que norteia o pesquisador, que sempre deve estar atento e se questionar sobre a metodologia de sua pesquisa.

Continue navegando