Buscar

EXERCÍCIO MÓDULO 1 - História e Conceitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE PSICANÁLISE
MÓDULO 01
CURSO DE FORMAÇÃO DE ANÁLISE CLÍNICA
POR QUE A PSICANÁLISE É TIDA COMO BASEADA NA HERMENÊUTICA?
a) Por possuir referências teóricas baseadas em aspectos mitológicos, sobretudo da Grécia, a exemplo do termo "Complexo de Édipo".
b) Por se tratar de um campo teórico que busca, além da interpretação, a premissa de criar um conhecimento restrito e que não abrange outras áreas do conhecimento, tornando-se única referência no tratamento de doenças psíquicas.
c) Por apresentar um caráter investigativo e que busca a verificação dos comportamentos físicos do paciente unicamente, considerando somente suas expressões faciais, modo de sentar e/ou de se vestir.
d) Por tratar a psicanálise como um campo teórico e clínico baseado na investigação e interpretação de conteúdos que vão além daquilo que se mostra nas manifestações perceptíveis, esclarecendo as significações e as formas de expressão.
e) Pelo fato de manter uma relação tão forte entre teoria e prática, que pode ser considerado um sistema hermeticamente fechado.
 
A QUE SE REFERE A FALA DE FREUD (1922): "(...) LEVAMOS À CONSCIÊNCIA DO DOENTE O PSÍQUICO RECALCADO NELE"?
a) Ao trabalho médico desenvolvido por médicos psiquiatras em centros de saúdes e hospitais.
b) Ao trabalho de análise desenvolvido por psicanalistas dentro da clínica.
c) Ao trabalho de experimentação científica desenvolvido em universidades e centros de pesquisas.
d) Ao trabalho analítico realizado por psicólogos dentro da linha cognitivo-comportamental.
e) Ao trabalho terapêutico desenvolvido por psicanalistas por meio de florais e práticas de massagem e relaxamento.
 
NO ARTIGO "QUE TIPO DE CIÊNCIA É, AFINAL, A PSICANÁLISE", O AUTOR EXPLICA QUE FREUD TEORIZA O CAMPO PSICANALÍTICO EM DOIS NÍVEIS, EXPLICANDO QUE, EM UM DELES, HÁ UMA IDEIA DE GENERALIDADE. ESSE ENTENDIMENTO OCORRE PORQUE:
a) descreve-se o inconsciente e suas implicações dentro do aparelho psíquico: os conflitos e angústias provenientes das pulsões e seus destinos na sua relação com a satisfação (ou não) do desejo.
b) há a preocupação, dentro da ideia da metafísica dos objetos, em descrever detalhadamente as motivações de cada angústia, na tentativa de criar um referencial generalista pra o tratamento dessas patologias.
c) existe certa crítica ao tratamento analítico frente às outras linhas terapêuticas, sobretudo à cognitiva.
d) as pulsões dentro da teoria freudiana, pouco tem a ver com o desejo do indivíduo, que, quando reprimidos podem levar às psicoses mais graves.
e) cria um campo metapsicológico, portanto geral, para o desenvolvimento de técnicas clínicas e medicamentos sofisticados para o tratamento de doenças psíquicas. 
 
DE QUE MANEIRA FREUD TEM CONTATO COM A HIPNOSE E QUE NOME RECEBE ESSA TÉCNICA DENTRO DA CLÍNICA?
a) Freud cria um centro médico em Paris, onde recebe Charcot que lhe ensina sobre a hipnose em um congresso, atribuindo-se à técnica o nome de hipnoterapia parisiense.
b) Freud se depara em sua clínica médica com pacientes ditos com "problemas nervosos" e, então, cria um método experimental na Universidade de Viena que fica conhecido como sugestão hipnótica.
c) Freud faz um estágio com um renomado médico francês que utiliza da hipnose para o tratamento de pacientes que demonstram anormalidades no funcionamento do sistema nervoso, e, então, utiliza as técnicas em sua volta à Viena que fica conhecido como sugestão hipnótica.
d) Freud se reúne com Charcot e Breuer em Paris, no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise Clínica para desenvolverem uma técnica que iria propor um tratamento único, jamais visto, e que contaria com a hipnose como principal aparato. Essa técnica fica conhecida como hipnose freudiana.
e) Freud vai à Paris ao encontro de Charcot, seu aluno mais dedicado, o qual permite e se submete ao tratamento experimental de hipnose desenvolvido por Freud, e que fica conhecido como sugestão hiperhipnótica.
 
EM QUAIS PREMISSAS ESTÃO BASEADAS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE?
a) Na ideia da relação analista-paciente que, juntos, associam-se livremente para o bom andamento da análise.
b) No fato do paciente sentir-se livre para se expressar, porém deve manter-se associado ao direcionamento da terapia feito pelo analista.
c) Na premissa de que o paciente pode trazer seus conteúdos sem qualquer receio ou julgamento, cabendo ao analista o trabalho de investigar e analisar essas ideais trazidas pela fala do paciente.
d) Na ideia da livre associação do paciente, de suas ideias e pensamentos, que deve transmitir ao analista todos os conteúdos de forma a já elaborar as ideias inconscientes sem que haja intervenção alguma do analista.
e) Na premissa de que o analista é livre para associar-se ao paciente ou não, caracterizando o par analítico analista-paciente.
 
QUAL IDEIA ESTÁ POR TRÁS DA FAMOSA FRASE FREUDIANA: " O EU NÃO É MAIS SENHOR NEM EM SUA PRÓPRIA CASA"?
a) No contexto social do início do século XX, as mulheres vinham ganhando um importante espaço na sociedade, cabendo a elas a função de administrar e prover os cuidados da casa.
b) Em função da teoria de Darwin, o criacionismo passa a ser contestado, sendo que o Senhor Deus não é mais a principal figura social.
c) Ao inconsciente, e sua descoberta científica, sendo possível atribuir às questões relativas ao inconsciente toda a criação do universo, sendo assim, o homem não seria responsável pela dinâmica do planeta.
d) Ao inconsciente, visto que essa descoberta freudiana permite o entendimento de uma estrutura psíquica que é composta por diferentes instâncias, sendo uma delas, responsável por manter importantes conteúdos simbólicos que não estão acessíveis ao nível consciente.
e) Ao consciente, e ao entendimento de que, para a estrutura psíquica, o inconsciente de nada serve de nada às funções do homem, visto que serve como um reservatório de lembranças angustiantes.
 
CONSIDERANDO A PRIMEIRA TÓPICA FREUDIANA SOBRE O APARELHO PSÍQUICO, QUAIS SERIAM OS PONTOS RELEVANTES QUE EXPLICARIAM A DINÂMICA DESSE FUNCIONAMENTO?
a) Econômico, tópico e dinâmico, respectivamente, em função da quantidade de energia movimentada; em instâncias diferenciadas quanto à natureza e funcionamento; e devido à transmissão de forças e afetos dentro do sistema.
b) Econômico, tópico e dinâmico, respectivamente, em função do sistema econômico vigente em Viena no século XX; na topicalização do aparelho psíquico em fases oral, anal, fálica, latência e genital; e em virtude do dinamismo feito pela contribuição de outros autores contemporâneos a Freud.
c) Fonte, magnitude, finalidade e objeto, respectivamente, quanto à natureza; o tamanho da força de descarga; o objetivo da descarga; e o objeto da infância mais utilizado pelo indivíduo.
d) Fonte, magnitude, finalidade e objeto, respectivamente, quanto à origem do trauma; o tamanho da força de descarga; as motivações pelas quais o indivíduo age; e o objeto utilizado para atacar o outro, descarregando a energia pulsional.
e) Econômico, tópico e dinâmico, respectivamente, quanto ao valor que se dá à descarga; por apresentar níveis diferentes de angústias, como em tópicos; e por tratar de um dinamismo tal qual a associação livre.
 
QUAIS POSIÇÕES MELANIE KLEIN SUGERE NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DO APARELHO PSÍQUICO, CONSIDERANDO AS FASES DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DE FREUD?
a) Posição autista e depressiva.
b) Posição esquizoparanóide e depressiva.
c) Posição esquizoparanóide e repressiva.
d) Posição de culpa e reparação.
e) Posição esquizodepressiva e paranóide.
 
QUEM CUNHA O CONCEITO "MÃE SUFICIENTEMENTE BOA" E QUAIS AS IMPLICAÇÕES DESSA IDEIA?
a) Sigmund Freud, por sugerir a ideia de que toda histérica não teve uma mãe que tenha sido boa o suficiente para que ajudassem a superar as angústias provenientes do Complexo de Édipo.
b) Melanie Klein, por indicar e demonstrar como uma mãe deve ser, incorporando ideias trazidas por Abraham e Ferenczi.
c) Carl Jung, por ter sido órfão e não ter tido uma mãe presente, sobretudo em sua adolescência.
d) Jacques Lacan, pelo fato de a mãe ser umsignificante que é capaz de promover à formação do inconsciente da criança.
e) Donald Winnicott, pelo fato de entender que a mãe deve ser boa o suficiente, para prover àquilo que o bebê precisa ao seu tempo.
 
SEGUNDO ZIMERMAN, A PSICANÁLISE, HISTORICAMENTE, SEGUE TRÊS CATEGORIAS, QUAIS SÃO ELAS?
a) Ortodoxa, clássica e cristã.
b) Antagônica, clássica e ortodoxa.
c) Ortodoxa, anglo-saxônica e clássica.
d) Ortodoxa, clássica e contemporânea.
e) Clássica, moderna e contemporânea.

Continue navegando