Buscar

SISTEMA VESTIBULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMA VESTIBULAR
O sistema vestibular é um componente da produção de respostas motoras e se divide em cinco partes:
- aparelho receptor periférico: esta no ouvido e faz transdução de movimento e posição da cabeça.
- núcleos vestibulares centrais: que é um conjunto de neurônios responsáveis por receber, integrar e distribuir informações que controlam atividades motoras, relfexos posturais.
- rede vestíbulo-ocular: se origina no núcleo vestibular e faz o controle dos movimentos oculares.
- rede vestibuloespinhal: coordena movimentos da cabeça, musculatura axial e reflexos posturais.
- rede vestíbulo-talamocortical: responsáveis pela percepção de movimento e orientação espacial. 
LABIRINTO VESTIBULAR PERIFERICO
O labirinto possui receptores especializados e consiste em cinco estruturas receptoras separadas, três canais semicirculares (dispostos de formas diferentes para captar movimentos tridimensionais) e dois órgãos otólitos (na parte petrosa o osso temporal). 
Ele é dividido em dois tipos: ósseo (concha que contem e protege estruturas vestibulares sensoriais) e membranoso (tubos de conexao que apresentam receptores vestibulares). Entre o osseo e o membranoso há perilinfa (muito sódio e pouco potássio) e dentro do membranoso há endolinfa (muito potássio e pouco sódio).
ORGAOS RECEPTOR VESTIBULARES
Os cinco órgãos receptores completam sua função. Os canais semicirculares (horizontal, anterior e posterior) transduzem movimentos rotacionais da cabeça. Os órgãos dos otólitos (utrículo e sáculo) respondem a movimentos translacionais da cabeça ou orientações da mesma. As células receptoras de cada órgãos vestibular são inervadas por fibras aferentes que se unem para formar o nervo vestibulococlear (VIII). Os corpos celulares desses neurônios aferentes estão no gânglio vestibular (no meato auditivo interno).
A irrigação para o labirinto é pela artérias labiríntica, geralmente, ramo da artéria cerebelar ântero-inferior. Também há auxilio da artéria estilomastoidea que vão mais para os canais semicirculares.
LABRITINTO MEMBRANOSO
É sustentado por um tecido conjuntivo. Os três ductos dos canais se conectam ao utrículo e cada ducto termina com um alargamento proeminente chamado ampola. Os receptores sensoriais estão num neuroepitélio na base de cada ampola. A endolinfa no labirinto é drenada para o seio endolinfático através de pequenos ductos e que, através do ducto endolinfático, comunica-se com o saco endolinfático (subjacente à dura-máter).
O sáculo comunica-se também com a cóclea pelo ductus reuniens.
O desequilíbrio iônico causa a doença de Meniere, gerando vertigem intensa, náusea, nistagmo posicional, etc. 
RECEPTORES SENSORIAIS VESTIBULARES
As células receptoras sensoriais do sistema vestibular são denominadas células ciliadas, devido aos seus estereocílios. Este se origina da placa cuticular (região de actina) na extremidade apical da célula ciliada. Há dois tipos de células ciliadas e se diferenciam pelo tipo de inervação das fibras do oitavo nervo craniano.
-do tipo I: forma caliciforme e são cercadas por terminações aferentes (cálice nervoso).
-do tipo II: são cilíndricas e inervadas por botões sinápticos simples. 
Aspartato e glutamato são neurotransmissores excitatorios de suas sinapses. Ambas as células recebem sinapses de fibras eferentes vestibulares que controlam a sensibilidade do receptor. (no sistema vestibular é ao contratio? Fibras eferentes que chegam ao córtex e dp por fibras aferente qu mandam sinal para o SNC? ) => as fibras eferentes tem acetilcolina como neurotransmissor. 
Os corpos celulares das fibras eferentes estão no tronco encefálico.
Dentro de cada ampola, as células ciliadas e de sustentação ficam imersas na crista ali presente. As do tipo I estão na região central da crista e as do tipo II são numerosas nas áreas periféricas. A cúpula é uma massa gelatinosa que se origina da crista e cobrem as células ciliadas. 
Os movimentos angulares da cabeça fazem com que a endolinfa circule pelo labirinto membranoso e mova a cúpula para os lados. Este movimento desloca os estereocílios na mesma direção. 
Para os órgãos otólitos, uma estrutura parecida com a crista, a mácula, contem celulares ciliadas receptoras. Os estereocilios das células ciliadas desses órgãos se estendem dentro de um revestimento gelatinoso, a membrana otolitica que é coberto por cristais de carbonato de cálcio , otocônias (movem-se pela endolinfa). 
TRANSDUÇAO DAS CELULAS CILIADAS
Movimentos dos estereocilios em direçao ao cinocílio (maior deles) fazem com que as membranas celulares se despolarizem. E em direção oposta causa a hiperpolarização.
Na despolarização, canais de potássio abrem-se nas partes apicais do estereocilio. O potássio entra pela endolinfa, despolarizando a membrana. Esta por sua vez faz com que se abram os canais de cálcio, fazendo-os entrar. O influxo de cálcio faz com que as vesículas sinápticas liberem seu neurotransmissor nas fendas sinápticas e as fibras aferentes respondam aumentando a taxa de descarga. Quando o estimulo desaparece, os estereocilios e o cinocilio retomam à posição de repouso, fechando os canais de cálcio e causando o efluxo de potássio. 
CANAIS SEMICIRCULARES SÃO RESPONSIVOS À ACELERAÇAO ROTACIONAL DECORRENTE DE ROTAÇOES DA CABEÇA OU DO CORPO. ÓRGAOS OTÓLITOS SÃO RESPONSIVOS A ACELERAÇOES LINEARES. 
FUNÇÃO DOS CANAIS SEMICIRCULARES
Os canais esquerdo e direito de cada par funcional sempre respondem opostamente a qualquer movimento de cabeça que os afete, portanto, a sensibilidade direcional da cabeça é codificada por sinais de receptores opostos.
Traumatismo craniano ou doença podem mudar a atividade de repouso normal das fibras aferentes e ser interpretadas pelo cérebro como rotação (tumores também).
FUNÇÃO DOS ÓRGÃOS OTOLÍTICOS
As células ciliadas nas caçulas não respondem à rotação, mas sim à aceleração linear e à inclinação da cabeça. Seu processo de deflexão é o mesmo dos canais mas ao invés do cinocílios, os estereocilios vão em mesma direção ou oposta da estríola.
NÚCLEOS VESTIBULARES
A informação neural carregada pelas fibras aferentes é transmitida aos quatro núcleos vestibulares (superior, medial, posterior e inferior) que estão na medula oblonga rostral e na ponte caudal. O processamento das informações de posição e movimento são nos núcleos vestibulares. 
As fibras aferentes dos canais se projetam para os núcleos superior e medial (as vezes lateral e inferior). Os órgãos otolíticos se projetam para os núcleos vestibulares lateral, medial e inferior. As aferentes saculares excitam neurônios dos núcleo oculomotor contralateral influenciando movimentos oculares verticais.
Estas células distribuem informações então para todas as regiões diferentes do cérebro. 
CONEXOES CEREBELARES
 O labirinto é o único órgão sensorial que envia projeções aferentes para o córtex e os núcleos cerebelares. O cerebelo forma conexões recíprocas com os núcleos vestibulares. Esta projeção cerebelovestibular inclui axônios de células de Purkinje que são GABAérgicas e inibitórias, constituindo mecanismos regulatórios.
CONEXOES COMISSURAIS
Suas fibras se originam de todos os núcleos vestibulares, sendo que a maioria é GABAérgicas e alguns excitatórios. Elas desempenham papel importante na compensação vestibular (quando há alguma perda do controle postural ou reflexos ele restaura).
Outras conexões aferentes como fibras espinovestibulares originam-se de todos os níveis da medula e fornecem entrada proprioceptivas para os núcleos vestibulares medial e lateral. E outras eferentes, cujas funções ainda são desconhecidas, enviam projeções para formação reticular.
REDE VESTIBULO-OCULAR
Mantem o olhar fixado em algo enquanto a cabeça esta em movimento. 
Nistagmo: é um reflexo que ocorre durante a rotação da cabeça para estabilizar a imagem. O reflexo é dividido em duas fases, uma rapida e uma lenta. A fase lenta é para compensar a rotação da cabeça e a fase rápida é para resetar o movimento (caso contrário o olho iria atingir a borda da órbita e se manteria la enquanto durasse o movimentorotacional). A fase lenta é gerada pelo sistema vestibular enquanto a fase rápida responde a sinais do tronco cerebral. O nistagmo é dito patológico quando o movimento (fases rápida e lenta) ocorrem mesmo com a cabeça parada. É resultado do desbalanço do sistema vestibular alterando o tônus dos neurônios motores extra-oculares. 
REDE VESTIBULOESPINHAL
É formado por tratos vestibuloespinhais (lateral e medial) de vias descendentes que influenciam o tônus muscular e produzem ajustes dos reflexos posturais da cabeça e do corpo. 
REDE VESTÍBULO-TALAMOCORTICAL
As percepções cognitivas de movimento e orientação espacial se originam através da convergência de informações dos sistemas vestibular,visual e somestésico no nível talamocortical.
Precisa saber além disso nas redes?

Outros materiais