Buscar

Questões sobre Gestão de Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1
Questão: 01 (111672)
Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, deveria considerar:
A relação de experiências do candidato em um determinado segmento.
Que seria importante uma maior especialização do candidato
Que não há relação com o segmento de mercado que tenha atuado o candidato.
A condição de adaptabilidade do candidato a um regime menos tradicional.
Questão: 02 (110644)
O conceito de perenidade, expressa a ideia de permanência de uma empresa no mercado, no longo prazo, a partir de uma estratégia de posicionamento fundamental para a sobrevivência.
Porém, para que esse objetivo seja alcançado, as organizações devem adotar alguns procedimentos.
Assinale, nas alternativas abaixo, aquela que relaciona corretamente, estes procedimentos.
O alinhamento das ações à missão e à estratégia, precisa valorizar os pontos fortes
Estruturar ações dentro de uma visão de futuro alinhadas à sua missão como empresa
Não pode haver descuido em relação aos pontos fracos, além de valorizar os fortes e alinhar as ações com a Missão e a Estratégia.
As ações devem ser embasadas na Missão e, precisam estar de acordo com sua orientação estratégica.
Questão: 03 (111383)
Com essa amplitude de propósitos, entende-se que a administração de Recursos Humanos deva ter uma atuação integrada e eficiente. Dessa forma, a área de RH é composta por subsistemas que apresentam atributos de responsabilidade relacionados à estratégia global da área, estando interligados entre si de forma: 
Processual e não mais funcional.
Continua e interativa.
Moderna e não mais tradicional.
Permanente e resistente.
Questão: 04 (110658)
Conforme aprendemos, a gestão por competências é um modelo que apoia a estratégia de uma organização, pois reflete os valores, propósitos e direcionamento da empresa, ajudando a estruturar e alinhar as ações corporativas a serem desenvolvidas. Esse modelo refletirá, diretamente, nas ações de recrutamento e seleção a serem adotadas na identificação de potenciais talentos. Obviamente, a área de Recursos Humanos, como outros setores da empresa, apresenta papel relevante para ajudar a organização a atingir seus resultados. E, para que isso aconteça, o que deve ocorrer?
 
Definir quais as ações que precisam ser feitas e, estabelecer aquelas que dependem ¿ exclusivamente ¿ do RH
Primeiramente compreender quais os objetivos estipulados no curto, médio e longo prazo para poder estruturar as ações que refletirão a estratégia definida
Compreender os objetivos estipulados em longo prazo para estabelecer o plano de ação.
Identificar o que a Empresa pretende, de fato, alcançar em relação às metas organizacionais.
Questão: 05 (110662)
Ainda dentro das ações de planejamento de RH, devemos especificar outros 2 aspectos importantes: o orçamento de pessoal e o headcount. A que estamos nos referindo quando usamos a expressão “Orçamento de Pessoal”?
 
O headcount refere-se as despesas incorridas em determinado exercício (geralmente anual) que contempla: salário, benefícios, férias, 13º salário, dissídio da categoria, projeção de aumentos, entre outros.
O headcount engloba o número de pessoas necessárias a execução das atividades correlacionadas a uma determinada área.
O Orçamento de Pessoal engloba o número de pessoas necessárias a execução das atividades correlacionadas a uma determinada área.
O orçamento de pessoal são as despesas incorridas em determinado exercício (geralmente anual) que contempla: salário, benefícios, férias, 13º salário, dissídio da categoria, projeção de aumentos, entre outros.
Questão: 06 (111536)
Porém, como a organização pode garantir a identificação dos melhores talentos que se ajustam às suas necessidades? Com garantir que as ações desenvolvidas por seus funcionários estejam realmente alinhadas ao seu objetivo estratégico e que seus funcionários estejam desempenhando suas funções de forma plena, entendendo o propósito e os valores da empresa? 
Realizar um treinamento em nível internacional de toda a equipe superior, buscando as técnicas mais modernas de liderança, tendo como palestrantes os mais conceituados dirigentes de instituições globais.
Reunindo uma equipe de profissionais de primeira linha em todos os setores da organização capazes de canalizar todos os recursos técnicos e competências pessoais e organizacionais, vencendo todos os obstáculos.
Contratar uma excelente equipe de seleção que utilize os métodos mais sofisticados e atualizados, capazes de realizar verdadeiros milagres na solução de encontrar os melhores profissionais.
Estabelecendo parâmetros de alinhamento corporativo, garantindo que seus valores, propósitos e conceitos sejam traduzidos claramente para todos os níveis hierárquicos de seu corpo funcional.
Questão: 07 (110631)
A necessidade das organizações manterem-se competitivas, ágeis e preparadas para reagirem ao novo e ao inesperado, está relacionada diretamente ao conceito de perenidade. Assinale nas alternativas a seguir, aquela que indica a melhor definição para esse conceito.
O Mercado sustenta a Empresa por um tempo determinado, por causa dos produtos que ela entrega.
Por um curto prazo, a Empresa empenha-se para permanecer no Mercado.
A Empresa desenvolve esforços para ficar um tempo médio no mercado Permanência de uma empresa no mercado, por longo prazo, como estratégia de sobrevivência.
Questão: 08 (111523)
As organizações desenvolvem estratégias que, embora revistas periodicamente direcionam seu funcionamento e, consequentemente, seu posicionamento no mercado. Essas ações estão diretamente relacionadas a:
A Visão e Missão.
Marketing e RH.
Direção e Produção.
Administração e Finanças.
Questão: 09 (111557)
Quando buscamos identificar potenciais candidatos dentro da própria empresa, através da abertura e divulgação da vaga internamente. Nesse caso, a empresa deverá estabelecer políticas e processos adequados para o recrutamento interno, de forma a não gerar: 
Problemas com seu chefe.
Incompatibilidade com seus colegas.
Conflitos ou desmotivação de pessoas.
Dúvidas e constrangimento de alguns.
Questão: 10 (110680)
Temos de um lado o mercado de recursos humanos composto de talentos que buscam oportunidades de carreira e de outro, o mercado de trabalho, composto por empregadores em potencial ávidos para encontrar os profissionais mais preparados em responder às suas necessidades. Diante deste cenário, qual é o Objetivo do processo de Recrutamento?
Definir de forma objetiva as características da vaga para facilitar o entendimento dos candidatos.
Ajudar o Requisitante a escolher o melhor candidato de acordo com o perfil da vaga.
O objetivo do recrutamento é atrair o maior número possível de candidatos, que serão avaliados na etapa posterior de seleção.
Selecionar o melhor candidato que a Organização precisa.
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�

Outros materiais