A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
142 pág.
DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II -DUPLICATA

Pré-visualização | Página 11 de 11

para transcrição do instrumento de protesto, qualquer documento que comprove a efetiva prestação dos serviços e o vínculo contratual que a autorizou.
* Mesmo quem não exerce atividade empresarial, como uma fundação ou associação, pode emitir. A emissão da fatura é sempre facultativa. É título típico, se sujeitando ao mesmo regime jurídico da duplicata mercantil. Para o protesto, exige-se a comprovação da efetiva prestação dos serviços e o vínculo contratual que a autorizou.
Aceite obrigatório.
Art. 21. O sacado poderá deixar de aceitar a duplicata de prestação de serviços por motivo de:
I - não correspondência com os serviços efetivamente contratados;
II - vícios ou defeitos na qualidade dos serviços prestados, devidamente comprovados;
III - divergência nos prazos ou nos preços ajustados.
* Assim como a duplicata mercantil, a duplicata de serviços também tem aceite obrigatório, de modo que a ausência de aceite ordinário pode ser suprida pelo aceite presumido (comprovante da prestação de serviços + protesto), o que assegura a configuração do título e sua obrigatoriedade/executividade. Também é possível que essa duplicata seja “virtual”.
Conta de serviços.
Art. 22. Equiparam-se às entidades constantes do art. 20, para os efeitos da presente Lei, ressalvado o disposto no Capítulo VI, os profissionais liberais e os que prestam serviço de natureza eventual desde que o valor do serviço ultrapasse a NCr$100,00 (cem cruzeiros novos).
§ 1º Nos casos deste artigo, o credor enviará ao devedor fatura ou conta que mencione a natureza e valor dos serviços prestados, data e local do pagamento e o vínculo contratual que deu origem aos serviços executados.
§ 2º Registrada a fatura ou conta no Cartório de Títulos e Documentos, será ela remetida ao devedor, com as cautelas constantes do artigo 6º.
§ 3º O não pagamento da fatura ou conta no prazo nela fixado autorizará o credor a levá-la a protesto, valendo, na ausência do original, certidão do cartório competente.
§ 4º O instrumento do protesto, elaborado com as cautelas do art. 14, discriminando a fatura ou conta original ou a certidão do Cartório de Títulos e Documentos, autorizará o ajuizamento do competente processo de execução na forma prescrita nesta Lei.
* Como a emissão de duplicatas exige escrituração especial, não se admite a emissão de duplicata de serviços por profissionais liberais e prestadores de serviços eventuais, mas eles podem emitir uma conta de serviços e registrá-la em cartório. Essa conta/fatura devidamente registrada (ou a certidão respectiva), caso a obrigação não seja paga, poderá ser executada, desde que seja feito o respectivo protesto (o qual exige, conforme visto, a comprovação da prestação dos serviços e do vínculo contratual). Marlon Tomazette entende que entende que esse título não pode ser avalizado/endossado, mas entendo que isso é possível, com aplicação dos regras do Código Civil.
TRIPLICATA – A perda ou extravio da duplicata obrigará o vendedor a extrair triplicata, que terá os mesmos efeitos e requisitos e obedecerá às mesmas formalidades daquela. É muito comum a sua emissão também nas hipóteses de retenção do título pelo devedor, mas, de qualquer modo, você tem que se lembrar que se ela for emitida, nós teremos que fazer o cancelamento do registro da Duplicata no Livro de Registro de Duplicatas, bem como realizar a devida anotação da emissão da triplicata.
141
141
TRIPLICATA – É lícito ao sacador da duplicata sacar triplicata em caso de retenção das duplicatas pelo sacado? Justifique. 
STJ. RESP Nº 64227/RS. 4ª TURMA. REL. MIN. RUY ROSADO DE AGUIAR. J. 05/09/1995. Triplicata. Duplicatas não devolvidas. A jurisprudência admite a extração de triplicata quando o devedor retém as duplicatas que lhe foram enviadas para aceite. Interpretação extensiva ao art. 23, da Lei nº5.478/68. Recurso conhecido, pela divergência, mas improvido. STJ. Resp nº 64227/RS. 4ª Turma. Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar. J. 05/09/1995.
142
142

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.