Prova Online
26 pág.

Prova Online


DisciplinaTreinamento e Desenvolvimento1.827 materiais38.571 seguidores
Pré-visualização8 páginas
autodesenvolvimento e ocorreu a mudança da formação profissional do trabalhador para a educação profissional das empresas.
A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas que:
a) objetiva desenvolver as competências, o aprendizado organizacional e atingir o público interno e externo, com aumento de competitividade;
b) vai além do treinamento, proporciona o desenvolvimento e a constante qualificação dos profissionais;
c) visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos colaboradores da organização e não apenas conhecimento técnico e instrumental;
d) desenvolve competências e forma cidadãos para gerar o sucesso da empresa e dos clientes;
e) proporciona aprendizagem baseada na prática dos negócios
f) difunde crenças e valores da empresa, do ambiente de negócios e a cultura empresarial;
g) deve possibilitar parceria com universidades e instituições de educação geral e profissional e desta forma agregar valor a seus programas;
h) deve proporcionar aos seus colaboradores uma visão global de negócio, com um enfoque no capital intelectual;
i) promover a gestão de conhecimento da organização.
A Educação corporativas e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do seculo XXI
A Educação Corporativa deve estar ligada a um plano de ascensão e ou de carreira 
o profissional envolvido em processo educativo almejará melhores colocações e ou desafios que lhe possibilitem a utilização do conhecimento construído. Ela deve desenvolver as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do século XXI, segundo a UNESCO:
a) Aprender a Conhecer - conciliar uma cultura geral, ampla o suficiente, com a necessidade de aprofundamento em uma área específica de atuação, construindo as bases para se aprender ao longo de toda a vida;
b) Aprender a Fazer - desenvolver a capacidade de enfrentar situações inusitadas que requerem, na maioria das vezes, o trabalho coletivo em pequenas equipes ou em unidades organizacionais maiores; assumir iniciativa e responsabilidade em face das situações profissionais;
c) Aprender a Conviver - perceber a crescente interdependência dos seres humanos, buscando conhecer o outro, sua história, tradição e cultura e aceitando a diversidade humana. A realização de projetos comuns, a gestão inteligente e pacífica dos conflitos envolvem a análise compartilhada de riscos e a ação conjunta em face dos desafios do futuro;
d) Aprender a Ser - desenvolver a autonomia e a capacidade de julgar, bem como fortalecer a responsabilidade pelo auto-desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Os líderes e gestores devem assumir papel de educadores adotando com postura responsável pela educação e aprendizagem de suas equipes.De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que objetivos dos profissionais, serão frustrados, desperdiçando a contribuição da Educação Corporativa, catalizadora da formação profissional e pessoal dos indivíduo.
Profissional e empresa devem falar a mesma linguagem, onde os cenários reais das organizações são discutidos em sala de aula podendo ate corrigir deficiências em seu grupo de colaboradores, utilizando assim a Educação Corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competências na implantação das estratégias.
http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=6gu8xln6g
Aula 06 \u2013 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Introdução 
O processo educacional se verifica ao longo de toda a vida de uma pessoa.
Entretanto, cabe às organizações um papel fundamental no que se refere à capacitação e ao desenvolvimento dos seus colaboradores, visando o alcance dos objetivos e metas organizacionais.
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Compreender o conceito e tipos de educação;
2- Entender o conceito de treinamento;
3- Compreender o papel do treinador;
4- Entender o ciclo do treinamento.
Será que quando falamos de Educação, sabemos a que estamos nos referindo?
Olhem só: segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira \u2013 Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa \u2013 1ª edição \u2013 4ª Reimpressão, Editora Nova Fronteira, 1988:
Educação.
1. Ato ou efeito de educar(-se).
2. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.
3. Os conhecimentos ou as aptidões resultantes de tal processo; preparo.
4. O cabedal científico e os métodos empregados na obtenção de tais resultados; instrução, ensino.
5. Nível ou tipo de ensino.
6. Aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas.
7. Conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia.
8. Arte de ensinar e adestrar animais; adestramento.
9. Arte de cultivar as plantas e de as fazer reproduzir nas melhores condições possíveis para se auferirem bons resultados.  
Vamos perceber, então, que o processo de educação de cada um de nós, seres humanos, colaborador, capital humano, capital intelectual, se inicia com o nosso nascimento e se realiza de maneira contínua, durante todos os instantes de nossa vida, através do conjunto de experiências que vivemos e trocamos em todos os ambientes dos quais participamos: família, escola, igreja, clube, empresas etc.
Podemos relacionar alguns tipos de educação: religiosa, moral, física, cultural, etc.
Entretanto, vamos focar a educação profissional que ocorre ao longo de nossa trajetória profissional e que se constrói de:
Formação profissional \u2013 compreende a educação oferecida pelas escolas e pelas próprias empresas, visando à formação do ser humano para uma determinada profissão.
Treinamento \u2013 É um instrumento de capacitação, um processo educacional, que visa suprir as carências de desempenho de um determinado colaborador na execução de atribuições de um determinado cargo. Pode ser oferecido internamente através de colaboradores capazes e preparados, de qualquer nível dentro da organização ou através de instrutores autônomos ou vinculados a uma determinada empresa de Consultoria, externamente.
Desenvolvimento profissional \u2013 Trata-se de um processo educacional que tem por objetivo o crescimento e o desenvolvimento profissional de um colaborador, visando a sua capacitação ao longo de sua carreira na organização.
Agora vamos falar de: TREINAMENTO
As ações de treinamento são demandadas quando se constatam lacunas entre o desempenho esperado e o desempenho verificado do colaborador no que se refere a: conhecimentos, habilidades e atitudes. 
Ou seja, deseja-se como resultado das ações de treinamento:
\u2219 a capacitação inicial para o exercício de uma função para a qual alguém foi admitido e não conhece;
\u2219 o acréscimo de aprendizagem, a mudança do colaborador, seu aperfeiçoamento ou atualização na própria função que já exerce; ou
\u2219 a sua capacitação para funções mais complexas, incluindo-se a sua atualização diante da inserção de novos produtos, novas tecnologias, ou novas estratégias organizacionais ou, simplesmente, novos desafios e experiências.
Segundo Idalberto Chiavenato (2010, p. 41), 
Treinamento consiste em um processo educacional que é aplicado de maneira sistemática e organizada e pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.  No sentido usado em administração, treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. Qualquer tarefa quer seja complexa ou simples, envolve necessariamente esses três aspectos.
Ainda segundo Chiavenato (2010), \u201co conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento\u201d:
1)Transmissão de informações \u2013 quando o conteúdo do treinamento contempla informações sobre a empresa, suas práticas, suas políticas, seus produtos e/ou seus serviços etc.;
2)Desenvolvimento de habilidades \u2013 quando visa suprir carências em habilidades e conhecimentos essenciais