Buscar

Questionário economia regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário: 
 
1) Estabeleça as noções de espaço e região e sua diferença básica. Quais são os três espaços econômicos (Perroux)? Explique cada um.
O espaço possui conceitos diferentes para cada área de atuação como por exemplo o espaço geográfico que está relacionado ao solo, vegetação etc., espaço matemático é abstrato e trata das relações entre as variáveis independentes, e o espaço econômico que também possui como característica a abstração, é formado pelo conjunto de relações referentes aos fenômenos econômicos, o mesmo é uma das dimensões da realidade ao lado do tempo. Por outro lado, o conceito de região não é homogêneo, entretanto pode ser um conceito tanto abstrato quanto concreto, do ponto de vista econômico a divisão mais conhecida dos vários conceitos de região são: Região Homogênea (agrícola), região polarizada (indústria) e a região plano ou planejamento. A diferença básica entre espaço e região está no fato de que a Região é composta por espaços contínuos e contíguos, já o espaço é constituído por um conjunto de regiões.
Espaço econômico definido por um plano ou programa de ação; Espaço econômico polarizado; e Espaço econômico como um agregado homogêneo. Este último se refere a espaços constituídos por características parecidas, por isso o termo “homogêneo”. Já o espaço econômico polarizado trata-se de forças atrativas ou repulsivas que acontecem devido à concentração de população e de indústria que estimulam a produção. Por fim, o Espaço econômico definido por um plano ou programa de ação segundo Perroux diz respeito às áreas onde todas as partes que a compõem necessitam de uma decisão central, tais áreas visam o mesmo objetivo, possuem o mesmo planejamento e consequentemente terão a mesma coordenação 
2) De que forma os critérios de homogeneidade e polarização devem ser levados em conta na delimitação de regiões de planejamento?
Em relação à homogeneidade os critérios que podem ser levados em conta são a regularidade dos recursos naturais existentes no local e clima e traços culturais semelhantes, o que facilitaria nas decisões. Quanto a polarização, a sua intensificação interna ajuda na criação dos polos e assim aumenta a aglomeração que em consequência auxilia no desenvolvimento do local.
3) Defina o que é a Economia Regional.
Segundo o ponto de vista da economia e de Dubey, a economia regional é o estudo das diferenças entre as áreas e a interdependência entre estas em um universo, onde tem-se uma distribuição desigual de recursos e busca um planejamento para a utilização do capital social básico onde os recursos serão utilizados de forma mais eficiente, visando suavizar os problemas causados por essa desigualdade.
4) Diferencie a análise locacional e a análise regional.
 A análise regional e locacional estão dentro da análise espacial, a primeira diz respeito às regiões econômicas e suas relações estruturais complexas dentro dessas regiões e entre elas, como se trata de aglomerações das atividades econômicas está diretamente relacionada à macroeconomia, enquanto que na análise locacional a questão que esta busca resolver é a de onde os agentes econômicos devem localizar-se tendo em vista a eficiência máxima, ao contrário da análise regional a locacional está relacionada a microeconomia já que não estuda o conjunto e sim o individual como no estudo de Weber chamado triângulo locacional.
 
5) Quais são os fatores aglomerativos e desaglomerativos na teoria clássica Weber, da localização industrial?
Custo de transporte de matéria-prima e do transporte do produto até o consumidor; custo de mão de obra ( o que vai interferir diretamente no lucro do produtor dependendo do grau de especialização) e o fator locacional ou de aglomeração.
6) Explique cada uma das contribuições dos autores abaixo:
a) A Teoria da Localização Agrícola de VON THÜNEN.
A teoria da localização agrícola de Von Thunen vai servir para ajudar o produtor na decisão do que produzir levando em consideração a distância que dependendo do produto a produto poderá realizar produção em escala como podemos ver nos famosos anéis de Von Thunen, esses foram desenvolvidos na busca para verificar qual seria o padrão de ocupação de um espaço agrícola, esse sem ter qualquer relação com outras áreas urbanas, no modelo ninguém tem poder de monopólio, há livre entrada nas atividades agrícolas ( o que acarreta em uma disputa entre novos produtores agrícolas), o terreno é homogêneo, o preço de cada produto é definido na cidade e seu ponto de partida é a existência de um produto agrícola homogêneo. Ademais, essa teoria gira em torno da procura por uma localização ótima, ou seja, os produtores que estiverem mais perto do consumidor irão obter lucros maiores dado que não irão ter custos altos com transporte. Logo, os anéis são discos que possuem o mesmo centro e representam a ocupação do espaço, o que significa que quanto mais longe do centro maior a distância e em consequência menor o lucro.
b) A teoria da localização de ALFRED WEBER:
A análise de Weber é voltada para as indústrias e na sua teoria vão existir dois tipos de custo de transporte para o produtor, o primeiro é o custo com o transporte de matérias-primas e com a entrega do bem até ao consumidor diante disto para Weber o ideal dependendo do tipo de produção o ideal é que o produtor esteja próximo a sua matéria-prima, podemos observar isso nos triângulos de Weber que diz que se existem dois tipos de insumos, um mercado pontual (consumidor), três distâncias referentes aos custos de transporte, o objetivo da firma é encontrar uma localização entre o mercado pontual e os insumos que resultará em uma minimização dos custos de transporte (encontrar o ponto ótimo). O triângulo criado por M1 (matéria-prima), M2 (segundo local de fornecimento de matéria-prima) e C (mercado pontual) cria uma força de atração proporcional ao peso por unidade de produto final a ser transportado para o local de produção e deste para o mercado.
c) d) A teoria do lugar central de WALTER CHRISTALLER:
Christaller buscou através da sua teoria determinar o formato das áreas de mercado em que fosse possível atender a todos, o que não acontecia na área de influência das cidades com formato circular, ou ela deixava espaços vazios onde o atendimento não chegava, ou acontecia uma sobreposição dessas áreas o que levava a conflitos dado que assim um mesmo local era servido por mais de um centro. Por esse motivo, Christaller determinou que o hexágono seria a forma perfeita para área de influência, já que os hexágonos tem a propriedade de minimizar o número de ofertantes necessários e não deixam espaços vazios entre um e outro. Além disso, na teoria do lugar central do mesmo são necessários três princípios para a distribuição espacial dos lugares de primeira ordem: Princípio do mercado onde a área da cidade central será a dela e mais ⅓ de cada uma das cidades vizinhas, ou seja, três centros de ordem inferior; Princípio de transporte: nesse o centro de ordem superior terá quatro centros mais baixos; e o Princípio administrativo que diz que toda a área está na abrangência do central, no caso exemplificado no material serão sete centros de ordem inferior que serão administrados pelo de ordem superior. Logo, tem-se uma relação de hierarquia nos centros de ordem superior onde vai haver aglomeração e os preços serão menores devido a diversificação dos produtos. Além disso, nesses centros a agricultura é quase inexistente, possui a característica de vender o produto final, os demais centros inferiores são dependentes dos superiores.
e) A teoria da rede de mercados de AUGUST LÖSCH:
Segundo Benko Losch foi o primeiro a conseguir ligar na mesma análise a teoria da localização e a teoria do equilíbrio espacial, sendo que através desta última criou a rede de áreas de mercados onde os centros de produção são numerosos e existe uma relação de conexão entre eles através da rede de transportes. Além disso, tal teoria de Losch se assemelha com os hexágonos de Christaller, tanto que o fator aglomeração se faz presente dado que asuperposição de várias redes de mercado resulta em núcleos de oferta com uma demanda elevada devido a ocupação desses no mesmo local, a consequência dessa superposição será uma espécie de hierarquia entre as áreas de mercado. também, se assemelha com os hexágonos de Christaller tendo os centros metropolitanos e centros de tamanho decrescente em torno deste, a demanda será maior nesse centro metropolitano.
f) A teoria da localização de WALTER ISARD:
Através da sintetização de Walter Isard dos trabalhos dos teóricos locacionais Von Thunen, Alfred Weber e Losch, conseguiu executar seu modelo geral de minimização de custos, e posteriormente se voltou para a análise das áreas de mercado em busca da localização ótima que será alcançada quando este compatibilizar com o ponto de minimização dos custos de transporte. No referido modelo o ponto principal para encontrar a localização ótima é explicar como se dá o padrão/critério na hora de distribuir as atividades econômicas, que são os custos de transporte, esses advindo da distância entre as áreas de mercado até o consumidor, e como são espaços diferentes os custos e os preços variam. Ademais, Isard levanta a questão ambiental e cultural como um dos fatores que levam à aglomeração ou desaglomeração dos lugares, sendo assim um lugar que possui maior abundância de recursos naturais, terreno regular dentre outros fatores, será mais aglomerada.

Outros materiais