Buscar

Perguntas e respostas PSICOLOGIA GERAL DO DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTAS E RESPOSTAS PSICOLOGIA GERAL DO DESENVOLVIMENTO
1 - Leia a sentença a seguir e, na sequência, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. A ideia principal da teoria psicogenética de Wallon é a dimensão ________________ tanto na construção da pessoa quanto do conhecimento. As primeiras manifestações afetivas são consideradas por essa teoria como sendo primariamente ____________________, mas é com base nelas que se desenvolve o psiquismo.
R: afetiva; fisiológica.
2 - Leia a sentença a seguir e, na sequência, assinale a alternativa que a completa corretamente. A ___________________ tem especial importância em todos os sentidos do desenvolvimento. A capacidade de se apegar e se vincular ao outro é determinante na construção de sentimento de _________________, segurança e demais pilares subjetivos ao desenvolvimento. Sabe-se que a falta de _______________ é capaz de ocasionar danos em todas as instâncias do desenvolvimento.
R: afetividade; pertença; afetividade
3 - Sobre o processo de constituição do sujeito, é correto afirmar que:
R: a constituição do sujeito ocorre em etapas. As construções da afetividade, da subjetividade e da capacidade interpessoal ocorrem cada uma a seu tempo.
4 - Sobre o desenvolvimento subjetivo na primeira infância, é correto afirmar que:
R: a educação ideal é a que investe em conversar desde muito cedo com a criança sobre o que se sente, de modo a nomear as emoções.
5 - No estudo do desenvolvimento humano é importante considerar as características físicas, psíquicas e sociais. A socialização evidencia aspectos importantes em cada fase. Leia as afirmações relacionadas à adultez jovem e identifique qual é correta.
R: Os grupos de amigos, assim como os encontros socializadores, em geral diminuem em frequência e em importância.
6 - A psicanálise teve, desde seu início até hoje, grande impacto na psicologia moderna, bem como na história e em muitos aspectos da cultura ocidental. Em termos cronológicos, foi contemporânea das outras principais escolas da psicologia. Sigmund Freud (1856-1939), pai da psicanálise, publicou seu primeiro livro em 1895, sendo considerado uma das pessoas que mais alcançou destaque na humanidade. Sobre os conceitos que sustentam a psicanálise, é correto afirmar que:
R: Freud desafiou as noções predominantes ao propor que o ser humano é movido por conflitos e motivos inconscientes.
7 - Leia o trecho a seguir. As principais abordagens da psicologia podem ser identificadas como sendo: o behaviorismo, _________________ e a gestalt. Para Bock (1999), todas têm em comum a consideração à subjetividade própria da psicologia. Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
R: a psicanálise
8 - Complete a sentença a seguir com os conceitos correspondentes. O esquema é um padrão organizado de pensamentos ou ações usado para lidar com ou explicar algum aspecto da experiência. Para a teoria piagetiana, existem três processos que participam do esquema cognitivo: a _________________, que é a interpretação de novas experiências pela incorporação delas a esquemas já existentes; o ________________, que consiste em contradições entre os processos do pensamento e eventos ambientais; e a __________________, que é a alteração do esquema existente para incorporar ou adaptar novas experiências.
R: assimilação; desiquilíbrio; acomodação
9 - Sobre a psicologia do desenvolvimento na fase da velhice, leia a afirmação e a complete corretamente. O bem-estar do sujeito humano está condicionado à preservação de sua ____________________, seu percurso de vida e as conquistas alcançadas em seu desenvolvimento até então. Muitas vezes o envelhecimento pode ser acolhido como algo muito _________________, e isso pode ser muito prejudicial psicologicamente.
R: identidade; negativo
10 - Sobre as características da adultez madura, é correto afirmar que:
R: o adulto maduro já adquiriu experiência de vida, e isso traz maior repertório e recursos para lidar com as situações.

Outros materiais